Fórum Ajuda com Firebird e DBExpress #43625

08/04/2004

0

Bom dia a todos,
Estou iniciando no Firebird, e gostaria de utiliza-lo com o DBExpress, alguém poderia me fornecer uma dica de como utilizar estes componentes, por exemplo o que se liga em que?

Tenho as seguintes dúvidas:

1- Sei que o DBexpress é unidirecional, como driblar esta situação?

2- Posso utilizar os componentes dbware normalmente, ao invés de fazer todas aquelas instruções em sql toda vez que for atualizar uma tabela?

3-Sei também que existe uma lógica na conexão dos compoentes se alguém puder me enviar esta, digamos, receita de bolo, desde já serei muito grato.

Obrigado

Fausto

Faustoalves

Faustoalves

Responder

08/04/2004

Vinicius2k

Fausto,

1- Sei que o DBexpress é unidirecional, como driblar esta situação?

vc tem duas alternativas de componentes para utilização : TSQLClientDataSet ( no Delphi 7, se não me engano, se chama TSampleQuery, ou TDataSetProvider + TClientDataSet... sendo que a segunda opção é melhor... na verdade o TSQLClientDataSet encapsula o TDataSetProvider e o TClientDataSet, mas perde algumas funcionalidades que ambos aplicados possuem em separado... além disso, pensando mais a frente, a segunda opção tbm adaptável, mais facilmente a arquitetura de 3 camadas...

2- Posso utilizar os componentes dbware normalmente, ao invés de fazer todas aquelas instruções em sql toda vez que for atualizar uma tabela?

bem, poder pode... ligue o TDataSource ao TClientDataSet, mas nunca gostei e não gosto de comps DBware, então não os uso...

3-Sei também que existe uma lógica na conexão dos compoentes se alguém puder me enviar esta, digamos, receita de bolo, desde já serei muito grato.

sem mistério : TSQLConnection -> TSQLDataSet -> TDataSetProvider -> TClientDataSet -> TDataSource -> DBware ou se vc optar pela primeira forma que mencionei na questão 1 : TSQLConnection -> TSQLClientDataSet -> TDataSource -> DBware

Espero ter ajudado...
T+

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar