Debate: O Futuro do Delphi

Veja nesse artigo a opinião dos maiores nomes do cenário de Delphi brasileiro sobre o futuro dessa poderosa linguagem de programação e que continua crescendo cada vez mais.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 55. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição.


Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Confuso com relação ao Delphi 8? Adotar ou não o .NET? Qual o futuro do Delphi? Após o lançamento do Delphi 8, questionamentos como esses se tornaram comuns nos fóruns de discussão, eventos e também foi motivo de vários e-mails enviados por leitores à nossa redação. Sabendo disso, a ClubeDelphi reuniu alguns dos principais nomes do cenário Delphi do Brasil para discutir sobre o assunto, trocar idéias e compartilhar com você, leitor e desenvolvedor.

Chamamos o evento de “1ª mesa redonda virtual”. O objetivo: discutir e trocar idéias sobre a mais nova versão da ferramenta, o Delphi 8, que suporta o desenvolvimento para o .NET Framework, e também o que cada um espera das novas versões da ferramenta de maior sucesso no desenvolvimento de aplicações. Dê também sua opinião, acessando nosso fórum no endereço https://www.devmedia.com.br/forum, no canal “.NET”. Participe!

Nota: as colocações dadas pelos autores neste debate não refletem necessariamente a opinião das empresas onde trabalham (Borland, parceiras Borland, Microsoft etc.). Procuramos manter as declarações na íntegra como foram expostas pelos autores.

Guinther Pauli (moderador) - Estamos dando início a nossa primeira mesa redonda virtual. Gostaria de agradecer desde já a colaboração de todos. Nossa discussão será sobre o “Futuro do Delphi”. Gostaria de saber a opinião de cada um sobre o assunto: como vocês estão vendo as mudanças que aconteceram, com o lançamento do Delphi 8? Para vocês, o que .NET muda na vida do desenvolvedor Delphi, tanto para o profissional experiente como para aquele que está começando? Como as empresas estão enxergando a mudança? Como ficam empresas que possuem softwares construídos com "Delphi Win32"? É viável uma migração? Já está utilizando o Delphi 8, em produção? Quais os resultados obtidos? O que esperar das futuras versões do Delphi? .NET é o caminho? Cada um pode se sentir a vontade para dar a opinião sobre o assunto, além criticar / comentar a opinião dos demais. Bom debate!

 

 

Daniel Wildt  (dwildt@via-rs.net)

Borland Delphi 8 Certified Instructor e Borland Delphi 7 Certified Developer / Instructor (BlueStar – parceira Borland)

Vou colocar algumas impressões do que tenho visto em clientes. Nota-se no mercado que há uma certa resistência em usar .NET. Usar o Delphi em si não é o problema (está quase tudo por lá nas aplicações VCL.NET), mas os clientes ainda estão um pouco inseguros, por que não estão 100% cientes da tecnologia que está rodando por “baixo”, o .NET Framework.

Algo que fará a busca pelo Delphi for .NET aumentar é quando for incluído o suporte ao Compact Framework. O desenvolvimento para PDAs é um nicho de mercado que vem crescendo e vai se expandir muito com as novas gerações de equipamentos e tecnologias de mobilidade.

Sabemos que futuras versões do Delphi trarão o suporte ao desenvolvimento Win32 e .NET na mesma IDE. Isso também poderá fazer os desenvolvedores buscarem mais o .NET (e isso vai até de encontro à maturação do produto no mercado).

Muitas empresas contam com profissionais experientes em .NET, de forma que podem avaliar com facilidade o Delphi for .NET. Dessa forma, acredito que o Delphi 8 com certeza é um foco para novos projetos nas empresas.

Alguns “contras”: quem usa o Delphi 7 e possui sistemas muito grandes, não pensa em passar para Delphi 8 tão cedo. Um outro problema na migração, que deve ser levado em conta, são os componentes de terceiros.

Tenho caso de clientes que utilizam WebBroker para desenvolvimento Web, e não temos essa tecnologia para Delphi 8. Isso complica um pouco a migração. Seria ideal se tivéssemos algum “wrapper” para se utilizar o WebBroker (conceito de Actions) no .NET.

Tenho ainda o caso de um cliente que estuda a possibilidade de uma migração para ASP.NET em breve, em virtude de termos criado uma hierarquia OO para tratar Actions usando uma estrutura de Adapters/Facades/Proxy (GoF). Nesse tipo de arquitetura fica fácil a migração de um framework para outro. É claro, o custo de um upgrade de licença para o Delphi 8 é outro ponto que deve ser considerado durante a migração.

Tenho clientes que utilizam CLX, e nesse caso eles não têm perspectiva de usar o Delphi 8. Mesmo que o Mono seja “feliz” e rode assemblies gerados pelo Delphi 8, as empresas que trabalham com Linux ainda esperam uma nova versão do Kylix. E eu não sei, nesse caso, o que é mais fácil: fazer o Delphi 8 gerar assemblies para o Mono ou colocar uma nova versão do Kylix no mercado. O mais interessante seria que as duas andassem juntas, mantendo compatibilidade e criando novas oportunidades para desenvolvimento com os produtos Borland para outras plataformas."

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados