Fórum ajuda numa query #255846

25/10/2004

0

Bom dia amigos!!!!

Tenho um aplicativo com banco interbase, dbexpress, clientdataset e estou montando uma query para me dar os produtos mais vendidos a query q montei é a seguinte:

select codoriginal, descricao, sum(quantidade)as quant, sum(totalfinal)as total from itemsprod
group by codoriginal, descricao
order by quantidade desc

só que ela não ordena por quantidade, talvez pq dei um ´sum´ na quantidade o fato é q preciso q ordene por quantidade e em ordem decrescente e naum consigo, se alguém puder ajudar eu agradeço.

Obrigado.

Rogério Martins

Rogsystem

Rogsystem

Responder

25/10/2004

Marcio.theis

tente usar o n° da ordem que ela ocupa, como exemplo...

select codoriginal, descricao, sum(quantidade)as quant, sum(totalfinal)as total from itemsprod
order by 3

espero ter ajudado..

Responder

Gostei + 0

25/10/2004

Rafs

A linha order by tem que fazer referencia a ´quant´ que é o resultado da somatória e não ´quantidade´ que é o nome do campo.

Se vc optar em utilizar o número de ordem também irá funcionar

Responder

Gostei + 0

25/10/2004

Rogsystem

já tinha tentado só q desta forma não ordena

Responder

Gostei + 0

25/10/2004

Rogsystem

qdo uso o numero da coluna ele ordena mas não ordema em ordem decrescente, qto a dica de usar a referencia ´quant´ da um erro ele não reconhece a coluna quant, será q tem alguma forma de ordenar usando o numero da coluna, tentei assim e não funciona:

order by 3 desc

assim ele ordena mas não em ordem decrescente

Responder

Gostei + 0

25/10/2004

Xtreme

tenta assim

order by sum(quantidade) desc

Responder

Gostei + 0

25/10/2004

Rogsystem

já consegui, fiz o seguinte:

select codoriginal, descricao, sum(quantidade)as quantidade, sum(totalfinal)as total from itemsprod
order by quantidade desc

ao invés de apilidar quantidade de ´quant´ deixei como quantidade mesmo ai o resultado ordenou por quantidade e em ordem decrescente.

muito obrigado pela força.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar