13 Cargos em TI que pagam mais

Off Topic

14/08/2014

é verdadeiro isso? o que acham?

[url]http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/43574/43574[/url]
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

Curtidas 0

Melhor post

Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

19/08/2014

São poucas as empresas que se preocupam com o bem estar dos funcionarios, bem estar não é somente um salario alto, na maioria das vezes um salario alto siginifica que você dará o seu sangue por ela..extrapolando horarios, dormindo mal, preocupado, stressado...e etc. um salario compativel, felixibilidade de horario, ajuda para se qualificar mais...quase nulo.
GOSTEI 1

Mais Respostas

Fabiano Carvalho

Fabiano Carvalho

14/08/2014

Eu DUVIDO que um DBA Oracle recebe menos que um DBA SQL Server.
Só se for de uma empresa pra outra, mas com certeza a média do Oracle é maior que a do SQL Server.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/08/2014

Bom, acho que o salário de Arquiteto de Sistemas está baixo ai, pois já vi Arquiteto de Sistemas ganhando quase 10 mil.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/08/2014

Eu DUVIDO que um DBA Oracle recebe menos que um DBA SQL Server.
Só se for de uma empresa pra outra, mas com certeza a média do Oracle é maior que a do SQL Server.

Eu gosto bastante do SQL Server e concordo você em genero, numero e grau. achei estranho alguns valores sendo que a maioria não condiz com a realidade.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

Eu divulguei porque achei meio estranho tambem.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Mas não tem especificado o salário do DBA SQLServer

1. Administrador de banco de dados (DBA) – R$ 5.930,40
[...]
12. Administrador de banco de dados (DBA) Oracle – R$ 4.161,58

O primeiro é apenas administração de banco de dados independente do banco de dados...
Existem especializações que formam DBA com conhecimentos gerais, não em um BD específico...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

Marisiana, como o Roniere escreveu, dificilmente as empresas dão o que o piso salario informa, eu vejo esse problema de piso salarial até em orgãos publicos onde os governos informam que não tem verba, fica o dito pelo o não dito e assim caminha...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Sim, concordo com vocês!
É bem assim que acontece...
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

14/08/2014

ah sim fosse assim, estavamos mais felizes. mas é bom saber disso, mandar email para os "chefes" com as respectivas materias.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

14/08/2014

Gostei bastante das materias e dos salarios, acho que as funções mais bem pagas são Java, Oracle - banco de dados e algumas linguagens em o numero de profissionais apenas diminue.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Eu imagino que seja porque são as tecnologias que estão em alta, a maioria das empresas utiliza Java e Oracle.
São tecnologias com uma infinidade se recursos disponíveis e estão sempre evoluindo e melhorando...
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/08/2014

Verdade, mas deixe para traz as tecnologias Microsoft que são boas tambem, enfim, muitas empresas não trabalham com apenas uma tecnologia.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Ah é... A Microsoft também tem tecnologias muito boas e sei que também são bastantes utilizadas...!
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/08/2014

Ah é... A Microsoft também tem tecnologias muito boas e sei que também são bastantes utilizadas...!

É aquela historia, não depender apenas de uma tecnologia mas sim ter algumas ou varias que ajudam.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

Voltando a questão, gerar uma discussão aqui, muitos são a favor da regulamentação da função, no caso de programadores java e c# haveria uma diminuição dos valores se comparados as duas tecnologias.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Não acho pre precisem ser igualadas, apenas poderiam seguir a média...
Até onde sei, a maioria das empresas pagam salários inferiores ao salario inicial que consta na tabela salarial.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/08/2014

Ola, chegando atrasado. rssr

a primeira tabela estava bem estranha, parecia mais de media de plenos, a segunda parece condizer mais com a realidade(controversa mas tudo bem).

Ja tivemos inumeras discursoes com relacao a salarios em outros topicos e um problema que percebo eh que as pesquisas sao feitas em empresas de portes maiores e que sao responsaveis por um parcela muito pequena das contratacoes.

as medias salariais das empresas que representam a maioria das contratacoes estao bem abaixo destes valores.

Entao podemos dizer que esta nivelado por cima.

um dos problemas que vejo eh que nao sao dados maiores detalhes de como se chegaram nestes dados, que tipo de amostra foi utilizada entre outras, entao hoje, eu, de modo muito particular, nao acredito nestas pesquisas. rsrsr

Mas acho que serve como parametro para negociar e ficara a cargo e bom senso de cada um nas negociacoes.

Abraco.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

Não acho pre precisem ser igualadas, apenas poderiam seguir a média...
Até onde sei, a maioria das empresas pagam salários inferiores ao salario inicial que consta na tabela salarial.

O problema é seguir o "arroz com feijão", entendo essa questão.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/08/2014

Levantou e abrangeu bem a questão Alex, é quase certo que este tipo de assunto sempre levam a outros, no mesmo campo é claro.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/08/2014

Com certeza!!!

Em se tratar da area de tecnologia, estamos sempre discutindo, basicamente as mesmas coisas. rsrsr

Parece que iniciamos um tipo de discursao que via de regra acabamos chegando num assunto que ja discutimos antes, escopo de trabalho, salarios, formacoes, etc. rsrsr

Abraco.

Levantou e abrangeu bem a questão Alex, é quase certo que este tipo de assunto sempre levam a outros, no mesmo campo é claro.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/08/2014

Na realidade uma coisa puxa a outra, a historia do "por que". então é mais que normal fugir no assunto mas estando ao redor dele.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Mas pelo menos dessa vez o tópico é sobre esse assunto mesmo.... =D
Obrigada por deixarem suas opiniões!!
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

Acho que chegamos a um ponto em comum, as materias sempre tendenciosas mostram uma realidade bem diferente da que conhecemos.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/08/2014

Acho que chegamos a um ponto em comum, as materias sempre tendenciosas mostram uma realidade bem diferente da que conhecemos.

