ADO X DBExpress

Delphi

09/05/2006

Galera,
gostaria de saber quais as vantagens de se usar componentes de acessoa a dados da palheta ADO ou da palheta DBExpress

ou quando seria mais aconselhavel usar uma ou a outra ?

obs: para acessar banco Firebird

Fabiano Góes

Fabiano Góes

Curtidas 0

Respostas

Romulocpd

Romulocpd

09/05/2006

Com certeza o dbExpress será melhor pois usando ADO vc irá conectar via OleDB ou ODBC. Nesta forma você sempre terá qu einstalar alguma coisa na maquina cliente, fora que se for Windows98 terá que instalar MDAC em cada estação.

com dbExpress não terá estes problemas. Eu uso a ZeosLib e a única coisa que envio junto com o programa é FBCLIENT.DLL que fica junto com o executável. Pronto! Tudo rodando show de bola!

GOSTEI 0
Rafael Gomes

Rafael Gomes

09/05/2006

eu utilizo ADO, me atende muito bem ... sim, o MDAC anda de maos dadas com o ADO, na verdade o ADO é parte integrante desta tecnologia chamada MDAC ...

utilizando ODBC é realmente muito mais trabalhoso implementar com ADO, mas se voce conseguir um driver OleDB atualizado e freeware para utilizar no seu banco de dados, o que é muito dificil, entao eu utilizaria ADO ...

ADO possui alguns recursos interessantes, nunca estudei as outras tecnologias a fundo, mas o ADO é bem flexivel ...

eu que sempre utilizei ADO começo a duvidar do seu poder,

outra coisa a levar em conta é o fato de que nas novas versões do Windows, o MSDASQL nao vai mais existir entao nao sei como que vai ficar a situação ....

[..]s

GOSTEI 0
Fabiano Góes

Fabiano Góes

09/05/2006

Com certeza o dbExpress será melhor pois usando ADO vc irá conectar via OleDB ou ODBC. Nesta forma você sempre terá qu einstalar alguma coisa na maquina cliente, fora que se for Windows98 terá que instalar MDAC em cada estação.

O que é MDAC ?????

GOSTEI 0
Fabiano Góes

Fabiano Góes

09/05/2006

Bom a minha situação é a seguinte :

Tenho um sistema que está sendo apresentado como Piloto,
Foi desenvolvido em Delphi 7 -> ADO -> Firebird 1.5

Porem a empresa que esta comprando o sistema já tem interesse em usar SQL Server

ai a minha duvida:

Uso ADO ou dbExpress ??????

obs: a performace e um ponto crucial para este sistema e o mesmo processa arquivos extremamente grandes, chega a processar arquivos de 80.000 até 100.000 de uma vez

Preciso de sugestões galera, Prós e contras !!!!!!
quem puder me ajudar eu agradeço muito !!!

GOSTEI 0
Bon Jovi

Bon Jovi

09/05/2006

dbExpress pra SQL Server também usa OLE DB. Mas em testes que fiz uns anos atrás dbExpress se mostrou um pouco mais rápido. Mas por confiança prefiro ADO, ainda mais pra SQL Server.

GOSTEI 0
Romulocpd

Romulocpd

09/05/2006

MDAC é justamente o ADO. MDAC é o conjunto de ferramentas e componentes da Microsoft para acesso a bancos de dados. Quando vai distribuir sua aplicação tem que enviar junto pois o ADO tem versões. Em VB eu uso ADO 2.8 então se vou instalar meu sistema em Win98, como tenho clientes com notebooks, eu tenho que instalar o sistema + driver ODBC do firebird + MDAC pra instala ro ADO na maquina do cliente.

Ja com o Zeos eu mando o FBCLIENT.DLL e pronto.

GOSTEI 0
Andremuller

Andremuller

09/05/2006

DBExpress funciona bem para Firebird, SQLServer ou aplicações que precisam rodar nos dois bancos.

Se no seu caso performance é imprescindível deves optar pelo DBExpress, que nos meus testes é bem mais rápido, sendo que quando maior o volume de dados o qual eu apliquei as duas tecnologias, mas DBExpress se distanciava de ADO.

GOSTEI 0
Romulocpd

Romulocpd

09/05/2006

E para trabalhar com SQL Server com certeza absoluta usar ADO será a melhor opção.

GOSTEI 0
Fabiano Góes

Fabiano Góes

09/05/2006

Valeu galera pela atenção que me foi muito útil,

só mais 2 duvidas:

1 :
O meu sistema piloto esta rodando com Firebird, que vantagem eu teria em mudar para o SQLServer ?

2:
Tem como rodar SQLSever e firebird em um mesmo Servidor ?

GOSTEI 0
Andremuller

Andremuller

09/05/2006

1. SQLServer: mais robusto, mais rápido, mais recursos, resumidamente superior. Mas pago e pesado, precisa de um bom servidor dedicado.

2. Sem problema algum

GOSTEI 0
Rafael Gomes

Rafael Gomes

09/05/2006

MDAC é justamente o ADO. MDAC é o conjunto de ferramentas e componentes da Microsoft para acesso a bancos de dados. Quando vai distribuir sua aplicação tem que enviar junto pois o ADO tem versões. Em VB eu uso ADO 2.8 então se vou instalar meu sistema em Win98, como tenho clientes com notebooks, eu tenho que instalar o sistema + driver ODBC do firebird + MDAC pra instala ro ADO na maquina do cliente. Ja com o Zeos eu mando o FBCLIENT.DLL e pronto.

MDAC é um pacote da microsft que é composto de diversas tecnologias, ( Microsoft Data Access Components), na verdade o ADO é parte integrante desse pacote que inclui também, ODBC, OLEDB ... RDS ...

pra usar o firebird eu recomendo componentes de acesso direto se nao houver possibilidade de mudança de banco de dados, no seu caso, como pretende-se mudar pra SQL Server USE o ADO, a microsoft disponibiliza o driver oledb apropriado para a conexao com o banco de dados, lembrando, diz a lenda, e ja li em alguns livros, que o driver oledb da microsoft para o SQL server é ineficiente com mais de 5 conexoes simultaneas, mas nunca testei!!

lembrando apenas,
isso é minha humilde opiniao!

[..]ss

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

09/05/2006

[quote:70cf1153ca=´Rafael Gomes´] lembrando, diz a lenda, e ja li em alguns livros, que o driver oledb da microsoft para o SQL server é ineficiente com mais de 5 conexoes simultaneas...[/quote:70cf1153ca]

Isso é bobagem. O que acontece é que o MSDE, uma espécie de versão FREE do SQL Server tem uma perda de desempenho com mais de 5 conexões. Isso é proposital para que os clientes migrem para um SQL Server. Mas mesmo assim, você ainda pode usar o MSDE, desde que sua base de dados não ultrapasse 2 GB. O SQL Server 2005 Express que é a versão FREE do SQL Server 2005 suporta bases de até 4 GB. A Oracle também possui uma versão FREE do seu banco de dados com as mesmas limitações do sistema da Microsoft. A IBM está lançando uma versão FREE do DB2, sem limitação de tamanho.

GOSTEI 0
Rafael Gomes

Rafael Gomes

09/05/2006

[quote:23be7a67e2=´Rafael Gomes´] lembrando, diz a lenda, e ja li em alguns livros, que o driver oledb da microsoft para o SQL server é ineficiente com mais de 5 conexoes simultaneas...

Isso é bobagem. O que acontece é que o MSDE, uma espécie de versão FREE do SQL Server tem uma perda de desempenho com mais de 5 conexões. Isso é proposital para que os clientes migrem para um SQL Server. Mas mesmo assim, você ainda pode usar o MSDE, desde que sua base de dados não ultrapasse 2 GB. O SQL Server 2005 Express que é a versão FREE do SQL Server 2005 suporta bases de até 4 GB. A Oracle também possui uma versão FREE do seu banco de dados com as mesmas limitações do sistema da Microsoft. A IBM está lançando uma versão FREE do DB2, sem limitação de tamanho.[/quote:23be7a67e2]

anotado entao!!!
e muito bom saber!!
agora entao nao resta duvidas pra, ao menos pra mim,
ADO!!

[..]s

GOSTEI 0
Fabiano Góes

Fabiano Góes

09/05/2006

Alguem sabe me dizer se :

O SQL Server 2005 Express

instala automaticamente alguma ferrementa grafica ?
o se existe alguma ferramenta grafica, tipo IBExpert do Firebird ?

pois o SQL Server mesmo, instala ferramentas graficas

GOSTEI 0
Romulocpd

Romulocpd

09/05/2006

Sim,

O SQL Server tem uma ferramenta grátis :

SQL Server Management Studio Express CTP

porém você pode instalar as ferramentas de cliente do SQL Server 2k que funcionam perfeitamente.

GOSTEI 0
Andremuller

Andremuller

09/05/2006

O MSDE não instala.
Quando instalo o MSDE tenho usado a versão free do AquaDataStudio para gerenciar as bases, ou fazendo por script mesmo.

GOSTEI 0
POSTAR