Ética em Informática

Discutindo ética na informática.

Ética em Informática

Antes de iniciarmos nossa discussão sobre ética em informática, é bom definir alguns conceitos que são pertinentes e ligados a área de Software, que será o foco deste artigo.


É interessante destacar também alguns tópicos que compreendem a Ética em Informática:


Agora sim, podemos definir ética; Ética é um ramo da filosofia que estuda o comportamento moral do ser humano, classificando-o como bom ou ruim, correto ou errado.

Para o filósofo inglês Bertrand Russel, a ética é subjetiva, não contém expressões verdadeiras ou falsas, ela é a expressão dos desejos de um grupo, sendo que certos desejos devem ser reprimidos e outros reforçados, para se atingir a felicidade ou o equilíbrio do grupo.

A Ética aplicada esta relacionada com a conduta diária de uma pessoa, e conseqüentemente de um profissional, inclusive em Informática. A Ética profissional esta relacionada com a conduta da pessoa engajada na pratica de uma profissão particular. Na maioria das profissões, inclusive na área de Informática, a Ética deve ser abrangida nos dois aspectos, na conduta da pessoa como Ser Humano bem como também na conduta do Ser Profissional.

Uma questão muito importante, ao se falar sobre Ética, é a pessoal. Uma vez que, no ponto de vista e no bom senso de cada pessoa, o que é considerado "justo"para uns pode ser considerado "injusto"para outros; e o mais importante, deve ser levado em conta às intenções que levaram um indivíduo a realizar alguma coisa definida como antiética, como certa ou errada. Um individuo, pode sim agir em desacordo com a moral da sociedade em que está inserido, podendo inclusive prejudicar os outros indivíduos, no entanto, se as suas ações são justificáveis para o próprio individuo e estão de acordo com as suas crenças sobre o que é correto, é dito que este individuo possui um comportamento ético, correto perante si, mas não perante a sociedade ou grupo no qual esta inserido. Por isso nem sempre o que é Ético ou correto para mim seja para você, mas não podemos pensar apenas, no eu, temos pensar na coletividade, na sociedade na qual estamos inseridos.

Um código de ética consiste também em um conjunto de diretrizes que esclarecem as circunstâncias em que cada um dos mandamentos se aplica, ou pode haver um conjunto de casos para estudo comparativo, auxiliando na resolução de novas situações. Alguns autores definem a ética profissional como sendo um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão, inclusive, e principalmente na área que abraçamos como profissão, a Informática.

Apesar de muitos dizerem que não temos um Código de Ética regulamentado e sacramentado através de um Conselho de Informática, é possível seguir algumas diretrizes de organizações internacionais e nacionais. Pode ser citado a ACM e também O Instituto para Ética da Computação que criaram alguns mandamentos, ao qual podemos chamar de “Um pequeno Código de Conduta para Área de Informática”.

Estes preceitos seguiram algumas premissas básicas, e diretivas voltadas para alguns aspectos como os descritos a seguir, e que deram origem ao “Um pequeno Código de Conduta para Área de Informática”.


“Um pequeno Código de Conduta para Área de Informática”


Após o que foi exposto existem algumas perguntas que ficam, e não querem se calar. Pense a respeito do assunto e sinta-se a vontade para respondê-las de maneira critica e Ética.


Questões relacionadas à Ética, Moral e Conduta são fenômenos naturais à sociedade, podendo-se até dizer que lhe são inerentes. Quanto mais complexa uma sociedade, quanto mais se desenvolve, mais estará sujeita à verificação de novas formas de questões Éticas, Morais e de Conduta, e o resultado é o que se verifica na realidade atual. Como é dito: “o maior desafio não é como viver, e sim, como conviver”.

 

Artigos relacionados