Eclipse Orion - Artigo Java Magazine 90

O artigo trata do Eclipse Orion, nova plataforma para o desenvolvimento de aplicações Web que tem como característica marcante ser ela própria construída sobre a plataforma Web. O Orion foi proposto recentemente pela Eclipse Foundation, dentro dos objetivos do projeto e4, que visa construir uma plataforma de próxima geração para integração de ferramentas e aplicativos baseados em componentes (plug-ins).

De que se trata o artigo:

O artigo trata do Eclipse Orion, nova plataforma para o desenvolvimento de aplicações Web que tem como característica marcante ser ela própria construída sobre a plataforma Web. O Orion foi proposto recentemente pela Eclipse Foundation, dentro dos objetivos do projeto e4, que visa construir uma plataforma de próxima geração para integração de ferramentas e aplicativos baseados em componentes (plug-ins).

Para que serve:

O Eclipse Orion é atualmente mais uma ideia do que um produto pronto para utilização por desenvolvedores. Em sua versão atual (ainda em fase de pré-proposta), serve para experimentar o que seria desenvolver aplicações Web na própria plataforma Web, mostrando ainda como ferramentas existentes poderiam ser integradas para aumentar as funcionalidades existentes. No futuro, caso a ideia ganhe força, a ferramenta poderá integrar diversos aplicativos existentes para o desenvolvimento Web, servindo como uma IDE completa para o desenvolvimento de WebApps.

Em que situação o tema é útil:

O tema é útil para desenvolvedores de aplicativos Web que estejam interessados em experimentar uma nova plataforma de desenvolvimento, mesmo que ainda em estágio embrionário, com o objetivo de contribuir para o seu desenvolvimento ou simplesmente de conhecer algo que no futuro poderá se tornar uma opção viável para desenvolver WebApps.

Resumo DevMan:

Nos últimos anos, a ideia da computação em nuvem (cloud computing) tem ganhado força e diversos aplicativos, de editores de texto a sistemas operacionais inteiros, já são oferecidos hoje por provedores de serviço (application service provider) na Internet. Com base nesta ideia, a Eclipse Foundation criou um projeto de uma plataforma para o desenvolvimento de aplicações Web, sendo ela própria baseada nesta plataforma (em termos simples, uma IDE que executa na Web). Neste artigo, apresentamos a motivação e os fundamentos por trás desta plataforma (Figura 1), explicamos como obter, instalar e configurar a versão mais recente do Eclipse Orion (Figuras 2 e 3, Listagem 1). Em seguida, demonstramos algumas das funcionalidades já existentes, que já nos permitem experimentar o que seria desenvolver aplicações em uma plataforma Web: criação e gerenciamento de projetos (Figuras 4 a 10), edição e visualização de arquivos (Figuras 11 a 14) e extensão das funcionalidades do Orion com instalação de plug-ins (Listagens 2 e 3, Figura 15).

Em 1961, o cientista da computação John McCarthy, criador da linguagem Lisp e do termo “Inteligência Artificial”, disse em um discurso no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que a tecnologia de tempo compartilhado (time-sharing) na computação poderia levar a um futuro em que o poder de computação e até mesmo aplicativos específicos poderiam ser vendidos da mesma forma que água, eletricidade e outros serviços de utilidade pública. Na época a ideia não vingou, mas posteriormente na década de 2000 ela ressurgiu nos conceitos de Provedores de Serviço (Application Service Provider, ou ASP) e Computação em Nuvem (Cloud Computing).

Hoje em dia, é possível utilizar diversos serviços na “nuvem”, ou seja, hospedados na Internet. Soluções de backup (ex.: DropBox, Ubuntu One) armazenam seus arquivos e permitem o acesso de qualquer computador conectado à Internet. Documentos de texto, planilhas ou apresentações de slide podem ser criadas e mantidas na “nuvem” utilizando serviços como Google Docs. Sistemas operacionais inteiros são oferecidos via Cloud Computing, como por exemplo, o Ghost.cc e o Eye OS.

A própria Sun Microsystems, criadora da plataforma Java, dizia “the network is the computer” ou “a rede é o computador”. A frase é atribuída originalmente a John Gage, que foi chefe da área de pesquisa e desenvolvimento da empresa.

Para um desenvolvedor de software, utilizar ferramentas via Web (seja na Internet ou em uma Intranet corporativa) não é novidade. Segundo Boris Bokowski (veja Links), líder de desenvolvimento gráfico da plataforma Eclipse, se você é um programador, é bastante provável que já utilize seu navegador Web para diversas atividades profissionais, como:

• Acompanhar os bugs do projeto com ferramentas como o Bugzilla;

• Monitorar a compilação e montagem (build) do projeto com um aplicativo tipo o Hudson;

• Revisar mudanças no código-fonte com um software similar ao Gerrit;

• Navegar pelo repositório de outros desenvolvedores em sites como o Github;

• Ler documentação, procurar exemplos de código, etc.

É possível, portanto, que no longo prazo outras atividades do desenvolvimento de software – por exemplo, a mais fundamental delas, que é escrever o código – sejam também possíveis pela intra/Internet, tendo como cliente o mesmo navegador Web que já te permite, hoje, utilizar diversas aplicações, como as citadas anteriormente, de qualquer computador. Imagine abrir um browser em qualquer lugar do mundo, efetuar o login na intranet de sua empresa e ter acesso a uma plataforma baseada na Web que lhe permita escrever o código e, integrando diversas outras ferramentas, compilar, testar, efetuar um commit, revisar código, implantar a aplicação, dentre outras atividades." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados