Agenda de pacientes

Delphi

17/04/2011

Gostaria de saber como fazer parecido como a foto acima. Preciso muito disso. Agradeço desde já.
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

Curtidas 0

Respostas

Thiago Santana

Thiago Santana

17/04/2011

Amigo passe mais detalhes do que vc irá fazer com essa Agenda!
O que vc jah tem pronto? Assim fika mais fácil!
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

17/04/2011

Amigo passe mais detalhes do que vc irá fazer com essa Agenda!
O que vc jah tem pronto? Assim fika mais fácil!

Não, gostaria de criar. É uma agenda de horários, por exemplo:

Mostrar os agendamentos feitos em cada horário.

Exemplo:

08:00 Mostrar todos os agendamentos feitos nesse horário pelo nome e assim por diante.

GOSTEI 0
Alan Souza

Alan Souza

17/04/2011

vc pode procurar por componentes do tipo Scheduler (creio que libs mais novas como as da DevExpress tenham, mas pode ser achado componentes free), que já vai vir pronto.

Ou usar um TCtrlGrid para simular um grid igual esse da imagem, combinado com um TMonthCalendar para selecionar o dia.

Para a parte de dados vc pode vincular o TCtrlGrid em dataset de memória (TClientDataSet ou similar) com os campos dos horários e os pacientes selecionados.
GOSTEI 0
Fred

Fred

17/04/2011

vc pode procurar por componentes do tipo Scheduler (creio que libs mais novas como as da DevExpress tenham, mas pode ser achado componentes free), que já vai vir pronto.

Ou usar um TCtrlGrid para simular um grid igual esse da imagem, combinado com um TMonthCalendar para selecionar o dia.

Para a parte de dados vc pode vincular o TCtrlGrid em dataset de memória (TClientDataSet ou similar) com os campos dos horários e os pacientes selecionados.
  Tem como dispor um exemplo pra mim? Agradeceria muito. Nunca fiz isso.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

17/04/2011

Poderiam me ajudar, isso eu realmente não sei fazer.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

17/04/2011

Poderiam me ajudar, isso eu realmente não sei fazer.

Onde encontro o componente TCtrlGrid? Como fazer o que o colega listou? Estou perdidaço.
GOSTEI 0
Jackson Veiga

Jackson Veiga

17/04/2011

talvez você possa fazer com uma comboBox para selecionar o horario, e salvar o horario em um campo, uma listview que trabalha com colunas ou mesmo banco de dados.
quando o usuario selecionar a hora, o sistema verifica todas as entradas e exibe as que tiverem o mesmo horario que fora selecionado na combo!
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

17/04/2011

talvez você possa fazer com uma comboBox para selecionar o horario, e salvar o horario em um campo, uma listview que trabalha com colunas ou mesmo banco de dados.
quando o usuario selecionar a hora, o sistema verifica todas as entradas e exibe as que tiverem o mesmo horario que fora selecionado na combo!

Como usa Listview? Poderiam me dar uma luz? To meio perdido.
GOSTEI 0
Jackson Veiga

Jackson Veiga

17/04/2011

http://www.4shared.com/file/uk3v4mPf/Agenda_Eventos_2.html

Baixa o arquivo, eu fiz um pequeno exemplo pra vc, qualquer duvida so usar mei e-mail para contato:
jackson_eduardo_da_veiga@hotmail.com
o exemplo é bastante simples, mas era muito código pra por tudo em uma postagem.
espero ajudalo, caso não seja isso que você quer, respoda aqui no forum, e se for, deixa uma mensagem também para nos sabermos se deu certo e tals..
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

17/04/2011

Baixa o arquivo, eu fiz um pequeno exemplo pra vc, qualquer duvida so usar mei e-mail para contato:
o exemplo é bastante simples, mas era muito código pra por tudo em uma postagem.
espero ajudalo, caso não seja isso que você quer, respoda aqui no forum, e se for, deixa uma mensagem também para nos sabermos se deu certo e tals..
Ok, vou verificar mais tarde, ok? Agradeço por hora e qualquer dúvida posso mandar um email?
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

17/04/2011

Ok, vou verificar mais tarde, ok? Agradeço por hora e qualquer dúvida posso mandar um email?
    Dei uma olhada rápida na pasta, pois onde estou não tem delphi e percebi que está usando como bd um txt. Para usar com access é difícil a alteração?
GOSTEI 0
Jackson Veiga

Jackson Veiga

17/04/2011

Pode enviar um e-mail sim!

Dei uma olhada rápida na pasta, pois onde estou não tem delphi e percebi que está usando como bd um txt. Para usar com access é difícil a alteração?

Seria nescessário algumas adaptações, e não seria mais nescessário o uso do listview, pois você estaria utilizando um dbGrid para mostrar todos os dados cadastrados, tanto em access como em qualquer outro banco de dado.
Porém, access eu não entendo muito, pois nunca utilizei. Os bancos que eu sei usar são:
MySQL (principalmente)
e database desktop, aquele que instala junto com delphi.

Mas eu dificilmente utilizo Banco de Dados, até por que so programo por hobbie.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

17/04/2011

Pode enviar um e-mail sim!

Seria nescessário algumas adaptações, e não seria mais nescessário o uso do listview, pois você estaria utilizando um dbGrid para mostrar todos os dados cadastrados, tanto em access como em qualquer outro banco de dado.
Porém, access eu não entendo muito, pois nunca utilizei. Os bancos que eu sei usar são:
MySQL (principalmente)
e database desktop, aquele que instala junto com delphi.

Mas eu dificilmente utilizo Banco de Dados, até por que so programo por hobbie.

Acabei de ver seu exemplo. Bem legal mesmo, parabéns.

Preciso com DBGrid mesmo, tem que ser parecido com o postado. Pode ser um com banco que vc saiba, só preciso saber como fazer com dbgrid mesmo.

GOSTEI 0
Jackson Veiga

Jackson Veiga

17/04/2011

Estarei lhe fazendo e enviando um exemplo.
agora estou meio sem tempo, até segunda lhe enviarei.
com o DBGrid na verdade você não faz quase nada, ele simplesmente mostra os dados cadastrados no banco.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

17/04/2011

com o DBGrid na verdade você não faz quase nada, ele simplesmente mostra os dados cadastrados no banco.

Ok, obrigado por hora. Fico no aguardo.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

17/04/2011

Ok, obrigado por hora. Fico no aguardo.
Qual é o link mesmo para baixar o MySQL? Está no meu email e não estou em casa no momento. Tem como postar aqui também? Obrigado.
GOSTEI 0
Alan Souza

Alan Souza

17/04/2011

Link pro MySQL:
http://dev.mysql.com/downloads/

não tive muito tempo pra te explicar, mas o TCtrlGrid é o último componente da paleta DataControls (uso Delphi 7), vc linka ele como um TDBGrid mas configura o que quer colocar dentro da linha (botões, edit's, label's etc), a partir daí fica fácil montar em memória um DataSet e manipular os controles dentro do Grid.

Vou tentar montar um exemplo pra vc, só não sei se terei tempo :(
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

17/04/2011

Link pro MySQL:

não tive muito tempo pra te explicar, mas o TCtrlGrid é o último componente da paleta DataControls (uso Delphi 7), vc linka ele como um TDBGrid mas configura o que quer colocar dentro da linha (botões, edit's, label's etc), a partir daí fica fácil montar em memória um DataSet e manipular os controles dentro do Grid.

Ok, fico no aguardo. Obrigado pelo retorno. Estou precisando muito disso.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

17/04/2011

Link pro MySQL:

Ok, fico no aguardo. Obrigado pelo retorno. Estou precisando muito disso.
Jackson, conseguiu fazer pra mim?
GOSTEI 0
Jackson Veiga

Jackson Veiga

17/04/2011

O exemplo está feito, e esta hospedado no 4Shared, com os fontes e um componente chamado ZEOS, que facilita o uso do MySQL.
é necessario ter o MySQL e o ZEOS instalados corretamente para que o delphi compile corretamente!

link para download do exemplo:
http://www.4shared.com/file/6JOydBwO/Agenda_Eventos.html

O exemplo ficou bem simples, e precisa ser implementado para que fique bom, mas alí ja está um principio, e os principais codigos que você precisará.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

17/04/2011

O exemplo está feito, e esta hospedado no 4Shared, com os fontes e um componente chamado ZEOS, que facilita o uso do MySQL.
é necessario ter o MySQL e o ZEOS instalados corretamente para que o delphi compile corretamente!

link para download do exemplo:
http://www.4shared.com/file/6JOydBwO/Agenda_Eventos.html

O exemplo ficou bem simples, e precisa ser implementado para que fique bom, mas alí ja está um principio, e os principais codigos que você precisará.
Ok, Jackson. Vou dar uma olhada depois. Poderia passar o MySQL no 4shared? Não consigo baixar. Obrigado pela força, amigo.
GOSTEI 0
Jackson Veiga

Jackson Veiga

17/04/2011

Olá, o MySQL pode ser baixado na página que o amigo alanps falou.
Para windows a versão é a que está mais precisamente aqui:
http://dev.mysql.com/tech-resources/articles/mysql-installer-for-windows.html
No final da página há um link com o nome:
Download MySQL Installer >>
clique lá e faça o download normalmente.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

