Ajuda com Firebird e DBExpress

Firebird

08/04/2004

Bom dia a todos,
Estou iniciando no Firebird, e gostaria de utiliza-lo com o DBExpress, alguém poderia me fornecer uma dica de como utilizar estes componentes, por exemplo o que se liga em que?

Tenho as seguintes dúvidas:

1- Sei que o DBexpress é unidirecional, como driblar esta situação?

2- Posso utilizar os componentes dbware normalmente, ao invés de fazer todas aquelas instruções em sql toda vez que for atualizar uma tabela?

3-Sei também que existe uma lógica na conexão dos compoentes se alguém puder me enviar esta, digamos, receita de bolo, desde já serei muito grato.

Obrigado

Fausto

Faustoalves

Faustoalves

Curtidas 0

Respostas

Vinicius2k

Vinicius2k

08/04/2004

Fausto,

1- Sei que o DBexpress é unidirecional, como driblar esta situação?

vc tem duas alternativas de componentes para utilização : TSQLClientDataSet ( no Delphi 7, se não me engano, se chama TSampleQuery, ou TDataSetProvider + TClientDataSet... sendo que a segunda opção é melhor... na verdade o TSQLClientDataSet encapsula o TDataSetProvider e o TClientDataSet, mas perde algumas funcionalidades que ambos aplicados possuem em separado... além disso, pensando mais a frente, a segunda opção tbm adaptável, mais facilmente a arquitetura de 3 camadas...

2- Posso utilizar os componentes dbware normalmente, ao invés de fazer todas aquelas instruções em sql toda vez que for atualizar uma tabela?

bem, poder pode... ligue o TDataSource ao TClientDataSet, mas nunca gostei e não gosto de comps DBware, então não os uso...

3-Sei também que existe uma lógica na conexão dos compoentes se alguém puder me enviar esta, digamos, receita de bolo, desde já serei muito grato.

sem mistério : TSQLConnection -> TSQLDataSet -> TDataSetProvider -> TClientDataSet -> TDataSource -> DBware ou se vc optar pela primeira forma que mencionei na questão 1 : TSQLConnection -> TSQLClientDataSet -> TDataSource -> DBware

Espero ter ajudado...
T+

GOSTEI 0
POSTAR