ajuda numa query
Bom dia amigos!!!!
Tenho um aplicativo com banco interbase, dbexpress, clientdataset e estou montando uma query para me dar os produtos mais vendidos a query q montei é a seguinte:
select codoriginal, descricao, sum(quantidade)as quant, sum(totalfinal)as total from itemsprod
group by codoriginal, descricao
order by quantidade desc
só que ela não ordena por quantidade, talvez pq dei um ´sum´ na quantidade o fato é q preciso q ordene por quantidade e em ordem decrescente e naum consigo, se alguém puder ajudar eu agradeço.
Obrigado.
Rogério Martins
Tenho um aplicativo com banco interbase, dbexpress, clientdataset e estou montando uma query para me dar os produtos mais vendidos a query q montei é a seguinte:
select codoriginal, descricao, sum(quantidade)as quant, sum(totalfinal)as total from itemsprod
order by quantidade desc
só que ela não ordena por quantidade, talvez pq dei um ´sum´ na quantidade o fato é q preciso q ordene por quantidade e em ordem decrescente e naum consigo, se alguém puder ajudar eu agradeço.
Obrigado.
Rogério Martins
Rogsystem
Curtidas 0
Respostas
Marcio.theis
25/10/2004
tente usar o n° da ordem que ela ocupa, como exemplo...
order by 3
espero ter ajudado..
order by 3
espero ter ajudado..
GOSTEI 0
Rafs
25/10/2004
A linha order by tem que fazer referencia a ´quant´ que é o resultado da somatória e não ´quantidade´ que é o nome do campo.
Se vc optar em utilizar o número de ordem também irá funcionar
Se vc optar em utilizar o número de ordem também irá funcionar
GOSTEI 0
Rogsystem
25/10/2004
já tinha tentado só q desta forma não ordena
GOSTEI 0
Rogsystem
25/10/2004
qdo uso o numero da coluna ele ordena mas não ordema em ordem decrescente, qto a dica de usar a referencia ´quant´ da um erro ele não reconhece a coluna quant, será q tem alguma forma de ordenar usando o numero da coluna, tentei assim e não funciona:
order by 3 desc
assim ele ordena mas não em ordem decrescente
order by 3 desc
assim ele ordena mas não em ordem decrescente
GOSTEI 0
Xtreme
25/10/2004
tenta assim
order by sum(quantidade) desc
order by sum(quantidade) desc
GOSTEI 0
Rogsystem
25/10/2004
já consegui, fiz o seguinte:
select codoriginal, descricao, sum(quantidade)as quantidade, sum(totalfinal)as total from itemsprod
order by quantidade desc
ao invés de apilidar quantidade de ´quant´ deixei como quantidade mesmo ai o resultado ordenou por quantidade e em ordem decrescente.
muito obrigado pela força.
select codoriginal, descricao, sum(quantidade)as quantidade, sum(totalfinal)as total from itemsprod
order by quantidade desc
ao invés de apilidar quantidade de ´quant´ deixei como quantidade mesmo ai o resultado ordenou por quantidade e em ordem decrescente.
muito obrigado pela força.
GOSTEI 0