Active Directory - Mais informações
A principio minha fonte de pesquisa [url]http://www.tndbrasil.com.br/o-que-e-active-directory-pra-que-serve/[/url]
Roniere Almeida
Respostas
Jothaz
29/04/2015
Infelizmente o AD não tem a função de bloqueio e liberação de determinados sites ...
Isso é uma função para um proxy ou firewall (squid/iptables - linux) ou (isa server - microsoft). Ai você usa o AD para efetuar o bloqueio.
Mas as outras tarefas é possível. A ideia é ter um base de usuário única e centralizada.
Randrade
29/04/2015
Você tem que ser um pouco mais específico. Você está falando apenas de Internet ou da rede? Essas duas coisas são "diferentes", ao se tratar da infra.
Roniere Almeida
29/04/2015
Jothaz
29/04/2015
Simples:
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/418027-20150429-162233.png[/img]
Complexo:
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/418027-20150429-162246.png[/img]
Alex Lekao
29/04/2015
O uso do AD eh bem amplo, tudo depende do que vc quer implementar utilizando o mesmo.
Como foi explicado para bloqueio de internet, etc, vc tera que utilizar proxys ou firewall, alguns appliances que fazem bem o trabalho de firewall(eh bem mais coisas que isso) sao SonicWall, Merac, entre outros.
basicamente, bem basicamente mesmo, vc com o AD vai "controlar" as maquinas da rede e o acesso aos compartilhamentos etc, alem dos controles de usuarios e niveis de usuarios, alem de integracoes especificas com outros programas de controle como o firewall mencionado.
Precisariamos discorrer um pouco mais a respeito de necessidade e usabilidade do recurso.
Abraco.
Roniere Almeida
29/04/2015
Alex, não da ainda para discorrer sobre o assunto, ainda conheço pouco, mas queria conhecer mais...
Edvaldo Amorim
29/04/2015
E com o AD do Windows posso tambem incluir estações Linux?
Alex Lekao
29/04/2015
Utilizamos aqui em conjunto com outros softwares e appliance de firewall, alem de outras ferramentas MS que a instegracao eh excelente.
Se nao estou enganado o RHEL(Red Hat Enterprise Linux) oferece recursos similiares, a RH(Red Hat) deixou de ser gratuito a muito tempo para entrar no mercado corporativo, assim como a MS, eles oferecem bastante recursos, e existem bastante utilitarios.
Eh possivel sim, mas apenas para inventario de maquinas, vc nao conseguira atribuir polices por exemplo, executar arquivos de lote de inicio, entre outras coisas, o recurso eh bastante "limitado", como nao sou expert, posso estar enganado.
basicamente eh um pouco trabalhoso e tem que fazer bastante trabalho manual para integrar AD com Linux, mas com as versoes mais novas, basicamente vc informa se ela pertence a um dominio e o dns do controlador de dominio e ja esta pronto, no windows eh praticamente so isso que tem que fazer. rsrsr
Desculpem nao passar informacoes mais precisas e concisas, mas nao sou expert no assunto de administracao de servidores/redes e nem em infraestrutura.
Abraco.
Edvaldo Amorim
29/04/2015
Alex Lekao
29/04/2015
Mas o que basicamente ele tem, uma das estruturas, eh o controle de usuarios e computadores, nele vc tem listado todos os usuarios pertencentes ao dominio e todas as maquinas inseridas ao dominio, quer sejam linux ou windows, talvez possamos dizer que seja um banco de dados do AD, talvez nao seja a melhor definicao, mas vamos usa-la. rsrsr
Edvaldo Amorim
29/04/2015
Roniere Almeida
29/04/2015
Jothaz
29/04/2015
Agora é!
Alex Lekao
29/04/2015
normalmente referenciamos aquilo que seria o mais proximo ou mais natual para nos. rsrs
sim eh pago.
Roniere Almeida
29/04/2015
Jothaz
29/04/2015
Para estudo não existe dificuldade!
Você não tem compromissos com custos, prazos, nem de entregar um produto é só aprender, qualquer coisa é lucro.
Um grande poeta já dizia: "Pra dançar creu tem que ter disposição".
Para atuar na área de TI também é preciso tem muita disposição! kkkkkkkkkkkkkk
Alex Lekao
29/04/2015
Eles tem a versao sem suporte e sem custos, que eh o CentOS, que eh praticamente identico ao RHEL, mas sem as logos, ele vc pode instalar e utilizar a vontade, so nao tem suporte e nem paga, tem uma comunidade onde vc pode tirar duvidas, etc.
Alex Lekao
29/04/2015
fanfarrao. rsrsr
### brincadeira viu =) ###
Para estudo não existe dificuldade!
Você não tem compromissos com custos, prazos, nem de entregar um produto é só aprender, qualquer coisa é lucro.
Um grande poeta já dizia: "Pra dançar creu tem que ter disposição".
Para atuar na área de TI também é preciso tem muita disposição! kkkkkkkkkkkkkk
Roniere Almeida
29/04/2015
Alex
CentOS é parecido com RedHat?
Alex Lekao
29/04/2015
Eles sao identificos, diferenca basica os logos e o custo e suporte.
Pode ser que tenha mais alguma diferenca mas desconheco.rsrsr
Alex
CentOS é parecido com RedHat?
Roniere Almeida
29/04/2015
Alex Lekao
29/04/2015
Se nao estou enganado Ubuntu tem essa separacao.
No Caso do CentOS ele pode tanto ser usado como Servidor, quanto estacao.
Nas versoes mais recentes, se nao estou enganado a partir da 6, vc tem a opcao de escolha para o tipo de instalacao Desktop, Minimal Desktop, Server, WebServer, etc.
Essas opcoes sao apenas para facilitar a nossa vida, que ao escolher esse tipo ele ja instala por padrao alguns pacotes a mais.
Exemplo:
Desktop instala Libre Office;
Webserver instala apache.
Como disse nos demais nao tenho certeza.
Acredito que todos devam estar fazendo caminhando para isso(versao desktop e server).
Abraco.
Roniere Almeida
29/04/2015
Edvaldo Amorim
29/04/2015
[url]https://www.youtube.com/watch?v=V0Kx5xNyRtU&list=PLucm8g_ezqNoaPtUltTB5NCFh0S9g8YEk[/url]
Roniere Almeida
29/04/2015
Edvaldo Amorim
29/04/2015
Carlos Oliveira
29/04/2015
[url]http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/2419.instalando-e-configurando-o-active-directory-no-windows-server-2008-pt-br.aspx[/url]
Roniere Almeida
29/04/2015
Edvaldo Amorim
29/04/2015
Carlos Oliveira
29/04/2015
Alex Lekao
29/04/2015
precisando eh so falar, se eu souber eu ajudo. rsrsr
Abraco.
Roniere Almeida
29/04/2015
Alex Lekao
29/04/2015
Sem crise.
Estou em velocidade reduzida, mas quem sabe num futuro proximo eu nao consiga dedicar mais tempo ao forum. rsrsr
Mas por hora, estou afastado. rsrs
Roniere Almeida
29/04/2015
Alex Lekao
29/04/2015
Roniere Almeida
29/04/2015
[url]https://www.devmedia.com.br/forum/linux-ubuntu-nao-inicializa/518813[/url]
Alex Lekao
29/04/2015
Roniere Almeida
29/04/2015