Alterar os dados de um campo usando select
Olá!
Gostaria de saber que código uso para alterar os dados de um único campo de uma tabela usando Delphi.
Eu uso um ClientDataSet e uso um DBGrid com um DBNavigator para manipular os dados.
Mas eu queria que quando eu clicasse num TButton fosse feito um select na tabela Cliente e um campo fosse alterado.
Por exemplo:
Quando eu clicar no Tbutton eu quero que o campo 'NUMERO' onde 'CODIGO' for igual a variável "cod" receba o valor "1";
Como ficaria o código do Tbutton nesse caso?
Meu banco é firebird.
Gostaria de saber que código uso para alterar os dados de um único campo de uma tabela usando Delphi.
Eu uso um ClientDataSet e uso um DBGrid com um DBNavigator para manipular os dados.
Mas eu queria que quando eu clicasse num TButton fosse feito um select na tabela Cliente e um campo fosse alterado.
Por exemplo:
Quando eu clicar no Tbutton eu quero que o campo 'NUMERO' onde 'CODIGO' for igual a variável "cod" receba o valor "1";
Meu banco é firebird.
Ricardo
Curtidas 0
Respostas
Ricardo
14/08/2010
Olá!
Por exemplo:
Meu banco é firebird.
Mas eu queria fazer isso usando o ClientDataSet, tem como?
Por exemplo:
Meu banco é firebird.
GOSTEI 0
Fernando Farah
14/08/2010
amigo, nao entendi vc quer alterar o conteúdo do banco ou a estrutura do banco ?
bye.
bye.
GOSTEI 0
Carlos Mazzi
14/08/2010
Provavelmente use seu select normal, e depois execute um Update para esse registro (tupla) selecionada.
Mas alterar código (campo chave) nao é recomendado.
GOSTEI 0
Ricardo
14/08/2010
Vlw pessoal!
Eu consegui já. o que eu queria era isso:
var
qryCons : TSQLQuery;
try
qryCons := TSQLQuery.Create(nil);
qryCons.SQLConnection := SQLConnection1;
try
with qryCons do begin
Close;
sql.Clear;
sql.Add('UPDATE TABELA_CLIENTE');
SQL.Add('SET NUMERO = 1');
sql.Add('WHERE CODIGO = ' + QuotedStr(cod));
ExecSQL;
end;
except on e: exception do
ShowMessage(e.Message);
end;
finally
qryCons.Close;
FreeAndNil(qryCons);
end; Eu queria fazer o update do campo 'NÚMERO' da tabela 'TABELA_CLIENTE' onde o 'CÓDIGO' fosse igual à variável "cod". Com esse código aí e adcionando o componente SQLQuery eu consegui. Agora, aproveitando o tópico, alguém saberia como fazer uma consulta nessa tabela "TABELA_CLIENTE" pra armazenar numa variável o valor do campo 'NUMERO' onde 'CÓDIGO' for igual a variável "cod"? É que eu estou aprendendo a fazer essas coisas e não sei como ficaria o código. Esse código aí acima foi uma pessoa que me passou. Pra fazer essa consulta tem que adcionar outro componente SQLQuery? Como ficaria isso, alguém sabe?
try
with qryCons do begin
Close;
sql.Clear;
sql.Add('UPDATE TABELA_CLIENTE');
SQL.Add('SET NUMERO = 1');
ExecSQL;
end;
ShowMessage(e.Message);
end;
finally
qryCons.Close;
FreeAndNil(qryCons);
end; Eu queria fazer o update do campo 'NÚMERO' da tabela 'TABELA_CLIENTE' onde o 'CÓDIGO' fosse igual à variável "cod". Com esse código aí e adcionando o componente SQLQuery eu consegui. Agora, aproveitando o tópico, alguém saberia como fazer uma consulta nessa tabela "TABELA_CLIENTE" pra armazenar numa variável o valor do campo 'NUMERO' onde 'CÓDIGO' for igual a variável "cod"? É que eu estou aprendendo a fazer essas coisas e não sei como ficaria o código. Esse código aí acima foi uma pessoa que me passou. Pra fazer essa consulta tem que adcionar outro componente SQLQuery? Como ficaria isso, alguém sabe?
GOSTEI 0
Eriley Barbosa
14/08/2010
var
qryCons : TSQLQuery;
numero: Integer;
try
numero := 0;
try
with qryCons do begin
Close;
sql.Clear;
sql.Add('SELECT NUMERO');
SQL.Add('FROM TABELA_CLIENTE');
Open; if not (qryCons.FieldByName('NUMERO').IsNull) then numero := qryCons.FieldByName('NUMERO').AsInteger;
end;
ShowMessage(e.Message);
end;
finally
qryCons.Close;
FreeAndNil(qryCons);
end; Atenciosamente Eriley
try
with qryCons do begin
Close;
sql.Clear;
sql.Add('SELECT NUMERO');
SQL.Add('FROM TABELA_CLIENTE');
Open; if not (qryCons.FieldByName('NUMERO').IsNull) then numero := qryCons.FieldByName('NUMERO').AsInteger;
end;
ShowMessage(e.Message);
end;
finally
qryCons.Close;
FreeAndNil(qryCons);
end; Atenciosamente Eriley
GOSTEI 0
Ricardo
14/08/2010
Opa!!! Grande Barbosa!!!