EasyLookAndFeel - Mudando a cara da sua aplicação em poucos minutos

Este artigo mostra como fazer para que uma aplicação Swing utilize o look-and-feel padrão do sistema operacional e, além disso, disponibilize ao usuário a opção de alterar o look-and-feel utilizado, em tempo de execução.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 63. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

EasyLookAndFeel

Mudando a cara da sua aplicação em poucos minutos

Com uma única linha de código, deixe sua aplicação com a aparência padrão do SO e ainda dê ao usuário a opção de trocar de aparência em tempo de execução

De que se trata o artigo:

Este artigo mostra como fazer para que uma aplicação Swing utilize o look-and-feel padrão do sistema operacional e, além disso, disponibilize ao usuário a opção de alterar o look-and-feel utilizado, em tempo de execução. Tudo isto sendo feito com apenas uma linha de código, utilizando o componente EasyLookAndFeel.

 

Para que serve:

O componente EasyLookAndFeel livra o desenvolvedor de aplicações de toda a complexidade relativa ao gerenciamento do look-and-feel da aplicação. O componente também provê diversas formas comuns para a seleção do look-and-feel, além de oferecer suporte às formas customizadas.

 

Em que situação o tema é útil:

A aparência é sempre um requisito importante, mesmo quando não está explicito nos documentos. O EasyLookAndFeel é bastante útil no desenvolvimento de aplicações desktop em geral, e mais ainda quando é desejável que a aplicação possua uma aparência padronizada ou ofereça suporte à mudança de aparência, podendo ser integrado facilmente à aplicação, com o mínimo de esforço.

 

EasyLookAndFeel:

A aparência tem uma importância fundamental nas aplicações. O toolkit gráfico Swing nos fornece uma API para manipular o Look-and-Feel (aparência) da aplicação, que muitas vezes não é utilizada por exigir do desenvolvedor um esforço extra que nem sempre cabe nos prazos apertados da nossa realidade. O componente EasyLookAndFeel vem para eliminar esse esforço extra, tornando a tarefa de gerenciar o look-and-feel de uma aplicação extremamente simples. Para utilizá-lo, basta adicionar uma chamada ao método estático start(), da classe EasyLookAndFeel, informando o componente-raiz onde as alterações de aparência serão refletidas e um ou mais adaptadores que definem a forma de como a seleção da aparência será feita. Com isso conseguimos, com uma linha de código, fazer com que nossa aplicação use o look-and-feel padrão do SO e ainda forneça ao usuário a opção de selecionar um look-and-feel, dentre os disponíveis no sistema, em tempo de execução. O EasyLookAndFeel é open source e pode ser baixado do site do Google Code.

 

A aparência é, sem sombra de dúvidas, um ponto que deve ser levado em consideração na construção de uma aplicação de software. Ela tanto pode contribuir para o sucesso, como pode ser responsável pelo fracasso de um produto. O usuário, de modo geral, está acostumado a um padrão, geralmente definido pelo sistema operacional, de aparência e comportamento nas aplicações que utiliza no seu dia a dia. Desta forma, uma aparência diferente pode deixar a aplicação pouco intuitiva e, até mesmo, prejudicar sua usabilidade. Isso pode causar certo receio do usuário com relação a essas aplicações "diferentes". Porém, existem também aqueles que preferem as aplicações com aparência configurável, que pode ser selecionada ou personalizada. Então fica a pergunta: “Como construir uma aplicação que atenda às diferentes necessidades desses usuários, mas sem deixar que o esforço gasto na implementação desses "requisitos secundários" impactem os prazos das funcionalidades principais?”" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados