Fórum Alterar os dados de um campo usando select #383633
14/08/2010
0
Gostaria de saber que código uso para alterar os dados de um único campo de uma tabela usando Delphi.
Eu uso um ClientDataSet e uso um DBGrid com um DBNavigator para manipular os dados.
Mas eu queria que quando eu clicasse num TButton fosse feito um select na tabela Cliente e um campo fosse alterado.
Por exemplo:
Quando eu clicar no Tbutton eu quero que o campo 'NUMERO' onde 'CODIGO' for igual a variável "cod" receba o valor "1";
Como ficaria o código do Tbutton nesse caso?
Meu banco é firebird.
Ricardo
Curtir tópico
+ 0Posts
14/08/2010
Ricardo
Gostaria de saber que código uso para alterar os dados de um único campo de uma tabela usando Delphi.
Eu uso um ClientDataSet e uso um DBGrid com um DBNavigator para manipular os dados.
Mas eu queria que quando eu clicasse num TButton fosse feito um select na tabela Cliente e um campo fosse alterado.
Por exemplo:
Quando eu clicar no Tbutton eu quero que o campo 'NUMERO' onde 'CODIGO' for igual a variável "cod" receba o valor "1";
Como ficaria o código do Tbutton nesse caso?
Meu banco é firebird.
Gostei + 0
15/08/2010
Fernando Farah
bye.
Gostei + 0
15/08/2010
Carlos Mazzi
Gostei + 0
15/08/2010
Ricardo
qryCons := TSQLQuery.Create(nil);
qryCons.SQLConnection := SQLConnection1;
try
with qryCons do begin
Close;
sql.Clear;
sql.Add('UPDATE TABELA_CLIENTE');
SQL.Add('SET NUMERO = 1');
sql.Add('WHERE CODIGO = ' + QuotedStr(cod));
ExecSQL;
end;
except on e: exception do
ShowMessage(e.Message);
end;
finally
qryCons.Close;
FreeAndNil(qryCons);
end; Eu queria fazer o update do campo 'NÚMERO' da tabela 'TABELA_CLIENTE' onde o 'CÓDIGO' fosse igual à variável "cod". Com esse código aí e adcionando o componente SQLQuery eu consegui. Agora, aproveitando o tópico, alguém saberia como fazer uma consulta nessa tabela "TABELA_CLIENTE" pra armazenar numa variável o valor do campo 'NUMERO' onde 'CÓDIGO' for igual a variável "cod"? É que eu estou aprendendo a fazer essas coisas e não sei como ficaria o código. Esse código aí acima foi uma pessoa que me passou. Pra fazer essa consulta tem que adcionar outro componente SQLQuery? Como ficaria isso, alguém sabe?
Gostei + 0
16/08/2010
Eriley Barbosa
qryCons := TSQLQuery.Create(nil);
qryCons.SQLConnection := SQLConnection1;
try
with qryCons do begin
Close;
sql.Clear;
sql.Add('SELECT NUMERO');
SQL.Add('FROM TABELA_CLIENTE');
sql.Add('WHERE CODIGO = ' + QuotedStr(cod));
Open; if not (qryCons.FieldByName('NUMERO').IsNull) then numero := qryCons.FieldByName('NUMERO').AsInteger;
end;
except on e: exception do
ShowMessage(e.Message);
end;
finally
qryCons.Close;
FreeAndNil(qryCons);
end; Atenciosamente Eriley
Gostei + 0
25/08/2010
Ricardo
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)