Vai muito do profissional e da empresa, tem profissionais que ganham 13 mil, assim como tem aqueles que ganham 2 mil.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Isso é verdade Ronaldo! E eu acho isso correto, mas pelo menos o salario inicial deveria ser mais respeitado...
Porque muitas empresas quando contratam prometem muitas coisas e depois não cumprem ou simplesmente não justificam o motivo pelo qual não cumpriram.
Se o profissional tem que ser fiel a empresa a empresa também tem que ser fiel ao profissional.
Por exemplo, se eu tinha q chegar a um determinado nível para conseguir X coisa, mas não consegui, a empresa deveria pelo menos me avaliar e me justificar para me dar a chance de melhorar.
E isso não seria nem uma cobrança, seria a empresa cumprindo com a palavra dela.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/08/2014

Sim de Fato.

Na realidade uma coisa puxa a outra, a historia do "por que". então é mais que normal fugir no assunto mas estando ao redor dele.

Verdade, e sempre acabamos tomando outros rumos na conversa. rsrsr

Nao sei se sao tendenciosas, mas nao estao expondo uma realidade que abrange a todos, ate mesmo porque temos diferencas que vao desde porta das empresas, formacao ate regiao das contratacoes, e com isso dificulta.

Acabaremos voltando em ponto divergentes novamente com relacao a gestao e porte de empresas que sempre divergem do ideal x real.

Isso é verdade Ronaldo! E eu acho isso correto, mas pelo menos o salario inicial deveria ser mais respeitado...
Porque muitas empresas quando contratam prometem muitas coisas e depois não cumprem ou simplesmente não justificam o motivo pelo qual não cumpriram.
Se o profissional tem que ser fiel a empresa a empresa também tem que ser fiel ao profissional.
Por exemplo, se eu tinha q chegar a um determinado nível para conseguir X coisa, mas não consegui, a empresa deveria pelo menos me avaliar e me justificar para me dar a chance de melhorar.
E isso não seria nem uma cobrança, seria a empresa cumprindo com a palavra dela.

Eh tudo sempre muito complicado e dificultosos, por vezes injusto para um ou outro profissional, etc, etc.

=/
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/08/2014

Concordo com você, mas é por isso que existem empresas e empresas e infelizmente sempre existirão. Prova disse é que empresas que não valorizam (escravizam) seus funcionários tem feedbacks ruins. Já vi empresas falirem (claro que pequenas) por conta disso, os profissionais ficavam desmotivados e acabavam atrasando projetos e uma coisa leva a outra.
GOSTEI 1
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

Ronaldo, pior que isso é uma verdade, problema serio.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Muitas empresas contratam um colaborador com salário baixo e com a promessa de que irão aumentar a remuneração conforme aumenta o número de clientes...
Só que, conforme aumenta o número de clientes aumenta o fluxo de trabalho e dai eles tem q contratar outro colaborador porque um não dá mais conta.
Com essa nova contratação, justificam ao primeiro q não tem como aumentar a remuneração dele por causa da contratação do colega...
Quando na verdade, eles deveriam aumentar o valor do produto comercializado para remunerar melhor os colaboradores, ou então, visar um lucro um pouco menor pra conseguir realmente evoluir.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

Resumindo o que a Marisiana descreveu em uma unica palavra, EXPLORAÇÃO!
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

14/08/2014

Muitas empresas contratam um colaborador com salário baixo e com a promessa de que irão aumentar a remuneração conforme aumenta o número de clientes...
Só que, conforme aumenta o número de clientes aumenta o fluxo de trabalho e dai eles tem q contratar outro colaborador porque um não dá mais conta.
Com essa nova contratação, justificam ao primeiro q não tem como aumentar a remuneração dele por causa da contratação do colega...
Quando na verdade, eles deveriam aumentar o valor do produto comercializado para remunerar melhor os colaboradores, ou então, visar um lucro um pouco menor pra conseguir realmente evoluir.

É um dos grandes problemas, se a pessoal não estiver presa a empresa ela procura de algum forma de troca-la!!!
GOSTEI 0
Jener Martins

Jener Martins

14/08/2014

Pode parecer Meio "teoria da conspiração" o que vou dizer. Mas acho que estas pesquisas são maquiadas com o intuito de se conseguir "conter"os devidos salários aos profissionais de TI.
Uma "pesquisa" de médias de salários é uma ótima ferramenta para baratear nossa mão-de-obra.
Já participei de processos seletivos em que tentaram negociar o valor com base nestas pesquisas. Todos nós sabemos que elas não refletem a realidade.
Mas fica conveniente na hora de contratar algum desavisado.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Faz todo sentido isso que comentaste, Jener.
Eles podem utilizar essas médias, por exemplo, para não querer pagar um salário maior para um profissional com boa experiencia e conhecimento.
Mas o que mais desanima é que a maioria das empresas pagam salários bem abaixo dessa média, que deveria ser o inicial...
GOSTEI 1
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

14/08/2014

Pior do que isso Jener é uma grande quantidade pessoas que começam a estudar para area pensando que é uma das maravilhas do mundo, diria que isso é até propaganda enganosa que quem ganha será o mercado, um monte de gente se formando e quando menos espera o salario cai catastroficamente por existir muitos profissionais.
GOSTEI 1
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

Pior que a tendencia será essa mesma, muitos profissionais no mercado os empresarios terão o direito de "escolha". é dificil adivinhar o que pode acontecer.
GOSTEI 1
Jener Martins

Jener Martins

14/08/2014

Marisiana, Fernanda e Eduardo, seus comentários foram perfeitos.
Vejo muito acontecer isso. A pessoa acha que atuar em TI é ficar na internet o dia todo ganhando rios de $.
Não imaginam (ou preferem ignorar) a complexidade e responsabilidade do trabalho e tamém os investimento (livros, cursos, seminários) que não são nada baixo. E por isso se submetem a salários mais baixos. Acabando com o mercado.
E o empresariado brasileiro que infelizmente é ignorante acaba contratanto apenas com base no valor aceito.
Por isso acredito que uma regulamentação descente da nossa área seja muito bem-vinda.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/08/2014

Essa nossa area eh complicada...

O pior de tudo eh que os custos com formacao aumentam e os salarios diminuem... rssr

Pior ainda para os autodidatas, como o meu caso, ficam sem perspectivas e trabalham como camelos e nao tem tempo de concluir um curso superior, certificacoes, etc, etc, e com isso acabam ficando sem horizonte e perspectiva. rsrsr

Por isso estou correndo atraz do prejuizo e tentando pular fora. kkkkk

Abraco.
GOSTEI 1
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

Perfeito Jener, infelizmente é assim mesmo, as pessoas pensam que é tudo facil e tranquilo, ficar na frente do computador no ar condicionado e por aew vai. Eu acharia interessante a regulamentação sim da profissão mas espero que seja em nivel nacional.
GOSTEI 1
Alex Lekao

Alex Lekao

14/08/2014

Regulamentacao seria extremamente interessante e bom...

mas o problema eh referente ao profissional de TI que trabalha em empresas nao TI, esse continuam sendo profissionais de TI e nao estaria cobertos por essa regulamentacao.

Eu nao tenho conhecimento na area de direito trabalhista, nem nada do genero, mas acredito que esses profissionais acabem ficando de fora.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

14/08/2014

Seria perfeito a regulamentação mas ta dificil, não se nada com esse objetivo, pelo menos nunca mais vi nada a respeito.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

mas o problema eh referente ao profissional de TI que trabalha em empresas nao TI, esse continuam sendo profissionais de TI e nao estaria cobertos por essa regulamentacao.

desculpa, não entendi.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/08/2014

Profissionais que trabalham em empresas de outros seguimentos que nao seja tecnologia, desempenham funcoes da area de TI mas a empresa nao se enquadra no seguimento.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/08/2014

Profissionais que trabalham em empresas de outros seguimentos que nao seja tecnologia, desempenham funcoes da area de TI mas a empresa nao se enquadra no seguimento.

É o que acontece na maioria dos casos, toda empresa precisa de TI.
GOSTEI 0
Jener Martins

Jener Martins

14/08/2014

Pelo pouquíssimo que entendo Alex a abrangência é para a categoria profissional independente do ramo de atuação do empregador.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

Mas isso não iria interferir, apenas a empresa teria que dar uma atenção merecida para area.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/08/2014

Pior que a tendencia será essa mesma, muitos profissionais no mercado os empresarios terão o direito de "escolha". é dificil adivinhar o que pode acontecer.

E isso está se arrastando há alguns anos e pelo visto não vai parar.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/08/2014

Sim de fato toda empresa precisa e TI, mas como nao atuam no seguimento o tratamento eh conforme a categoria que ela eh enquadrada.

É o que acontece na maioria dos casos, toda empresa precisa de TI.

Teoricamente ate pode ser assim mas a pratica eh completamente diferente, quem dita as regras dos Dissídios(reajustes), carga horaria, etc, etc, sao os sindicatos de classe que a empresa se enquadra, por exemplo, trabalho em uma empresa de comercio o dissidio do comergio ficou em 6.5% e das empresas de TI ficou acho que 9% ou 11% nao me recordo.
Vivo isso a bastante tempo e ainda nao vi nada do tipo acontecer.

Pelo pouquíssimo que entendo Alex a abrangência é para a categoria profissional independente do ramo de atuação do empregador.

Infelizmente nao eh o que acontece na pratica.
=/

Mas isso não iria interferir, apenas a empresa teria que dar uma atenção merecida para area.

eh realmente isso eh um questionamento e uma discursao na area que se arrasta a um bom tempo.

E isso está se arrastando há alguns anos e pelo visto não vai parar.
GOSTEI 1
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/08/2014

Teoricamente ate pode ser assim mas a pratica eh completamente diferente, quem dita as regras dos Dissídios(reajustes), carga horaria, etc, etc, sao os sindicatos de classe que a empresa se enquadra, por exemplo, trabalho em uma empresa de comercio o dissidio do comergio ficou em 6.5% e das empresas de TI ficou acho que 9% ou 11% nao me recordo.
Vivo isso a bastante tempo e ainda nao vi nada do tipo acontecer.

Existe esse pequeno detalhe, a area em si tem que se enquandrar ao tipo de empresa, por isso a sempre há uma discussão sobre a regulamentação.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/08/2014

eh esse o ponto onde eu sejo que ha problemas para isso, alem de alguns outros... mas tudo bem, imagine vc que a area seja regulamentada e que os profissionais de TI tenham que ser "tratados diferente" dos demais funcionarios de uma empresa e no momento dos reajustes o restante da empresa recebe 6% e os de TI 12%, imagine o problema que isso causaria na empresa.

outra coisa que poderia acontecer seria contratar profissionais de TI como auxiliares administrativos, por exemplo, e os caras terem que desempenhar funcoes admnistrativas e de TI so para justificar a contratacao como auxiliar administrativo.

Sem contar que ja existema nas empresa inumeros funcionarios que nao sao da area e desempenham funcoes de profissionais de TI por terem maior facilidade de lidar com isso.

eh muuito complexo. rsrsr

mas eh apenas o que vejo e penso. rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/08/2014

eh esse o ponto onde eu sejo que ha problemas para isso, alem de alguns outros... mas tudo bem, imagine vc que a area seja regulamentada e que os profissionais de TI tenham que ser "tratados diferente" dos demais funcionarios de uma empresa e no momento dos reajustes o restante da empresa recebe 6% e os de TI 12%, imagine o problema que isso causaria na empresa.

Como vc mesmo escreveu é complexo, mas tem que ser feito essa diferenciação, seja no tratamento seja na questão salarial. vou estrapolar um pouco, hehehehe, um medico que tem uma unica especialização, ganha rios de dinheiro enquanto o "cara da t.i" com inumeros conhecimentos, certificações, cursos, curso superior e etc ganha o mesmo que um "auxiliar de administração" ta de brincadeira né!!!
GOSTEI 1
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

Como eu ja escrevi aqui...

