Active Directory - Mais informações

29/04/2015

0

Lendo a respeito de Active Directory, mas especificamente com Windows Server 2008, pelo que entendi, ele funciona como um centralizador, organizador de maquinas em uma rede, essa base eu tenho uma noção, mas apartir do Active Directory posso bloquear acesso a rede de determinadas maquinas, bloqueio de internet...etc?

A principio minha fonte de pesquisa [url]http://www.tndbrasil.com.br/o-que-e-active-directory-pra-que-serve/[/url]
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Responder

Posts

29/04/2015

Jothaz

Dá uma olhada [url:descricao=O que é Active Directory, topologia física e lógica? ]https://technet.microsoft.com/pt-br/library/jj206711.aspx[/url] que é bem completo.

Infelizmente o AD não tem a função de bloqueio e liberação de determinados sites ...

Isso é uma função para um proxy ou firewall (squid/iptables - linux) ou (isa server - microsoft). Ai você usa o AD para efetuar o bloqueio.

Mas as outras tarefas é possível. A ideia é ter um base de usuário única e centralizada.
Responder

29/04/2015

Randrade

O AD você consegue bloquear usuário, até onde eu conheço, não é no AD que você faz esse controle.
Você tem que ser um pouco mais específico. Você está falando apenas de Internet ou da rede? Essas duas coisas são "diferentes", ao se tratar da infra.
Responder

29/04/2015

Roniere Almeida

Realmente não tenho muita ideia, apenas o basicão e superficial mesmo! Valeu pelo link.
Responder

29/04/2015

Jothaz

Talvez as imagens abaixo lhe ajude a visualizar a parada.


Simples:

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/418027-20150429-162233.png[/img]


Complexo:

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/418027-20150429-162246.png[/img]
Responder

29/04/2015

Alex Lekao

Ola Roniere,

O uso do AD eh bem amplo, tudo depende do que vc quer implementar utilizando o mesmo.

Como foi explicado para bloqueio de internet, etc, vc tera que utilizar proxys ou firewall, alguns appliances que fazem bem o trabalho de firewall(eh bem mais coisas que isso) sao SonicWall, Merac, entre outros.

basicamente, bem basicamente mesmo, vc com o AD vai "controlar" as maquinas da rede e o acesso aos compartilhamentos etc, alem dos controles de usuarios e niveis de usuarios, alem de integracoes especificas com outros programas de controle como o firewall mencionado.

Precisariamos discorrer um pouco mais a respeito de necessidade e usabilidade do recurso.

Abraco.
Responder

29/04/2015

Roniere Almeida

As imagens valeram mais que mil palavras Jothaz, hehehe...agora sim deu para ter uma noção melhor.

Alex, não da ainda para discorrer sobre o assunto, ainda conheço pouco, mas queria conhecer mais...
Responder

29/04/2015

Edvaldo Amorim

Existe algo parecido no Linux Server?

E com o AD do Windows posso tambem incluir estações Linux?
Responder

30/04/2015

Alex Lekao

Tambem nao conheco muito a respeito, mas pelo fato de trabalhar com ele, acabo tendo um bom contato.

Utilizamos aqui em conjunto com outros softwares e appliance de firewall, alem de outras ferramentas MS que a instegracao eh excelente.

Alex, não da ainda para discorrer sobre o assunto, ainda conheço pouco, mas queria conhecer mais...



Se nao estou enganado o RHEL(Red Hat Enterprise Linux) oferece recursos similiares, a RH(Red Hat) deixou de ser gratuito a muito tempo para entrar no mercado corporativo, assim como a MS, eles oferecem bastante recursos, e existem bastante utilitarios.

Existe algo parecido no Linux Server?


Eh possivel sim, mas apenas para inventario de maquinas, vc nao conseguira atribuir polices por exemplo, executar arquivos de lote de inicio, entre outras coisas, o recurso eh bastante "limitado", como nao sou expert, posso estar enganado.

basicamente eh um pouco trabalhoso e tem que fazer bastante trabalho manual para integrar AD com Linux, mas com as versoes mais novas, basicamente vc informa se ela pertence a um dominio e o dns do controlador de dominio e ja esta pronto, no windows eh praticamente so isso que tem que fazer. rsrsr

E com o AD do Windows posso tambem incluir estações Linux?


Desculpem nao passar informacoes mais precisas e concisas, mas nao sou expert no assunto de administracao de servidores/redes e nem em infraestrutura.

Abraco.
Responder

30/04/2015

Edvaldo Amorim

Tipo um banco de dados de apenas registro, é isso que quis dizer?
Responder

30/04/2015

Alex Lekao

nao entendi. rsrsr

Mas o que basicamente ele tem, uma das estruturas, eh o controle de usuarios e computadores, nele vc tem listado todos os usuarios pertencentes ao dominio e todas as maquinas inseridas ao dominio, quer sejam linux ou windows, talvez possamos dizer que seja um banco de dados do AD, talvez nao seja a melhor definicao, mas vamos usa-la. rsrsr

Tipo um banco de dados de apenas registro, é isso que quis dizer?
Responder

30/04/2015

Edvaldo Amorim

É o mais proximo do meu nivel de pensamento, mas vou melhora-lo, pode deixar!!! hehehe
Responder

30/04/2015

Roniere Almeida

Vc já falou, mas não lembro, é pago não é o RedHat?
Responder

30/04/2015

Jothaz

Vc já falou, mas não lembro, é pago não é o RedHat?


Agora é!
Responder

30/04/2015

Alex Lekao

normal...

normalmente referenciamos aquilo que seria o mais proximo ou mais natual para nos. rsrs

É o mais proximo do meu nivel de pensamento, mas vou melhora-lo, pode deixar!!! hehehe



sim eh pago.

Vc já falou, mas não lembro, é pago não é o RedHat?
Responder

30/04/2015

Roniere Almeida

Mas existe a possibilidade de usa-lo para estudo, sem que ocorra problemas ou é mais complicado que os produtos da Microsoft.
Responder

APRENDA A PROGRAMAR DO ZERO AO PROFISSIONAL

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar