Fórum Acessar variavel de form ativo #329929
22/09/2006
0
Olá Pessoal, seguinte
tenho uma unit, no caso sozinha, sem form, nela coloco todas as funções q uso com frequencia no sistema e essas funções podem ser acessada de vários forms.
gostaria de saber se tem como eu ler o valor de uma variavel de um form q esteja chamando a função naquele momento??, ou seja, a variavel do form ativo naquele momento..
quero algo do tipo:
se alguem tiver alguma idéia..estou no aguardo..
obrigado..
tenho uma unit, no caso sozinha, sem form, nela coloco todas as funções q uso com frequencia no sistema e essas funções podem ser acessada de vários forms.
gostaria de saber se tem como eu ler o valor de uma variavel de um form q esteja chamando a função naquele momento??, ou seja, a variavel do form ativo naquele momento..
quero algo do tipo:
if FormQChamouAFunção.Variável = ´VALOR´ then etc etc etc
se alguem tiver alguma idéia..estou no aguardo..
obrigado..
Thiago Coleti
Curtir tópico
+ 0
Responder
Rjun
Basta você deixar essa variável na área de declarações publicas do seu form. Eu particularmente não gosto disso. Recomendo que você defina uma propriedade para acessar esse valor.
Responder
Gostei + 0
24/09/2006
Will
Para saber o form ativo use:
[color=green:a79eb7a035]Screen.ActiveForm
[/color:a79eb7a035]
Para o resto use sua criatividade. Uma das coisas que tem que pensar é qual o tipo do Form para você acessar a variável. Normalmente todos os Forms que forem chamar a sua função devem ser herdados de um único que tenha a variável declarada.
[color=green:a79eb7a035]Screen.ActiveForm
[/color:a79eb7a035]
Para o resto use sua criatividade. Uma das coisas que tem que pensar é qual o tipo do Form para você acessar a variável. Normalmente todos os Forms que forem chamar a sua função devem ser herdados de um único que tenha a variável declarada.
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)