Fórum ADO X DBExpress #320966
09/05/2006
0
gostaria de saber quais as vantagens de se usar componentes de acessoa a dados da palheta ADO ou da palheta DBExpress
ou quando seria mais aconselhavel usar uma ou a outra ?
obs: para acessar banco Firebird
Fabiano Góes
Curtir tópico
+ 0Posts
09/05/2006
Romulocpd
com dbExpress não terá estes problemas. Eu uso a ZeosLib e a única coisa que envio junto com o programa é FBCLIENT.DLL que fica junto com o executável. Pronto! Tudo rodando show de bola!
Gostei + 0
09/05/2006
Rafael Gomes
utilizando ODBC é realmente muito mais trabalhoso implementar com ADO, mas se voce conseguir um driver OleDB atualizado e freeware para utilizar no seu banco de dados, o que é muito dificil, entao eu utilizaria ADO ...
ADO possui alguns recursos interessantes, nunca estudei as outras tecnologias a fundo, mas o ADO é bem flexivel ...
eu que sempre utilizei ADO começo a duvidar do seu poder,
outra coisa a levar em conta é o fato de que nas novas versões do Windows, o MSDASQL nao vai mais existir entao nao sei como que vai ficar a situação ....
[..]s
Gostei + 0
09/05/2006
Fabiano Góes
O que é MDAC ?????
Gostei + 0
09/05/2006
Fabiano Góes
Tenho um sistema que está sendo apresentado como Piloto,
Foi desenvolvido em Delphi 7 -> ADO -> Firebird 1.5
Porem a empresa que esta comprando o sistema já tem interesse em usar SQL Server
ai a minha duvida:
Uso ADO ou dbExpress ??????
obs: a performace e um ponto crucial para este sistema e o mesmo processa arquivos extremamente grandes, chega a processar arquivos de 80.000 até 100.000 de uma vez
Preciso de sugestões galera, Prós e contras !!!!!!
quem puder me ajudar eu agradeço muito !!!
Gostei + 0
10/05/2006
Bon Jovi
Gostei + 0
10/05/2006
Romulocpd
Ja com o Zeos eu mando o FBCLIENT.DLL e pronto.
Gostei + 0
10/05/2006
Andremuller
Se no seu caso performance é imprescindível deves optar pelo DBExpress, que nos meus testes é bem mais rápido, sendo que quando maior o volume de dados o qual eu apliquei as duas tecnologias, mas DBExpress se distanciava de ADO.
Gostei + 0
10/05/2006
Romulocpd
Gostei + 0
10/05/2006
Fabiano Góes
só mais 2 duvidas:
1 :
O meu sistema piloto esta rodando com Firebird, que vantagem eu teria em mudar para o SQLServer ?
2:
Tem como rodar SQLSever e firebird em um mesmo Servidor ?
Gostei + 0
10/05/2006
Andremuller
2. Sem problema algum
Gostei + 0
10/05/2006
Rafael Gomes
MDAC é um pacote da microsft que é composto de diversas tecnologias, ( Microsoft Data Access Components), na verdade o ADO é parte integrante desse pacote que inclui também, ODBC, OLEDB ... RDS ...
pra usar o firebird eu recomendo componentes de acesso direto se nao houver possibilidade de mudança de banco de dados, no seu caso, como pretende-se mudar pra SQL Server USE o ADO, a microsoft disponibiliza o driver oledb apropriado para a conexao com o banco de dados, lembrando, diz a lenda, e ja li em alguns livros, que o driver oledb da microsoft para o SQL server é ineficiente com mais de 5 conexoes simultaneas, mas nunca testei!!
lembrando apenas,
isso é minha humilde opiniao!
[..]ss
Gostei + 0
10/05/2006
Rjun
Isso é bobagem. O que acontece é que o MSDE, uma espécie de versão FREE do SQL Server tem uma perda de desempenho com mais de 5 conexões. Isso é proposital para que os clientes migrem para um SQL Server. Mas mesmo assim, você ainda pode usar o MSDE, desde que sua base de dados não ultrapasse 2 GB. O SQL Server 2005 Express que é a versão FREE do SQL Server 2005 suporta bases de até 4 GB. A Oracle também possui uma versão FREE do seu banco de dados com as mesmas limitações do sistema da Microsoft. A IBM está lançando uma versão FREE do DB2, sem limitação de tamanho.
Gostei + 0
10/05/2006
Rafael Gomes
Isso é bobagem. O que acontece é que o MSDE, uma espécie de versão FREE do SQL Server tem uma perda de desempenho com mais de 5 conexões. Isso é proposital para que os clientes migrem para um SQL Server. Mas mesmo assim, você ainda pode usar o MSDE, desde que sua base de dados não ultrapasse 2 GB. O SQL Server 2005 Express que é a versão FREE do SQL Server 2005 suporta bases de até 4 GB. A Oracle também possui uma versão FREE do seu banco de dados com as mesmas limitações do sistema da Microsoft. A IBM está lançando uma versão FREE do DB2, sem limitação de tamanho.[/quote:23be7a67e2]
anotado entao!!!
e muito bom saber!!
agora entao nao resta duvidas pra, ao menos pra mim,
ADO!!
[..]s
Gostei + 0
11/05/2006
Fabiano Góes
O SQL Server 2005 Express
instala automaticamente alguma ferrementa grafica ?
o se existe alguma ferramenta grafica, tipo IBExpert do Firebird ?
pois o SQL Server mesmo, instala ferramentas graficas
Gostei + 0
11/05/2006
Romulocpd
O SQL Server tem uma ferramenta grátis :
SQL Server Management Studio Express CTP
porém você pode instalar as ferramentas de cliente do SQL Server 2k que funcionam perfeitamente.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)