DroiDraw: Criando interface gráfica para Android
Neste artigo demonstro como podemos criar interfaces gráficas para aplicativos móveis da plataforma Android, através da ferramenta DroidDraw.
Criando GUI para o Android
Do que se trata:
Criando interfaces gráficas para aplicações móveis para o S.O Android com a ferramenta DroidDraw. Para quem já domina a criação de UI (User Interface) e quer ganhar tempo no desenvolvimento de suas androidApp's, pode utilizar tranqüilamente essa ferramenta
Olá pessoal , estamos mais uma vez juntos nessa jornada e vamos falar hoje sobre a ferramenta DroidDraw. Essa ferramenta, nos permite criar interfaces gráficas bem interessantes para nossos sistemas que rodarão sob a plataforma do Android.
OBS: para quem não sabe ainda do que se trata o Android, bem como também, necessita de maiores informações sobre como instalar e configurar o mesmo em ambiente Java, acesse meu DevSpace (Carlos Mazzi) e outros vídeos, como o meu parceiro WESLEY, que com certeza você encontrará o que precisa.
Para baixar o sistema DroidDraw, acesse: http://www.droiddraw.org/
Após a instalação a qual é super tranqüila, sem mais delongas, é só descompactar em um local desejado no seu disco rígido e pronto, você poderá acessar o arquivo droidraw e vera e tela principal do mesmo.
Nesse painel o processo é todo visual, você pode selecionar os componentes a sua direita nas guais (WidGets, Layouts, Properties, Strings, Colors, Arrays e Support), onde:
-WidGets = são os componentes visuais propriamente dittos (como caixas de texto, imagens, etc..)
-Layouts = indica qual a maneira que você trabalhará no seu Layout, por linhas e coluna, frames absolutos, etc...
-Properties= indica quais os valores das propriedades assumidos do componente que estiver selecionado.
-Strings = onde você pode criar seus arquivos .xml próprios para configuração do mesmo.
-Colors = permite que você altere as cores de fundo, texto de alguns componentes.
-Arrays = idem Strings, porem você pode criar listas pré-definidas.
-Support =créditos do DroidDraw, donativos e contato.
Temos que notar que a classe que há de realizar o método Oncreate(para Activities), ‘e a classe que semanticamente, informa qual o método de desenho que iremos trabalhar, ou seja, se vamos trabalhar diretamente na classe, (parecido com J2ME) ou através de importações de arquivos .XML.
Ex: 1) Fazendo manualmente na classe:
@Override
public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
//setContentView(R.layout.main);
TextView tv = new TextView(this);
tv.setText("Digite seu Nome.:");
setContentView(tv);
Button b = new Button(this);
...continua a classe
Ex: 2) Fazendo com o DroidDraw
Clicando em Generate, ele gera o arquivo .xml pra você, inserir no seu projeto.
Eis ai o resultado final.
E repare que usando o .XML nossa classe somente aponta para a instancia da classe “R”, que contem o nosso método de layout. Fica bem mais limpo o código e fácil de dar manutenção.
public class MainActivity extends Activity {
/** Called when the activity is first created. */
@Override
public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.main);
// ToDo add your GUI initialization code here
}
}
Percebam que podemos ter várias interfaces gráficas em vários aqruivos de layouts, diferentes, um para cada ocasião e necessidade.
Quanto a necessidade de customizar qual arquivo você vai selecionar de cada classe, é só customizar no seu arquivo AndroidManifest.xml, como indica a figura abaixo:
Até a próxima pessoal
Carlos Mazzi
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Vídeo