Alterar Registro
Olá pessoal.
Estou com um Problema que acho que não deve ser muito complicado mas não estou conseguindo resolver, li algumas mensagens mas não ententi direito como fazer isso:
Preciso alterar uma chave no registro do windows.
Mais ou menos assim:
Pressionando um botão gostaria que nesta chave(não sei se é chave que chama)
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Winlogon
no ítem Shell preciso trocar o valor que está explore.exe para myprog.exe.
Se alguém puder me ajudar desde já agradeço.
Estou com um Problema que acho que não deve ser muito complicado mas não estou conseguindo resolver, li algumas mensagens mas não ententi direito como fazer isso:
Preciso alterar uma chave no registro do windows.
Mais ou menos assim:
Pressionando um botão gostaria que nesta chave(não sei se é chave que chama)
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Winlogon
no ítem Shell preciso trocar o valor que está explore.exe para myprog.exe.
Se alguém puder me ajudar desde já agradeço.
Michele
Curtidas 0
Respostas
Lordglacius
21/11/2003
Dê uma olhada no help do delphi sobre o tipo TRegistry ou TIniRegistry.
Lá tem exemplos completos de como ler, gravar e fazer outras coisas com as chaves do registro do windows.
Vale lembrar que em OSs como windows 2000 e XP, algumas chaves do registro possui acesso restrito, e vc deve possuir acesso de Administrador para modificá-las.
[]´s
Lá tem exemplos completos de como ler, gravar e fazer outras coisas com as chaves do registro do windows.
Vale lembrar que em OSs como windows 2000 e XP, algumas chaves do registro possui acesso restrito, e vc deve possuir acesso de Administrador para modificá-las.
[]´s
GOSTEI 0
Michele
21/11/2003
Como já comentei tentei entender mas não consegui e se alguém puder escrever o código agradeço muito.
GOSTEI 0
Lordglacius
21/11/2003
Como já comentei tentei entender mas não consegui e se alguém puder escrever o código agradeço muito.
Então lá vai um exemplo simples de como pegar o valor de uma chave do registro que eu determinei:
var
Reg: TRegistry;
begin
Reg := TRegistry.Create; // cria o objeto para poder acessar uma determinada chave do registro
try
Reg.RootKey := HKEY_CURRENT_USER; // define o ´braço´ princiipal da chave do registro que quero ler...
if Reg.OpenKey(´\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\RunOnce´, True) then
begin
// Se consegui abrir eu leio.. se não existia eu crio ...
Reg.WriteString(´MyApp´,´´´ + ParamStr(0) + ´´´); // escrevo o nome do meu programa no registro...
Reg.CloseKey; // fecho a chave - senão não atualiza o valor...
end;
finally
Reg.Free;
end;
end;
Este exemplo simples mostra como colocar seu programa no ´Inicializar´ do windows.... Entendeu a idéia agora? :twisted:
:wink: []´s
GOSTEI 0