17/04/2011

Ok, agora consegui fazer o download. Vou analisar o seu exemplo e depois posto um comentário, ok?
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

17/04/2011

Ok, agora consegui fazer o download. Vou analisar o seu exemplo e depois posto um comentário, ok?
Jackson, como fazer para mostrar todos os cadastros de uma determinada data e hora numa mesma coluna do Grid ou outro componente, pode ser, caso não de com o DBGrid. Um exemplo é o Outlook. Uma outra dúvida, é gravar os dados diretamente no Grid escolhendo a data e hora? Sei que posso deixar o Grid como Edit true, mas queria saber a rotina para gravar no Banco ao dar enter.   Estou com essa dúvida na cabeça, se você tiver uma idéia ou sugestão melhor, aceito.
GOSTEI 0
Jackson Veiga

Jackson Veiga

17/04/2011

Olá, você pode procurar no google que ta cheio de tutoriais DE MySQL DELPHI
alguns Codigos MySQL Uteis:

adicionar item em um tabela:
 INSERT INTO tabela (CAMPO1, CAMPO2) values ('VALOR1', 'VALOR2');

Selecionar items:
 SELECT NOME_DO_CAMPO1, NOME_DO_CAMPO2 FROM tabela;

Obs.: em vez de dar os nomes dos campos você pode utilizar "*" sem aspas para selecionar todos campos.

Pesquisar:
 SELECT * FROM tabela WHERE ((campo1 LIKE '%busca%') or (campo2 LIKE '%busca%'));

Obs.: o "or" esta sendo usado pada dizer que se achar a busca tanto no campo um como no campo 2 ele deve mostrar.

Esses são comandos bam basicos que você precisa saber.

Mais codigos:
Este link contém muitos codigos para MySQL, leia e aprenda-os que você tera muito conteudo em mãos.
http://www.infoblogs.com.br/view.action?contentId=59950&Os-comandos-MySQL-mais-comuns.html

GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

17/04/2011

Selecionar items:

Obs.: em vez de dar os nomes dos campos você pode utilizar "*" sem aspas para selecionar todos campos.

Pesquisar:
 SELECT * FROM tabela WHERE ((campo1 LIKE '%busca%') or (campo2 LIKE '%busca%'));

Obs.: o "or" esta sendo usado pada dizer que se achar a busca tanto no campo um como no campo 2 ele deve mostrar.

Mais codigos:
Este link contém muitos codigos para MySQL, leia e aprenda-os que você tera muito conteudo em mãos.
http://www.infoblogs.com.br/view.action?contentId=59950&Os-comandos-MySQL-mais-comuns.html

SQL até que sei um pouco, estou com dúvida é como montar isso no Delphi, to meio perdido quanto a esse tipo de programação, data e hora. Gostaria de fazer essa agenda mas não sei por onde começar. Seu exemplo é válido, mas como faço para mostrar todos os cadastros feitos na mesma data e hora em um grid e uma unica linha? Isso que não sei. Se tiver outro jeito de fazer sem o DBGrid, ótimo. Queria como se fosse um calendário igual do outlook, um exemplo. Acho que agora fui mais claro.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

17/04/2011

Selecionar items:

Pesquisar:

Mais codigos:

SQL até que sei um pouco, estou com dúvida é como montar isso no Delphi, to meio perdido quanto a esse tipo de programação, data e hora. Gostaria de fazer essa agenda mas não sei por onde começar. Seu exemplo é válido, mas como faço para mostrar todos os cadastros feitos na mesma data e hora em um grid e uma unica linha? Isso que não sei. Se tiver outro jeito de fazer sem o DBGrid, ótimo. Queria como se fosse um calendário igual do outlook, um exemplo. Acho que agora fui mais claro.
SQL até que sei um pouco, estou com dúvida é como montar isso no Delphi, to meio perdido quanto a esse tipo de programação, data e hora. Gostaria de fazer essa agenda mas não sei por onde começar. Seu exemplo é válido, mas como faço para mostrar todos os cadastros feitos na mesma data e hora em um grid e uma unica linha? Isso que não sei. Se tiver outro jeito de fazer sem o DBGrid, ótimo. Queria como se fosse um calendário igual do outlook, um exemplo. Acho que agora fui mais claro. Uma outra coisa que acabei de lembrar é colocar botão no DBGrid.
GOSTEI 0
José

José

17/04/2011

Este tópico esta sendo fechado por inatividade. Se necessário, sinalizar para que seja reaberto ou abrir um novo.
GOSTEI 0
POSTAR