Firemonkey - Movimentando Objetos com FloatAnimation

Neste artigo aprenderemos a dar movimento a objetos, fazendo animação com o componente TFloatAnimation.

Neste artigo vamos usar o componente TFloatAnimation propondo a criação de um efeito de movimento em Firemonkey. Lembrando que, na maioria dos efeitos de animação o componente TFloatAnimation é necessario, compreendendo as propriedades do mesmo somos capazes de fazer qualquer tipo de efeitos de animações. Vou tentar mostrar um exemplo simples em tempo de design e ser bem objetivo. Então vamos nessa!

Crie o projeto "Firemonkey HD Application" e então, inclua os componentes TButton, e um TCircle e posicione os componentes conforme mostra figura abaixo. Dentro do componente TCircle inclua dois componentes TFloatAnimation, e troque o nome do componente FloatAnimation1 para FloatAnimationx e, FloatAnimation2 para FloatAnimationy. Ainda dentro do TCircle, inclua um componente TImage e na propriedade Bitmap.Edit... inclua imagem de uma bola conforme a imagem abaixo.


Figura 1. Layout e componentes do projeto.

No curso de física que conhecemos, os objetos raramente se movem uniformemente, até mesmo pelas influencias das forças naturais. No caso de uma bola temos também a gravidade que influencia em seu movimento e trajetória, por isso vamos trabalhar com coordenadas eixo-X e coordenadas eixo-Y. Precisamos entender tambem "Interpolation", Interpolation e uma propriedade do componente TFloatAnimation que indica qual o movimento o objeto vai fazer.


Figura 2. Eixo X e Y.

A propriedade Interpolation tem vários gêneros de efeitos que se movimentam. Podemos citar como outras propriedades importantes o StartValue e StopValue, onde o próprio nome já descreve sua serventia. Confiram abaixo a imagem das propriedades a serem alteradas do componente FloatAnimationX e FloatAnimationY.

Alterando as propriedades do componente FloatAnimationx:

Alterando as propriedades do componente FloatAnimationy:


Figura 3. Propriedades a serem alteradas.

Listagem 1. Agora só precisamos habilitar a animação no evento OnClick do Button1:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin FloatAnimationx.Enabled := True; FloatAnimationy.Enabled := True; end;

Apenas execute o projeto, e verá o resultado desejado. Observe que depois de terminar o efeito do eixo-X, o efeito do eixo-Y continua a ser executado. Isso pelas propriedades AutoReverse = True e a propriedade Loop = True. Depois de executar o projeto estude um pouco as propriedades, você pode trocar as propriedade StopValue dos componentes FloatAnimation, troque também a propriedade Interpolation do componente FloatAnimationy para itElastic veja como comporta-se a animação. Para maiores informações consulte documentação oficial da Embarcadero: http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/XE2/en/Using_FireMonkey_Animation_Effects

Espero que tenham gostado, segue o código fonte para facilitar o trabalho de vocês.

Muito obrigado. Fico por aqui, e espero por vocês na próxima! Grande abraço.

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