Editores de Componente: exportação de dados, Query Builder e geração automática de formulários

Neste artigo adicionaremos vários recursos ao editor de componente, como a exportação de dados para Word, exel, HTML, XML e TXT. Veremos também como criar um “Query Builder”, para gerar visualmente queries SQL mas complexas.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 49. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Editores de Componente

Parte II – exportação de dados, Query Builder e geração automática de formulários

 

Neste artigo vamos retornar ao tema “criação de editores de componente”, iniciado na edição 47. adicionaremos vários recursos ao editor de componente, como a exportação de dados para Word, exel, HTML, XML e TXT. Veremos  também como criar um “Query Builder”, para gerar visualmente queries SQL mas complexas. Por fim, faremos a geração automárica de formulários de cadastro a partir da consulta gerada.

 

Download, instalação e atualiações

Você pode fazer download da versão final do editor a partir do endereço dete artigo, ou ainda do site CodeCentral da Borland (cc.borland.com/cc/ccweb.exr/authot?authorid=222668). O arquivo para download contém alguns recursos adicionais, por exemplo, o suporte ao compoente SQLDataSet como alternativa ao SQLQuery e a funcionalidade de edição dos dados de consulta e gravação no banco de dados. Neste mesmo endereço, você pode acompanhar algumas atualizações que vou disponibilizar em breve, com uma versão Kylix/Linux e também para Delphi 8 e for .NET." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados