Ambiente Dev Windows ou Linux
Ambiente Dev Windows ou Linux pergunta: Olá pessoal, quero adiantar que sou totalmente leiga em ambiente Linux e respeito esse sistema operacional, mas quero saber a opinião,
por que no ambiente Linux é considerado melhor para o desenvolver? e existe alguma vantagem em desenvolver em ambiente Windows?
por que no ambiente Linux é considerado melhor para o desenvolver? e existe alguma vantagem em desenvolver em ambiente Windows?
Janaina Mendes
Curtidas 0
Respostas
William
15/09/2014
Olha Janaina, na empresa trabalho com windows 7 e windows server 2008 mas em casa tenho 2 máquinas com Fedora e Ubuntu (minha preferência pessoal), inclusive tenho um serviço cloud rodando Ubuntu que é gerenciado por mim mesmo.
Basicamente as distribuições linux vem com vários pacotes para desenvolvimento instalados além dos que você pode instalar em uma necessidade.
Quanto as vantagens ou desvantagens entre desenvolver em windows ou linux não vejo nenhum ganho ou prejuízo, você tem que ver o ambiente que mais te agrada!
Claro que tudo depende da linguagem que você vai trabalhar, por exemplo Delphi para linux não existe, lá temos o projeto Lazarus outro exemplo .NET (visual Studio) não tem, mas temos o projeto Mono.
Basicamente as distribuições linux vem com vários pacotes para desenvolvimento instalados além dos que você pode instalar em uma necessidade.
Quanto as vantagens ou desvantagens entre desenvolver em windows ou linux não vejo nenhum ganho ou prejuízo, você tem que ver o ambiente que mais te agrada!
Claro que tudo depende da linguagem que você vai trabalhar, por exemplo Delphi para linux não existe, lá temos o projeto Lazarus outro exemplo .NET (visual Studio) não tem, mas temos o projeto Mono.
GOSTEI 0
Janaina Mendes
15/09/2014
Como ainda não sei nada de Linux, mas vou fazer um dia aqui o famoso dual boot.
Esqueci de informar as linguagens, Java e PHP, ja me disseram que é bem melhor no ambiente Linux, mas não entendo o porque.
Esqueci de informar as linguagens, Java e PHP, ja me disseram que é bem melhor no ambiente Linux, mas não entendo o porque.
GOSTEI 0
William
15/09/2014
Sinceramente já fiz alguns projetos pequenos em Java, não vejo diferença entre windows e linux, já no PHP tenho controle sobre o Apache via terminal mas também tem várias ferramentas gráficas no windows.
Enfim como trabalho com as 2 plataformas posso afirmar que sobre essas linguagens que não vejo diferença, pode ter um detalhe ou outro de configuração mas nada absurdo.
Gosto do Linux porque não passo aperto com tela preta, recentemente um colega usuário de windows precisou usar o Git com o prompt do windows, tinha dado um problema com a interface ... rsssrsr ...
Dei muita risada, é bonito ver o pânico no rosto das pessoas quando estão de frente com a tela preta e letras brancas.
Enfim como trabalho com as 2 plataformas posso afirmar que sobre essas linguagens que não vejo diferença, pode ter um detalhe ou outro de configuração mas nada absurdo.
Gosto do Linux porque não passo aperto com tela preta, recentemente um colega usuário de windows precisou usar o Git com o prompt do windows, tinha dado um problema com a interface ... rsssrsr ...
Dei muita risada, é bonito ver o pânico no rosto das pessoas quando estão de frente com a tela preta e letras brancas.
GOSTEI 0
Janaina Mendes
15/09/2014
Ohhh William que maldade! rsrsrsrs
pelo visto realmente nada muito extraordinario quanto a isso...esse problema de tela preta faz tempo que não vejo. desde o Windows XP.
pelo visto realmente nada muito extraordinario quanto a isso...esse problema de tela preta faz tempo que não vejo. desde o Windows XP.
GOSTEI 0
William
15/09/2014
Observe que não sou um defensor "alucinado" do Linux, gosto dele e já até tentei alguma coisa com essa versão do windows 8.1 mas não rolou!!
Não é toda vez que tenho que recorrer ao console, mas com o tempo você acaba se acostumando e vai por instinto usar o terminal ..srsrsrsr
Não é toda vez que tenho que recorrer ao console, mas com o tempo você acaba se acostumando e vai por instinto usar o terminal ..srsrsrsr
GOSTEI 0
Janaina Mendes
15/09/2014
Eu percebi logo de cara isso...
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
15/09/2014
Bom, acho que sou um pouco mais radical do que o William. Tive uma discussão a alguns dias atrás com uns amigos da Pós e obviamente que não deu em nada, pois eles continuam achando que trabalhar no Windows é o paraíso, isso porque não conhecem o Linux. É o mesmo que só dirigir fusca e dizer que ferrari não é tão boa quanto, mas como você sabe se nunca dirigiu ?
Na minha opinião o Windows serve apenas para entretenimento, raros os casos que usamos para trabalho em ferramentas que só rodam no Windows, como o Axure RP. De fato o Windows é ótimo para jogos, mas como eu nem tenho jogos no meu computador quase nunca acesso o Windows.
O Linux por sua vez é mais rápido, e proporciona maior controle de todo seu ambiente. Obviamente que usar Linux não é tão simples e você vai ter muita mais muita dor de cabeça no inicio, principalmente porque não tem "Next..Next..." do Windows. Ou você sabe o que está fazendo ou você acaba com todo kernel do Sistema. Digo que Linux é para Profissionais sérios e que sabem o que estão fazendo e como fazer.
Resumindo, com Linux você tem o controle do sistema e não o contrário.
Na minha opinião o Windows serve apenas para entretenimento, raros os casos que usamos para trabalho em ferramentas que só rodam no Windows, como o Axure RP. De fato o Windows é ótimo para jogos, mas como eu nem tenho jogos no meu computador quase nunca acesso o Windows.
O Linux por sua vez é mais rápido, e proporciona maior controle de todo seu ambiente. Obviamente que usar Linux não é tão simples e você vai ter muita mais muita dor de cabeça no inicio, principalmente porque não tem "Next..Next..." do Windows. Ou você sabe o que está fazendo ou você acaba com todo kernel do Sistema. Digo que Linux é para Profissionais sérios e que sabem o que estão fazendo e como fazer.
Resumindo, com Linux você tem o controle do sistema e não o contrário.
GOSTEI 0
Janaina Mendes
15/09/2014
Respeito sua opinião e agradeço bastante pelas informações, sei por cima algumas caracteristicas do Linux, tudo bem que você tenha o controle dele e dentre outras qualidades, mas você pode até discordar de mim, por que não deixar o Linux mais amigavel ou parecido com o Windows(não é tudo e não me interprete mal)? sabemos que o Windows é o s.o mais utilizado(mesmo que pirateado) mas seria interessante o Linux buscar um publico parecido com o do Windows ou apenas interessa profissionais de T.I ou orgãos publicos que são obrigados a utilizar?
repetindo, não me interprete mal. eu tenho até vontade e num futuro proximo estarei conhecendo mais o Linux.
repetindo, não me interprete mal. eu tenho até vontade e num futuro proximo estarei conhecendo mais o Linux.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
15/09/2014
Respeito sua opinião e agradeço bastante pelas informações, sei por cima algumas caracteristicas do Linux, tudo bem que você tenha o controle dele e dentre outras qualidades, mas você pode até discordar de mim, por que não deixar o Linux mais amigavel ou parecido com o Windows(não é tudo e não me interprete mal)? sabemos que o Windows é o s.o mais utilizado(mesmo que pirateado) mas seria interessante o Linux buscar um publico parecido com o do Windows ou apenas interessa profissionais de T.I ou orgãos publicos que são obrigados a utilizar?
Acontece que em alguns casos mais complexos você não tem a "tela bonitinha" para lhe ajudar, então saber usar e trabalhar apenas com o Terminal Linux sem ajuda de interface gráfica é de grande valia.
Vou lhe dar um exemplo: Aconteceu uma parada inesperada no sistema (ubuntu) por conta de algum processo que travou (Starvation, por exemplo) e você estava rodando um script super importante que não pode parar.
No Windows você simplesmente apertaria o botão de desligar e perderia tudo (nessas horas o Gerenciador de Processos do Windows não fará nada por você), mas no Linux você pode acessar outro terminal através do CTRL + F1 e gerenciar os processo matando os necessários , o problema é que é 100% terminal então se você está acostumado apenas com GUI será um grande problema.
GOSTEI 0
Janaina Mendes
15/09/2014
Entendo, mas nem pelo prompt ou powershell(conheço apenas por nome) ajuda?
GOSTEI 0
William
15/09/2014
Janaina, basicamente o colega Ronaldo está tentando dizer é que no Windows os erros são meio 'obscuros' e sem possibilidade de controle!
Para nós que usamos linux as coisas são um pouco diferente, temos mais 'intimidade' com terminal o que nos dá maior controle sobre processos e serviços que desejamos parar mesmo sem interface GUI.
Depois de um tempo trabalhando com linux você já não consegue instalar programas com um duplo clique, por exemplo pacotes '.deb' (distribuições baseadas no Debian) acaba fazendo pelo terminal, com ele podemos instalar, desinstalar, parar, reiniciar serviços além de uma infinidade de funcionalidades, sem a necessidade de uma interface gráfica.
Mesmo que só com uma máquina virtual, aconselho você a instalar uma distribuição linux para conhecer!!!
Para nós que usamos linux as coisas são um pouco diferente, temos mais 'intimidade' com terminal o que nos dá maior controle sobre processos e serviços que desejamos parar mesmo sem interface GUI.
Depois de um tempo trabalhando com linux você já não consegue instalar programas com um duplo clique, por exemplo pacotes '.deb' (distribuições baseadas no Debian) acaba fazendo pelo terminal, com ele podemos instalar, desinstalar, parar, reiniciar serviços além de uma infinidade de funcionalidades, sem a necessidade de uma interface gráfica.
Mesmo que só com uma máquina virtual, aconselho você a instalar uma distribuição linux para conhecer!!!
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
15/09/2014
Exatamente, quanto maior a 'intimidade' com o Linux (Seja lá qual for a distribuição) você percebe que precisa menos do Windows. A dica é você instalar e se aventurar, começar a usar diariamente e você com o tempo se adapta.
GOSTEI 0
Janaina Mendes
15/09/2014
Sim! eu pretendo conhecer sim, mas vou querer em dual boot, me falaram que é melhor assim!
se puderem me passar algo sobre dual boot e um material de Linux Básico, eu agradeço.
se puderem me passar algo sobre dual boot e um material de Linux Básico, eu agradeço.
GOSTEI 0
Janaina Mendes
15/09/2014
é simples assim?
[url]http://www.mundoubuntu.com.br/tutoriais/instalacao/141-instalacao-do-ubuntu-13-10-lado-a-lado-com-o-windows-7-ou-windows-8[/url]
[url]http://www.mundoubuntu.com.br/tutoriais/instalacao/141-instalacao-do-ubuntu-13-10-lado-a-lado-com-o-windows-7-ou-windows-8[/url]
GOSTEI 0
Roniere Almeida
15/09/2014
é simples assim?
Serio que é só isso?
GOSTEI 0
William
15/09/2014
Já faz um bom tempo que é simples assim!!!
GOSTEI 0
Roniere Almeida
15/09/2014
Então eu conheci de uma forma um pouco complicada.
GOSTEI 0
William
15/09/2014
As pessoas contrairão medo do Linux acredito eu que na época do descontinuado "Conectiva Linux", onde vinha com 5 CDs de instalação, muito demorado e complexo (sofria muito quando tinha que formatar minha máquina srsrsrsr)!!
Hoje em dia a instalação do Linux (Ubuntu) pode ser simples e rápida!
Hoje em dia a instalação do Linux (Ubuntu) pode ser simples e rápida!
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
15/09/2014
é simples assim?
Serio que é só isso?
Sim, simples assim. O ubuntu não é um bicho de sete cabeças.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
15/09/2014
Acho que já essa historia algumas vezes aqui, ainda bem que na epoca não estava bastante ocupado, fui fazer o dual boot, criei as partições NTFS e EXT3(acho), Windows e Linux, com um programa externo chamado System Rescue, depois de instalar o Windows7 fui fazer a instalação do Linux, tudo ocorria muito bem, instalação finalizada, aparetemente deu certo, mas todas vez que tentava entrar no Windows, não dava certo, ele sempre voltava para tela de escolha do sistema operacional, o Linux funcionava beleza, mas o Windows não inicializava, vc´s suspeitam de algo? Notebook DELL.
eu quero tentar fazer novamente, não gosto de VM com o Linux, estou com meu notebook, o DVD de instalação do Linux, já cria as partições EXT, ele pega e divide do HD sem problemas?
eu quero tentar fazer novamente, não gosto de VM com o Linux, estou com meu notebook, o DVD de instalação do Linux, já cria as partições EXT, ele pega e divide do HD sem problemas?
GOSTEI 0
William
15/09/2014
Roniere esses dias respondi isso em um post aqui do fórum, somente coloque o DVD e de o boot na máquina, se tudo correr bem será exibida a opção para você instalar o Ubuntu lado a lado com o Windows.
Esquece essa parte de partições, isso é para quem está acostumado e quer personalizar as partições como /home e etc,...
Obs: É sempre bom avisar, faça um backup antes, podem acontecer várias coisas durante um formatação é raro mas ...
Esquece essa parte de partições, isso é para quem está acostumado e quer personalizar as partições como /home e etc,...
Obs: É sempre bom avisar, faça um backup antes, podem acontecer várias coisas durante um formatação é raro mas ...
GOSTEI 0
Roniere Almeida
15/09/2014
Eu realmente tenho que ter certezas da instalação, se eu não fizer isso(partições) como o Linux vai fazer? ele cria automaticamente?
GOSTEI 0
William
15/09/2014
Sim Roniere ele cria automaticamente e com os tamanhos que forem necessários, sem afetar os dados do Windows!
GOSTEI 0
Roniere Almeida
15/09/2014
Para finalizar uma ultima pergunta! só essa mesmo para esclarecer, estou com duas partições: c(com 75GB livres) e o d:(com 340Gb livres), o Linux vai pegar de qual partição?
GOSTEI 0
William
15/09/2014
Esse cenário também foi perguntado no outro post, isso você só vai saber na hora de formatar, ele indica qual partição está sendo utilizada e ainda tem uma opção de redimensionamento (não é obrigatório) onde você pode diminuir ou aumentar o espaço dedicado ao linux.
Para efeito de conhecimento, de o boot na máquina com o DVD e chegue até essa parte do processo para você conhecer o ambiente !
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/269142-20140925-165306.jpg[/img]
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/269142-20140925-165332.jpg[/img]
Para efeito de conhecimento, de o boot na máquina com o DVD e chegue até essa parte do processo para você conhecer o ambiente !
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/269142-20140925-165306.jpg[/img]
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/269142-20140925-165332.jpg[/img]
GOSTEI 0
Roniere Almeida
15/09/2014
Ta certo, verei isso depois de resolver algumas pendencias e fazer o backup.
GOSTEI 0
Janaina Mendes
15/09/2014
Tambem pretendo fazer isso, mas tenho uma pergunta, sei o que o java é multiplataforma e etc...mas o projeto que salvo Linux e testo Windows e vice e versa, funciona sem problemas?
GOSTEI 0
William
15/09/2014
Sim Janaina, claro que é necessário que o ambiente esteja preparado da mesma forma, plugins, frameworks, servidores e etc ...
GOSTEI 0
William
15/09/2014
Sim Janaina, claro que é necessário que o ambiente esteja preparado da mesma forma, plugins, frameworks, servidores e etc ...
GOSTEI 0
Janaina Mendes
15/09/2014
Quanto a isso estou totalmente ciente, acho que até a versão do Eclipse pode interfere, me corrija se eu estiver errada.
GOSTEI 0