Isso tem que ser levado em conta, é claro, estamos sonhando com algo e que podemos dizer que está quase impossivel de se realizar em empresas de não T.I.
por exemplo: qual a empresa de não T.I tem uma area de lazer com video games, sinuca e etc...qual a empresa de não T.I tem um horario flexivel...mais um...qual a empresa de não T.I que paga um salario justo? são essas e outras perguntas que não saem da minha cabeça. como ja foi dito, muito gente está revendo seus conceitos sobre a area, se realmente vale a pena se matar de estudar e continuar estudando e não ser reconhecido.
GOSTEI 1
Alex Lekao

Alex Lekao

14/08/2014

Oi Eduardo,

Entendo suas colocacoes e ponderacoes.

Mas coisas deste tipo que vc cita nao sao exclusividades deste tipo de empresa, infelizmente nao conheco muitas para citar, mas nao acredito que apenas empresas de TI tem em sua filosofia dar salarios justos e ambientes favoraveis e/ou "confortaveis" para se trabalhar.

Nao eh muito dificil vermos industrias que tem area de lazer para os funcionarios, nao sei te dizer o que tem nestas areas de laser, se sao videogames ou sebe-se la o que.

Mas ja vi algumas com mesas de bilhar(sinuca), quadras, areas para descanso, etc.

Exemplo de Duas que me lembrei abora, Wabco e Magnet Marelli.

Abraco.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Gostei dos comentários!
Eu acho que a nossa área não deve ser comparada nem igualada as outras, ela deve ser reconhecida e valorizada pela unicidade dela mesma.
Todas as outras áreas dependem dos resultados do nosso trabalho para poderem progredir. O que falta é o que profissional de TI conquiste seu espaço e o respeito por sua profissão, pois se nós nos compararmos com as outras áreas estamos deixando de dar valor para o nosso próprio trabalho e pela unicidade dele.
GOSTEI 1
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/08/2014

Gostei dos comentários!
Eu acho que a nossa área não deve ser comparada nem igualada as outras, ela deve ser reconhecida e valorizada pela unicidade dela mesma.
Todas as outras áreas dependem dos resultados do nosso trabalho para poderem progredir. O que falta é o que profissional de TI conquiste seu espaço e o respeito por sua profissão, pois se nós nos compararmos com as outras áreas estamos deixando de dar valor para o nosso próprio trabalho e pela unicidade dele.

Concordo que para as outras áreas nos somos essenciais, MAS a questão de "valorização" vai de cada profissional, lhe garanto que um profissional qualificado e experiente é muito bem valorizado, não da para generalizar.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Sobre os profissionais que trabalham em empresas onde o segmento não é TI, eu penso que a partir do momento q a empresa define que o cargo do profissional é da área de TI, ele deve ser tratado como tal.
O problema é q existem profissionais que sabem fazer um pouco de tudo mas não possuem um foco especifico e a medida que o mercado de TI evolui cada profissional tem que definir o que quer ser e se qualificar pra essa área afim.
Já viram um médico pediatra fazer uma cirurgia no coração? Eu pelo menos nunca vi...
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/08/2014

Sobre os profissionais que trabalham em empresas onde o segmento não é TI, eu penso que a partir do momento q a empresa define que o cargo do profissional é da área de TI, ele deve ser tratado como tal.
O problema é q existem profissionais que sabem fazer um pouco de tudo mas não possuem um foco especifico e a medida que o mercado de TI evolui cada profissional tem que definir o que quer ser e se qualificar pra essa área afim.
Já viram um médico pediatra fazer uma cirurgia no coração? Eu pelo menos nunca vi...

Certo, mas depende da empresa. Empresas de maior porte tem profissionais de TI com suas áreas específicas, ex: Um Analista de Sistemas jamais vai abrir um computador, para isso existem Técnicos de Suporte, e isso é um realidade muito comum.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

As empresas evoluem, até as empresas que não são de T.I, mas a maioria continua da mesma forma, se pudessem dar um desconto no seu salario pelo copo d'água que oferecem, faziam isso sem duvida.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Mas isso não deveria existir só em empresas de grande porte, pois nessas empresas é assim porque fiscalização exige a regulamentação do cargo. Quando maior a empresa e quando maior o capital de giro dela, mais a fiscalização fica em cima. É por isso que nas empresas maiores tudo é mais específico e, digamos assim, como deve ser.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/08/2014

Mas isso não deveria existir só em empresas de grande porte, pois nessas empresas é assim porque fiscalização exige a regulamentação do cargo. Quando maior a empresa e quando maior o capital de giro dela, mais a fiscalização fica em cima. É por isso que nas empresas maiores tudo é mais específico e, digamos assim, como deve ser.

Sim, isso é verdade, a fiscalização é maior por isso a lei deve ser seguida a risca.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

certo, mas como não possuimos uma "comissão" que nos representa continua a mesma coisa.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Essa nossa area eh complicada...

O pior de tudo eh que os custos com formacao aumentam e os salarios diminuem... rssr

Pior ainda para os autodidatas, como o meu caso, ficam sem perspectivas e trabalham como camelos e nao tem tempo de concluir um curso superior, certificacoes, etc, etc, e com isso acabam ficando sem horizonte e perspectiva. rsrsr

Por isso estou correndo atraz do prejuizo e tentando pular fora. kkkkk

Abraco.

E vamos combinar q está tudo ficando caro, ou são nossos salarios q estão baixos mesmo...
Eu vi um curso online de 40h por R$2100,00 fiquei perplexa com o valor. Pelo que entendi seria como uma consultoria, as 40 hs com videoconferencia, mas mesmo assim, achei muito caro...
GOSTEI 1
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

Certamente está carissimo. esse valor é para uma empresa pagar.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/08/2014

Ola Boa tarde!!

Concordo com todos os pontos colocados, embora eu tente ver todos os pontos, de um lado e de outro(trabalhador e empregador), estruturas fisicas, organizacionais, governamentais e mais tantas outras "ais" que possam existir.

Mas temos dito que os profissional isso e aquilo, que tem que se valorizar por isso e por aquilo, isso reflete tambem nos cursos, e etc.

Temos dito que nos temos que nos valorizar e queremos um salario que nos valorize, etc, etc, etc, em contrapartida todo o ciclo produtivo que envolve o profissional tambem se "valorizara".

Nao quero que me entendam mal, acho que temos que nos valorizar sim, temos que ter formacao sim, mas temos varias e varias outras situacoes que impedem um profissional que poderia ser muito bem valorizado de ter a formacao necessaria para que receba o bendito bom salario.

Desde o cara morar em uma cidadezinha que nao tem quase nada e ser dificil para ele conseguir galgar esse tipo de coisa, ate o cara que mora numa baita cidade que tudo isso eh muito caro.

Confesso, nao tenho formacao nenhuma, certificacao nenhuma, cursos basicamente nenhum, e honestamente para mim eh muito dificil conseguir tudo isso e foi dificil pensar em tudo isso no passado, eu que ja tenho quase 40, 39 para ser exato, e nao tenho nada disso, que comecei tarde, com 21 anos, as vezes eh duro ver e ouvir os nossos proprios comentarios sentando a borracha o pessoal que nao tem as formacoes devidas, ou seja la o que for.

Entrei na faculdade no meio de um monte de muleke(me perdoem pela expressao) que mal sabia o que era um computador, sabe escrever sabe-se Deus como, consegue digitar basicamente por causa do Facebook, uma faculdade que era bem cara, R$ 700,00 a mensalidade, e nao era o curso dos mais caros, porque tinham mais caros, e vc ficar vendo um monte de conteudo que fica dificil aprender, para um "tiozao" como eu.

Talvez devessem inventar a faculdade para a terceira idade, que demorasse uns 10 anos para nos formarmos, assim estariamos nos formando e morrendo logo duma vez. kkkkk

Feliz ou Infelizmente, vivemos em um pais onde tudo eh muito caro, tudo eh muito dificil, principalmente se vc nao estiver nos grandes centros, onde a educao que a maioria de nos tem eh praticamente um lixo(tenho filhos que sabem ler basicamente por empenho meu e nao pela escola que estudaram).

Eu tenho fe que a probabilidade de termos algo melhor hj eh quase nula, mas para os meus netos serao melhores, que estao sendo para os meus filhos que esta sendo melhor do que foi para mim.

O que sei sobre tecnologia e afins foi conseguido basicamente por esforco proprio e pelas misericordias de Deus, assim como o que seu de outros idiomas e o que sei sobre gestao de empresas e funcionamentos, regras de negocios, etc, etc.

Porque nunca fiquei parado apenas fazendo apenas aquilo que me pediam para fazer, como muitos de nos hoje fazem, unica e exclusivamente porque nao eh a sua funcao.

Bom, vou ficando por aqui pq nao ta levando nada a lugar nenhum e acho que isso nao eh produtivo. kkkk

Desculpem, ficou meio que um desabafo.

Abraco.

P.S.: Gosto muito deste forum e de participar dele, e mais uma vez desculpem, nao sou muito bom com as palavras.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/08/2014

Ola Boa tarde!!

Concordo com todos os pontos colocados, embora eu tente ver todos os pontos, de um lado e de outro(trabalhador e empregador), estruturas fisicas, organizacionais, governamentais e mais tantas outras "ais" que possam existir.

Mas temos dito que os profissional isso e aquilo, que tem que se valorizar por isso e por aquilo, isso reflete tambem nos cursos, e etc.

Temos dito que nos temos que nos valorizar e queremos um salario que nos valorize, etc, etc, etc, em contrapartida todo o ciclo produtivo que envolve o profissional tambem se "valorizara".

Nao quero que me entendam mal, acho que temos que nos valorizar sim, temos que ter formacao sim, mas temos varias e varias outras situacoes que impedem um profissional que poderia ser muito bem valorizado de ter a formacao necessaria para que receba o bendito bom salario.

Desde o cara morar em uma cidadezinha que nao tem quase nada e ser dificil para ele conseguir galgar esse tipo de coisa, ate o cara que mora numa baita cidade que tudo isso eh muito caro.

Confesso, nao tenho formacao nenhuma, certificacao nenhuma, cursos basicamente nenhum, e honestamente para mim eh muito dificil conseguir tudo isso e foi dificil pensar em tudo isso no passado, eu que ja tenho quase 40, 39 para ser exato, e nao tenho nada disso, que comecei tarde, com 21 anos, as vezes eh duro ver e ouvir os nossos proprios comentarios sentando a borracha o pessoal que nao tem as formacoes devidas, ou seja la o que for.

Entrei na faculdade no meio de um monte de muleke(me perdoem pela expressao) que mal sabia o que era um computador, sabe escrever sabe-se Deus como, consegue digitar basicamente por causa do Facebook, uma faculdade que era bem cara, R$ 700,00 a mensalidade, e nao era o curso dos mais caros, porque tinham mais caros, e vc ficar vendo um monte de conteudo que fica dificil aprender, para um "tiozao" como eu.

Talvez devessem inventar a faculdade para a terceira idade, que demorasse uns 10 anos para nos formarmos, assim estariamos nos formando e morrendo logo duma vez. kkkkk

Feliz ou Infelizmente, vivemos em um pais onde tudo eh muito caro, tudo eh muito dificil, principalmente se vc nao estiver nos grandes centros, onde a educao que a maioria de nos tem eh praticamente um lixo(tenho filhos que sabem ler basicamente por empenho meu e nao pela escola que estudaram).

Eu tenho fe que a probabilidade de termos algo melhor hj eh quase nula, mas para os meus netos serao melhores, que estao sendo para os meus filhos que esta sendo melhor do que foi para mim.

O que sei sobre tecnologia e afins foi conseguido basicamente por esforco proprio e pelas misericordias de Deus, assim como o que seu de outros idiomas e o que sei sobre gestao de empresas e funcionamentos, regras de negocios, etc, etc.

Porque nunca fiquei parado apenas fazendo apenas aquilo que me pediam para fazer, como muitos de nos hoje fazem, unica e exclusivamente porque nao eh a sua funcao.

Bom, vou ficando por aqui pq nao ta levando nada a lugar nenhum e acho que isso nao eh produtivo. kkkk

Desculpem, ficou meio que um desabafo.

Abraco.

P.S.: Gosto muito deste forum e de participar dele, e mais uma vez desculpem, nao sou muito bom com as palavras.

De fato os dois lados devem ser vistos, empresa e funcionário e parabéns pelas palavras.
GOSTEI 1
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/08/2014

Bem legal o que contou, as dificuldades! mas eu te digo uma coisa, nunca é tarde para estudar, não estou me referindo a vc, pois acredito que onde trabalha as pessoas(gestores ou o proprio dono) tem uma grande confiança em voçê e na sua capacidade, parabens, pois são poucos que conseguem se sobre sair. atualmente criou-se uma cultura de nivel superior, mas pra que? ex: eu preciso de um nivel superior para colocar um prego numa barra de sabão? claro que não, não é toa que o governo está doido para formar "tecnicos", atraves do programa SISUTEC(fugindo um pouco da abordagem). cria-se esperança demais em determinadas coisas...e sobre os "pivetes", é chato mesmo! vejo esse tipo de gente até hoje...
GOSTEI 1
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/08/2014

Bem legal o que contou, as dificuldades! mas eu te digo uma coisa, nunca é tarde para estudar, não estou me referindo a vc, pois acredito que onde trabalha as pessoas(gestores ou o proprio dono) tem uma grande confiança em voçê e na sua capacidade, parabens, pois são poucos que conseguem se sobre sair. atualmente criou-se uma cultura de nivel superior, mas pra que? ex: eu preciso de um nivel superior para colocar um prego numa barra de sabão? claro que não, não é toa que o governo está doido para formar "tecnicos", atraves do programa SISUTEC(fugindo um pouco da abordagem). cria-se esperança demais em determinadas coisas...e sobre os "pivetes", é chato mesmo! vejo esse tipo de gente até hoje...

Infelizmente os "adultos-crianças" são os que denigrem nossa imagem. Acontece que muito acabam a universidade mas continuam sendo as mesmas crianças que entraram: sem profissionalismo, usando o mesmo linguajar, vestindo as mesmas roupas (pode ser até preconceituoso, mas até a vestimenta faz a diferença para um profissional).
GOSTEI 1
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/08/2014

Verdade...O que você acha que ocasiona isso?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Parabéns Alex! Admiro e respeito profissionais como você!
Se hoje temos certas facilidades para trabalhar é graças aos profissionais que tiveram sabedoria e buscaram conhecimento para criar melhorias e fazer com que os recursos tecnológicos evoluíssem.
GOSTEI 1
Alex Lekao

Alex Lekao

14/08/2014

Ola Bom dia a todos!!!

Mais uma vez quero me desculpar, porque posso ter sido rude, grosseiro e tal.

Se nao me engano foi o Roniere que disse a respeito da cultura de Nivel Superior que foi criada, criada pelo proprio mercado de trabalho, mas eh outro historia. rsrr, por causa disso, temos um emaranhado de pessoas sem o menor tino para a coisa querendo desempenhar um cargo de tecnologia e ganhar um salario que honestamente ainda nao consigo ver se existam. rsrsr, por mais que ja tenha participado de processos que os salarios iam de 4000 ate 12000 reais.

Com relacao a vestimenta, concordo com o Ronaldo(acho que foi ele quem disse. rsrsr), em alguns casos ou algumas empresas o fator apresentacao pessoal faca diferenca, embora para mim nao dou a menor importancia, contando que nao cause desatencao aos colegas de trabalho ou clientes. srsrs

Tanto que contratei um cara para trabalhar comigo que na entrevista ele ficou preocupado porque no dia que marquei ele estava apenas com uma camisa da Adidas e estava um pouco sujo porque estava fazendo um bico enquanto nao rolava nada, a minha resposta foi, venha assim mesmo, eh claro que ele avisou como estava, nao veio de surpresa, lembrei agora do Filme com Will Smith, Em Busca da Felicidade. rsrsrsr.

Mas olha algo muito particular agora, sou muito grato a Deus por tudo que pude passar ate hoje, tudo isso contribuiu para moldar o meu carater, entre outras qualidades e defeitos. rsrsr

E tambem sou grato por poder compartilhar meu conhecimento experiencia, embora minimos, e poder aprender com todos aqui no forum, porque aprendo sempre com vcs.

So posso diz:

Me Desculpem pelos rompantes e muito obrigado!!!

Abraco.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/08/2014

Que nada Alex, rude ou grosseiro, passou longe!!! a forma como se comunica conosco é legal!!! hehehe

Interessante a situação citou sobre a pessoa com a vestimenta "inadequada" mas mesmo assim que vc quis entrevista-lo.
GOSTEI 1
Alex Lekao

Alex Lekao

14/08/2014

Obrigado Roniere!!!

Cara eu faco aquilo que acho justo.

Assim como gostaria que tivessem feito comigo no passado, peneu pra caramba para chegar onde estou, nao gosto de rotulos!!! mas eh coisa minha. rsrsr

Esse cara esta trabalhando comigo hoje, e tem quase a mesma idade que eu e estava com dificuldade de encontrar trabalho, acredito que talvez pela sua idade.

Outra situacao que deparei foi um cara, 19 anos na epoca, que tinha um potencial enoorme e que nao conseguia trabalho, olhava para o cara e me via qdo comecei, contratei para trabalhar comigo, o desempenho do cara foi surpreendente, dei toda a autonomia que julguei possivel para ele, assim como dou para os outros que trabalham comigo, e o cara desenvolveu, feliz ou infelizmente uma outra empresa o contratou por um salario 50% maior que pagavamos aqui. rsrsr, acho que isso faz parte do negocio. kkk

Bom acho que eh isso. rsrsr

Abraco.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/08/2014

Que bom mesmo e sorte da pessoa que trabalha contigo.

