Escrituração Fiscal Digital: SPED – Usando o componente AcBrSpedFiscal - Parte 1

Nesta série de artigos, vamos ver um pequeno tutorial demonstrando o método de uso do componente AcBrSpedFiscal para gerar o arquivo EFD - Escrituração discal digital do SPED.

Demais posts desta série:
Escrituração Fiscal Digital: SPED – Usando o componente AcBrSpedFiscal - Parte 2
Escrituração Fiscal Digital: SPED – Usando o componente AcBrSpedFiscal - Parte 3
Escrituração Fiscal Digital: SPED – Usando o componente AcBrSpedFiscal - Parte 4

Dando continuidade a sequência de artigos anterior, onde falo sobre o arquivo EFD (escrituração fiscal digital), que faz parte do SPED fiscal, demonstrarei através deste pequeno tutorial, o uso desta excelente ferramenta de trabalho, que é o AcBr, para gerar o mencionado arquivo.

Já com um novo projeto aberto no Delphi, e com o referido componente AcBr instalado, vamos adicionar alguns componentes para montar uma tela parecida com a do exemplo abaixo:

Como os próprios nomes dos campos indicam, os edit’s, respectivamente serão usados para informar a pasta onde será gravado arquivo texto pelo componente, outro para informar o numero de notas na geração do bloco C, e outros dois para informar o buffer de linhas e de notas.

Já os componentes serão usados para identificar quais blocos deverão ser gerados, devendo apenas ser ressaltado que os blocos “0”, “E” e “9”, são obrigatórios e deverão ser informados. Já os demais blocos serão gerados apenas quando houver dados.

Na sequência adicione o componente “AcBRSPEDFiscal” e observe suas propriedades no “object inspector”.

Em “Arquivo” é onde será indicado o nome do arquivo gerado, e em “Path”, é onde será informada a pasta de gravação do arquivo. Esta e as demais informações serão passadas quando for dado o comando para gerar o arquivo.

Encerro por aqui a primeira parte do artigo. Na sequência mostrarei em códigos, a forma de repasse dos dados para o componente.

Até lá!

Artigos relacionados