Acessar variavel de form ativo
Olá Pessoal, seguinte
tenho uma unit, no caso sozinha, sem form, nela coloco todas as funções q uso com frequencia no sistema e essas funções podem ser acessada de vários forms.
gostaria de saber se tem como eu ler o valor de uma variavel de um form q esteja chamando a função naquele momento??, ou seja, a variavel do form ativo naquele momento..
quero algo do tipo:
se alguem tiver alguma idéia..estou no aguardo..
obrigado..
tenho uma unit, no caso sozinha, sem form, nela coloco todas as funções q uso com frequencia no sistema e essas funções podem ser acessada de vários forms.
gostaria de saber se tem como eu ler o valor de uma variavel de um form q esteja chamando a função naquele momento??, ou seja, a variavel do form ativo naquele momento..
quero algo do tipo:
if FormQChamouAFunção.Variável = ´VALOR´ then etc etc etc
se alguem tiver alguma idéia..estou no aguardo..
obrigado..
Thiago Coleti
Curtidas 0
Respostas
Rjun
22/09/2006
Basta você deixar essa variável na área de declarações publicas do seu form. Eu particularmente não gosto disso. Recomendo que você defina uma propriedade para acessar esse valor.
GOSTEI 0
Will
22/09/2006
Para saber o form ativo use:
[color=green:a79eb7a035]Screen.ActiveForm
[/color:a79eb7a035]
Para o resto use sua criatividade. Uma das coisas que tem que pensar é qual o tipo do Form para você acessar a variável. Normalmente todos os Forms que forem chamar a sua função devem ser herdados de um único que tenha a variável declarada.
[color=green:a79eb7a035]Screen.ActiveForm
[/color:a79eb7a035]
Para o resto use sua criatividade. Uma das coisas que tem que pensar é qual o tipo do Form para você acessar a variável. Normalmente todos os Forms que forem chamar a sua função devem ser herdados de um único que tenha a variável declarada.
GOSTEI 0