Hoje tive uma aula sobre legislação e etica, o assunto principal foi a lei do reconhecimento do "tecnico". alguem ja ouviu falar do CREA?
GOSTEI 1
Lucas Rocha

Lucas Rocha

14/08/2014

Linkando com essa discussão toda que está ótima, só acho que as faculdades estão preparando mt pouco o profissional para trabalhar na vida real.. colocando GRADES RIDÍCULAS e MATÉRIAS RIDÍCULAS.... venho percebendo que o aluno que sai da faculdade se não conhece o devmedia ou algum outro site/forum de informação e curso
o cara sai totalmente despreparado pq o nível em que o aluno saí da faculdade/universidade é DESESPERADOR!!!!!

complicado isso. ta cada vez pior.. o mercado está pedindo nível TOP só que o ensino não acompanha.. o ensino continua com aquelas aulas C/C++ e programação orientada a gato..
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/08/2014

Ja ouvi falar, mas normalmente agrande apenas profissionais de seguimentos que nao envolve o nosso. rsrsr

Mas nao tenho certeza. rsrsr

Que bom mesmo e sorte da pessoa que trabalha contigo.

Hoje tive uma aula sobre legislação e etica, o assunto principal foi a lei do reconhecimento do "tecnico". alguem ja ouviu falar do CREA?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/08/2014

Verdade.

Nao quero ser preconceituoso nem nada do tipo, mas qdo eu estava na faculdade percebi pessoas fazendo o curso que fizeram uma etec, maravilha.. isso eh legal, mas que estavam ca%$#@$do e andando para a faculdade.

Tratavam as aulas como lixo, sem contar outras pessoas que nao tinham nem nocao do que eh um sistema operacional nem nunca viu, sem levar em conta que usam pelo menos dois diferentes, no celular e no computador, e que aprenderam ou decoraram as regrinhas que foram passadas e conseguiram entregar algo que o professor pediu e com isso vao para o mercado de trabalho.

E muito possivelmente tomarao a vaga de outros que teriam todas as condicoes do mundo para desempenhar o cargo, mas que nao estudaram ou estao estudando.

De fato o pessoal que tem saido da faculdade nao tem preparacao, ou pouquissima preparacao, eh complicado, mas estao com grades que segundo as escolas sao impostas pelo MEC e trabalham com um tempo extremamente corrigo, entao eh passado por cima e sorte de quem consegue transcrever na prova aquilo que foi passado em sala, porque as vezes ate as questoes das provas sao iguais, passei por isso e fiquei decepcionado. rsrsr

Sem contar que fiquei reprovado em Banco de Dados por falta, por um motivo que nao conseguia ir a aula e o professor me orientou a falar com coordenacao e tal para verificar sobre e ate me propor a fazer uma prova para ser dispensado da materia e simplesmente disseram NAO, faltou, esta reprovado.

Meu professor na epoca, meio sem graca, nao o culpo, disse, um "Cara aprovado pelo mercado de trabalho nao eh aprovado pela faculda mesmo tendo as notas necessarioas para isso, eh muito complicado."

Mas, eh a vida e eh o que temos passado, entao, vamo pra cima pro o bicho ta pegando. rsrsr

Acho que eh isso. rsrsr

Abraco.

Linkando com essa discussão toda que está ótima, só acho que as faculdades estão preparando mt pouco o profissional para trabalhar na vida real.. colocando GRADES RIDÍCULAS e MATÉRIAS RIDÍCULAS.... venho percebendo que o aluno que sai da faculdade se não conhece o devmedia ou algum outro site/forum de informação e curso
o cara sai totalmente despreparado pq o nível em que o aluno saí da faculdade/universidade é DESESPERADOR!!!!!

complicado isso. ta cada vez pior.. o mercado está pedindo nível TOP só que o ensino não acompanha.. o ensino continua com aquelas aulas C/C++ e programação orientada a gato..
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/08/2014

Concordo Lucas e Alex.

cara o CREA aceita algumas areas de T.I, pelo menos entendi isso. me corrijam e falem o que achem por favor. hehehe
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/08/2014

Oi Roniere,

Nao sei quais areas, o que ja vi com relacao a CREA eram pessoas ligadas a construcao civil e corretores se nao me engano, essas coisas.

Talvez telefonia no que se refira a internet, tv e cabeamentos, essas coisas.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/08/2014

CREA(estadual).

Alex, esse orgão fiscaliza instituições de ensino, no nosso caso, a t.i, estamos inserido na parte industrial.

da uma olhada no print que tirei de uma instituição, os cursos regulamentados.

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/273948-20140903-164019.jpg[/img]
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

O CREA não é o ideial, mas por enquanto serve, é uma forma de comprovar que o profissional é habilitado. não sei se posso comparar com uma certificação.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/08/2014

kkk...

honestamente sao todas areas ligadas a infra estrutura.

neste caso ate faz sentido. rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/08/2014

kkk...

honestamente sao todas areas ligadas a infra estrutura.

neste caso ate faz sentido. rsrsr

Acrescentando informações importantes, quando se concorre a algum cargo publico de nivel tecnico, é obrigatorio possui cadastro junto ao CREA, ou seja, antes de iniciar um curso tecnologo ou tecnico procure saber se a instituição tem "permissão". muitas pessoas fazem concurso, passam e não podem ser nomeadas ao cargo por esses detalhes!
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/08/2014

huuummm...

Interessante.

Mas se o orgao ou instituicao tem reconhecimento do MEC e nao ser aceito por nao ter cadastro no CREA eh meio problematico, qual deve determinar a validade?

Mas isso eh mais uma hipotese, nao tenho conhecimento de causa. rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/08/2014

O que eu entendo é que, o MEC autoriza o curso a funcionar normalmente, mas o CREA é o unico que habilita o profissional.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/08/2014

eu nao sei. rsrsrsr

Se o curso nao for reconhecido pelo mec nao adianta o CREA habilitar o caboco, a nao ser que o CREA nao tenha criterio de certificar como habilitado alguem que nao tenha formacao. rsrsr

mas como disse, eu nao sei. rsrsr
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

Boa as informações hein!
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/08/2014

eu nao sei. rsrsrsr

Se o curso nao for reconhecido pelo mec nao adianta o CREA habilitar o caboco, a nao ser que o CREA nao tenha criterio de certificar como habilitado alguem que nao tenha formacao. rsrsr

mas como disse, eu nao sei. rsrsr

Pelo que entendi, o MEC autoriza uma instituição a lecionar, a instituição da o conhecimento e nem sempre o CREA está incluso.
Para uma instituição possuir o reconhecimento do MEC é exigido uma serie de coisas, com o CREA, mais ainda. hehehe
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

14/08/2014

blz...

mas como diria aquele sabio...

sei la entende? rsrsr

mas eh interessante saber destas coisas.

Obrigado.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/08/2014

É sempre bom saber, muita gente fala, "não sei pra que? uma disciplina de direito no curso, é só para encher linguiça", cuidado, não é assim.hehehe
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Tudo depende do profissional se puxar e se antenar...
As universidades ensinam C++ pois é ali que se aprende lógica de programação, tanto que até as faculdades de engenharia estão ensinando lógica C++.
A base de todo analista e desenvolvedor de sistemas é lógica de programação. De nada adianta vc aprender a utilizar os frameworks e as ferramentas que são utilizadas nas empresas se vc não tem capacidade, não aprender, a lógica das funcionalidades de um componente que vc utiliza.
As instituições que conheço oferecem uma boa base curricular, as pessoas é que tem mania de querer dar um passo maior q a perna e entrar no mercado de trabalho com imaturidade profissional. Conheço profissionais q trabalham na área a muitos anos e conseguem dizer q engenharia de software não se utiliza pra nada, sendo que a engenharia de software é a mãe de cada tarefa q realizamos no dia-a-dia.
GOSTEI 1
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/08/2014

Eu acho que isso depende de muita coisa...alem da universidade/faculdade até o aluno.
GOSTEI 1
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

Eu acho que isso depende de muita coisa...alem da universidade/faculdade até o aluno.

pra variar depende de tudo um pouco.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

14/08/2014

Que coisa, não? Aqui nós desempenhamos 10 funções ao mesmo tempo e recebemos um único salário, menor que a metade do menor salário dessa lista.
Ô dureza...
GOSTEI 0
Rachel Andrade

Rachel Andrade

14/08/2014

Gente, por favor, alguém pode me explicar a diferença entre Programador .NET e Analista .NET?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Que coisa, não? Aqui nós desempenhamos 10 funções ao mesmo tempo e recebemos um único salário, menor que a metade do menor salário dessa lista.
Ô dureza...

Isso que é injusto, Joel...
Eles pagam pouco pra um profissional q tem q fazer o trabalho de vários profissionais, e vc tem que ter esse conhecimento todo pois é cobrado de vc, existem prazos a cumprir, tem q se virar nos 30 quando tem que aprender algo novo e no final ainda é julgado.
E o pior de tudo é que esse profissional, na maioria das vezes, não função definida, então, ele não tem nada que comprove que ele faz tudo o que faz e isso desvaloriza o curriculum dele. Ele só tem o conhecimento, que sem dúvida é o essencial, mas ele sempre vai se sentir desvalorizado por essas questões...
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

Ô dureza...

Nessa questão existe um dilema, o profissional faz uma especialização para ir para uma area especifica, alem de acumular "titulos" e "especializações" ele tambem irá acumular os trabalhos...hehehe
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

Cuidados com cursos, especializações...pode ser um tiro no pé.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Não é tiro no pé, fazer uma especialização é ótimo, se adquire um conhecimento muito bom. O problema é que as empresas não pagam o salário de especialista e ai acontece como o Joel falou, o profissional desempenha inúmeras funções e ganha pouco.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

O problema tambem é não está na area e fazer uma especialização requer tempo e dinheiro, quando se faz o profissional quer por em pratica isso, caso contrario é tempo perdido, passa-se o tempo...enfim...complicado.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

14/08/2014

O problema, Eduardo, não está em você ter o conhecimento sobre vários assuntos (fazer pós, cursos, especializações, etc.). A questão é que as empresas utilizam do seu conhecimento sem dar o devido valor.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

14/08/2014

Aqui eu entrei para programar em Delphi, ainda como estágio, aí logo o chefe veio me perguntar como estavam meus conhecimentos de C#. Em seguida tive de assumir projetos em C# também. Esses dias ele ainda veio levantar a possibilidade de nós estudarmos (eu, né) Java para um projeto específico.

De vez em quando faço papel de analista, pois tenho que visitar o cliente para levantar requisitos e apresentar protótipos. Ainda faço suporte de vez em quando.

Aí alguém pode perguntar: se você tem o conhecimento, o que custa utilizá-lo?

Custa justamente o meu esforço para aprender. Se eu me "valorizei" enquanto profissional, busquei aprender, tirar certificações, etc, é justo que eu não seja reconhecido da forma como realmente faz sentido, ou seja, financeiramente? Eu programo porque gosto, e sou muito feliz fazendo o que faço, mas eu trabalho para ganhar dinheiro.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

14/08/2014

Disse tudo Joel! Concordo com cada palavra.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

O problema, Eduardo, não está em você ter o conhecimento sobre vários assuntos (fazer pós, cursos, especializações, etc.). A questão é que as empresas utilizam do seu conhecimento sem dar o devido valor.

Essa é a questão Joel, nem sempre será vantajoso para o profissional querer mudar/aumentar o cargo em pouco tempo, já que a empresa nem liga para isso, mas se o profissional pensa em sair para ir para algo melhor, bom!
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

14/08/2014

Já eu acho que se você tiver a possibilidade de melhorar seu currículo, deve fazer sempre. A menos que você não tenha expectativa de crescimento nenhuma, então sente-se e espere o tempo passar, conformado com o que tem hoje.
Se a empresa não valorizar, pelo menos será mais fácil conseguir algo melhor.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/08/2014

Já eu acho que se você tiver a possibilidade de melhorar seu currículo, deve fazer sempre. A menos que você não tenha expectativa de crescimento nenhuma, então sente-se e espere o tempo passar, conformado com o que tem hoje.
Se a empresa não valorizar, pelo menos será mais fácil conseguir algo melhor.

Foi isso que quis descrever, essa é a logica a seguir!
GOSTEI 0
POSTAR