Alterar Total de um DBGRID ao alterar a quantidade.
Pessoal estou tentando fazer uma tela de solicitação de itens, ao inserir os produtos ele faz todos os calculos, mas quando eu altero a quantidade ele não altera o total, gostaria de saber como faço para resolver tal problema.
Georgedeom
Curtidas 0
Respostas
Rodrigoxcruz
22/09/2009
Olá, você está utilizando o total como campo calculado?
GOSTEI 0
Osocram
22/09/2009
vc pode sempre refazer o calculo antes de gravar o registro item
por exemplo no evento BeforePost do dataSetItem.
E tbm fazer o calculo ao sair do campo para ficar mais visual para o usuario.
E fazer este calculo no BeforPost seria como uma segurança caso algum metodo mudar algum valor via codigo e não disparar os eventos de calculos.. sempre vai recalcular antes de salvar.
Isso se aplica antes de salvar a capa.. todos os calculos que puder fazer para verificar se a soma dos itens esta correta com o total da capa é interessante. Mas cuidado com os calculos para não ficarem pesados.
por exemplo no evento BeforePost do dataSetItem.
E tbm fazer o calculo ao sair do campo para ficar mais visual para o usuario.
E fazer este calculo no BeforPost seria como uma segurança caso algum metodo mudar algum valor via codigo e não disparar os eventos de calculos.. sempre vai recalcular antes de salvar.
Isso se aplica antes de salvar a capa.. todos os calculos que puder fazer para verificar se a soma dos itens esta correta com o total da capa é interessante. Mas cuidado com os calculos para não ficarem pesados.
GOSTEI 0
Georgedeom
22/09/2009
Não, ele é um campo do banco de dados.
GOSTEI 0
Georgedeom
22/09/2009
Osocram, eu coloquei no onexit do DBGRID não encontrei como colocar no onexit do campo. Tanto é que ele só calcula se sair do DBGRID, gostaria que ele altere assim que sair da coluna quantidade.
GOSTEI 0
Osocram
22/09/2009
Hmmmmm
Pelo jeito vc esta fazendo a edição dos dados diretamente no dbgrid, neh?
Bom eu aconselho deixar o DBGrid apenas para consulta, e colocar uns DBEdit para edição.
Pois esse tipo de tratamento que vc quer fazer é complicado usando o DBGrid.
Pelo jeito vc esta fazendo a edição dos dados diretamente no dbgrid, neh?
Bom eu aconselho deixar o DBGrid apenas para consulta, e colocar uns DBEdit para edição.
Pois esse tipo de tratamento que vc quer fazer é complicado usando o DBGrid.
Osocram, eu coloquei no onexit do DBGRID não encontrei como colocar no onexit do campo. Tanto é que ele só calcula se sair do DBGRID, gostaria que ele altere assim que sair da coluna quantidade.
GOSTEI 0
Misterzire
22/09/2009
Voce pode criar um campo calculado para o usuario visualizar os valores corretos caso ocorra alguma modificacao em algum dos registros da formula.
Caso deseje gravar essa informação do campo calculado em outro campo faça-a manualmente como por exemplo no momento em que o usuario confirmar as informaçoes.
Caso deseje gravar essa informação do campo calculado em outro campo faça-a manualmente como por exemplo no momento em que o usuario confirmar as informaçoes.
GOSTEI 0