Ajuda com sql

Delphi

15/12/2003

Bom dia gente, uso ADO ACESS.

Tenho 3 tabelas, uma e o Cadastro de Clientes, Cadastro de fornecedor, e Tabela onde vou guardar os pedidos realizados.

Queria saber como fazer para, quando eu digitar no form pedido

Meu form e assim

No edit1 sera o codigo do cliente

No edit2 sera o codigo do fornecedor

Quando eu digitar o codigo do cliente, ele verifica se o cliente existe
se exister ele coloca o nome do cliente em um label do lado do edit do cliente, e passa para o campo fornecedor, quando eu digitar o codigo do fornecedor ele verifica se existe se existir e coloca o nome do fornecedor em label do lado do edit do fornecedor, dai coloco o valor no terceiro edit e ele grava na tabela de pedido, o codigo do cliente com o nome, o codigo do fornecedor com o nome e o valor.

Me disseram que e em SQL mais não sei como.

Obrigado..


Uoquisala

Uoquisala

Curtidas 0

Respostas

Martoss

Martoss

15/12/2003

Por que você não usa um ComboBox?
Você mostra pro usuário uma listagem com o nome dos clientes e fornecedores, fica mais fácil que decorar código, você não acha.

Se quiser saber como?

:shock:


GOSTEI 0
Uoquisala

Uoquisala

15/12/2003

E esta quantidade que irei trabalhar 2000 clientes + ou -.



Por que você não usa um ComboBox? Você mostra pro usuário uma listagem com o nome dos clientes e fornecedores, fica mais fácil que decorar código, você não acha. Se quiser saber como? :shock:



GOSTEI 0
Martoss

Martoss

15/12/2003

Sabe como usar o componente comboBox? ou listbox?

Diga o banco de dados e que conexão está usando pra gente poder ajudar.

falow???


GOSTEI 0
Uoquisala

Uoquisala

15/12/2003

Uso banco ACESS e ADOCONNECTION.

Uso table ligado ao adoconnection.

E Datasource ligado ao table.



Sabe como usar o componente comboBox? ou listbox? Diga o banco de dados e que conexão está usando pra gente poder ajudar. falow???



GOSTEI 0
Martoss

Martoss

15/12/2003

Vc vai na aba DataControls vai pegar o componente dbComboBox ou dbcomboListBox, nas propriedades dele, vai vai em List Source e escolhe o DataSet q está ligado a tabela Clientes, e vai em List Field escolhe o campo Nome do Cliente da Tabela Clientes e em KeyField vc escolhe o id ou codigo do Cliente que vai ser salvo na tabela Pedidos.

Qualquer dúvida.
email-me

martoss@hotmail.com


GOSTEI 0
Uoquisala

Uoquisala

15/12/2003

Quero digitar o codigo do cara, para logo apos digitar o fornecedor, para ficar uma digitação rapida sacou!!


Se eu ainda estiver errado corrija-me por favor...


Atenciosamente, Roberto pólen


Vc vai na aba DataControls vai pegar o componente dbComboBox ou dbcomboListBox, nas propriedades dele, vai vai em List Source e escolhe o DataSet q está ligado a tabela Clientes, e vai em List Field escolhe o campo Nome do Cliente da Tabela Clientes e em KeyField vc escolhe o id ou codigo do Cliente que vai ser salvo na tabela Pedidos. Qualquer dúvida. email-me martoss@hotmail.com



GOSTEI 0
Martoss

Martoss

15/12/2003

Voce quer dois campos edits, o primeiro vc digita o codigo e no segundo aparece o nome do fornecedor???
Eh isso??
Mas como o usuario vai saber que o codigo 0010 se refere ao forneceodor X, ou ele vai ter que decorar o código dos fornecedores.
A solução de usar combo ou Listbox, é algo que sugeri que creio eu possa ajudar vc a solucionar seu problema.
Qualquer coisa email-me.
martoss@hotmail.com


GOSTEI 0
POSTAR