DevExpress - ParteII

Veja neste artigo de Luciano Pimenta, a segunda parte do artigo sobre os componentes da DevExpress para Delphi 2005.

DevExpress

Parte II

 

No artigo anterior (clique aqui para visualizar) vimos como instalar os componentes .NET da DevExpress. Criamos um exemplo de um menu com várias opções e formatações. Neste artigo vamos continuar os exemplos criando uma barra de ferramentas e status.

Barra de ferramentas e Status

Para criar uma barra de ferramentas ou de status, a técnica é praticamente a mesma dos menus, basta inserir os itens, indicar a imagem, adicionar texto (se desejar). Você pode adicionar um botão da barra, como se fosse um menu (Figura 1).

 

Figura 1. Configurando a Toolbar e a StatusBar

Na versão Win32 da suíte, você pode indicar uma ação (Action) para cada item do menu ou da barra de ferramentas. Podemos também usar o editor do BarManager para criar os itens dos menus e barras, além de indicar o estilo dos componentes (Figura 2).

 

Figura 2. Editor do BarManager para criar itens e definir o estilo

Para “dockar” a barra de ferramentas e menus em qualquer lado do formulário, altere para All a propriedade MainMenu|CanDockStyle do BarManager ou configure para qual lado deseja que o menu e barra possa ser colocá-la.

Configurações centralizadas

Através do BarAndDockingController podemos centralizar algumas configurações das barras. Basta adicionar o componente no formulário (ele fica vinculado a propriedade Controller do BarManager) e alterar propriedades como PaintStyleNames (estilo), PropertiesBar|LargeIcons, PropertiesBar|MenuAnimationType (modo de como os menus serão “abertos”) e a propriedade AppearancesDocking que possui várias configurações das barras.

Na versão para Delphi 7, temos um componente (cxLookAndFeelController), que centraliza apenas o estilo das barras. Veja na Figura 3 a configuração da propriedade PaintStyleNames para Skin.

 

Figura 3. Centralizando a configuração no BarAndDockingController

Customizando as barras

Podemos definir várias customizações para as barras, como: figuras em background, banner em menus, menus completos (técnica utilizado no Word, onde “esconde” os menus menos usados) etc. Para definir uma imagem de fundo, selecione o BarAndDockingController1 e utilize a propriedade AppearancesBar, que possui sub-propriedades, como: Bar, MainMenu, StatusBar e SubMenu.

Dentro de cada sub-propriedade existe uma propriedade chamada Image, basta selecionar a imagem para que a mesma fique em background nas barras.

A propriedade PaintStyleNames do BarAndDockingController1 deve estar configurada para Office2000 ou OfficeXP para que tenha o efeito desejado (Figura 4).

 

Figura 4. Adicionando uma figura de fundo nas barras e menus

Para adicionar um banner, primeiramente, altere a propriedade MenuBarWidth do menu, para um valor que se encaixe com o tamanho da figura, após adicione a figura na propriedade MenuAppearance|MenuBar|Image.

 

Figura5. Adicionando um banner no menu

Finalmente para mostrar os menus “escondidos” (que sejam menos usados), basta identificar a porcentagem de utilização do menu na propriedade PropertiesBar|MostRecentItemsPercent.

Conclusões

Vimos neste artigo como customizar a barra de ferramenta e status nos componentes da DevExpress. Adicionamos figuras e banner nos menus e barras. No próximo vamos conhecer mais alguns componentes da suíte .NET da DevExpress.

 

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados