ajuda com botões

Delphi

13/05/2008

olá pessoal boa tarde - primeiramente parabens ao site e todo o seu conteudo...
sou iniciante em delphi e estou com dificuldades em trabalhar o codigo dos botões de um form de cadastro...to usando bco firebird e no data module os componentes TSQLConexion (pra conexão com o banco) TSimpleDataSet e DataSource pra ligação com a tabela...

Até ai tudo bem - listo os campos monto o form - mas agora como definir os comandos para os botoes Incluir Cancela Altera Exclui(deseja mesmo excluir o item) Grava? Por mais q procure na net não consigo adaptar pro meu caso - alguem pode me dar uma força nesse sentido - agradeço desde já...

ps: para os botões de navegação consigo me virar - usando um db navigtor - mas para os botoes queria usar separados do dbnavigator...desde já agradeço a ajuda pessoal...


Dareka

Dareka

Curtidas 0

Respostas

Paulo

Paulo

13/05/2008

Tente:
Botão Novo: SimpleDataSet1.Append; Botão Gravar: SimpleDataSet1.Post; Botão Cancelar: SimpleDataSet1.Cancel; Botão Excluir: if Application.MessageBox(´Deseja Excluir?´, Exclusão´,mb_yesno+mb_iconquestion+mb_applmodal+mb_defbutton1)=idyes then SimpleDataSet1.Delete;
[color=green:469cf1982b]//Coloquei várias opçoes no Excluir para vc ver o que é melhor ou todos.[/color:469cf1982b]Lembrando que deve ter um ApplyUpdates no AfterPost e AfterDelete.
[color=red:469cf1982b]Só mais uma: A própria CodeGear desaconselha o uso do SimpleDataSet. Use o ClientDataSet, é melhor.[/color:469cf1982b]


GOSTEI 0
Eniorm

Eniorm

13/05/2008

tarde brother!

Se vc quiser confirmar a exclusão:
if MessageDlg(´Deseja excluir...?´,mtConfirmation,[mbYes,mbNo],0) = mrYes then begin
  SimpleDataSet1.Delete;
  ....



GOSTEI 0
Dareka

Dareka

13/05/2008

ok - blz pessoal - já fico agradecido pela ajuda...

1- é muito ruim usar o simpledataset? pode dar algum bug na aplicação?

2- por exemplo - antes de excluir um registro não teria que verificar se tem dado a ser excluido?