Fórum Ambiente Dev Windows ou Linux #492208
15/09/2014
0
por que no ambiente Linux é considerado melhor para o desenvolver? e existe alguma vantagem em desenvolver em ambiente Windows?
Janaina Mendes
Curtir tópico
+ 0Posts
15/09/2014
William
Basicamente as distribuições linux vem com vários pacotes para desenvolvimento instalados além dos que você pode instalar em uma necessidade.
Quanto as vantagens ou desvantagens entre desenvolver em windows ou linux não vejo nenhum ganho ou prejuízo, você tem que ver o ambiente que mais te agrada!
Claro que tudo depende da linguagem que você vai trabalhar, por exemplo Delphi para linux não existe, lá temos o projeto Lazarus outro exemplo .NET (visual Studio) não tem, mas temos o projeto Mono.
Gostei + 0
15/09/2014
Janaina Mendes
Esqueci de informar as linguagens, Java e PHP, ja me disseram que é bem melhor no ambiente Linux, mas não entendo o porque.
Gostei + 0
15/09/2014
William
Enfim como trabalho com as 2 plataformas posso afirmar que sobre essas linguagens que não vejo diferença, pode ter um detalhe ou outro de configuração mas nada absurdo.
Gosto do Linux porque não passo aperto com tela preta, recentemente um colega usuário de windows precisou usar o Git com o prompt do windows, tinha dado um problema com a interface ... rsssrsr ...
Dei muita risada, é bonito ver o pânico no rosto das pessoas quando estão de frente com a tela preta e letras brancas.
Gostei + 0
15/09/2014
Janaina Mendes
pelo visto realmente nada muito extraordinario quanto a isso...esse problema de tela preta faz tempo que não vejo. desde o Windows XP.
Gostei + 0
15/09/2014
William
Não é toda vez que tenho que recorrer ao console, mas com o tempo você acaba se acostumando e vai por instinto usar o terminal ..srsrsrsr
Gostei + 0
15/09/2014
Janaina Mendes
Gostei + 0
15/09/2014
Ronaldo Lanhellas
Na minha opinião o Windows serve apenas para entretenimento, raros os casos que usamos para trabalho em ferramentas que só rodam no Windows, como o Axure RP. De fato o Windows é ótimo para jogos, mas como eu nem tenho jogos no meu computador quase nunca acesso o Windows.
O Linux por sua vez é mais rápido, e proporciona maior controle de todo seu ambiente. Obviamente que usar Linux não é tão simples e você vai ter muita mais muita dor de cabeça no inicio, principalmente porque não tem "Next..Next..." do Windows. Ou você sabe o que está fazendo ou você acaba com todo kernel do Sistema. Digo que Linux é para Profissionais sérios e que sabem o que estão fazendo e como fazer.
Resumindo, com Linux você tem o controle do sistema e não o contrário.
Gostei + 0
17/09/2014
Janaina Mendes
repetindo, não me interprete mal. eu tenho até vontade e num futuro proximo estarei conhecendo mais o Linux.
Gostei + 0
17/09/2014
Ronaldo Lanhellas
repetindo, não me interprete mal. eu tenho até vontade e num futuro proximo estarei conhecendo mais o Linux.
Acontece que em alguns casos mais complexos você não tem a "tela bonitinha" para lhe ajudar, então saber usar e trabalhar apenas com o Terminal Linux sem ajuda de interface gráfica é de grande valia.
Vou lhe dar um exemplo: Aconteceu uma parada inesperada no sistema (ubuntu) por conta de algum processo que travou (Starvation, por exemplo) e você estava rodando um script super importante que não pode parar.
No Windows você simplesmente apertaria o botão de desligar e perderia tudo (nessas horas o Gerenciador de Processos do Windows não fará nada por você), mas no Linux você pode acessar outro terminal através do CTRL + F1 e gerenciar os processo matando os necessários , o problema é que é 100% terminal então se você está acostumado apenas com GUI será um grande problema.
Gostei + 0
17/09/2014
Janaina Mendes
Gostei + 0
17/09/2014
William
Para nós que usamos linux as coisas são um pouco diferente, temos mais 'intimidade' com terminal o que nos dá maior controle sobre processos e serviços que desejamos parar mesmo sem interface GUI.
Depois de um tempo trabalhando com linux você já não consegue instalar programas com um duplo clique, por exemplo pacotes '.deb' (distribuições baseadas no Debian) acaba fazendo pelo terminal, com ele podemos instalar, desinstalar, parar, reiniciar serviços além de uma infinidade de funcionalidades, sem a necessidade de uma interface gráfica.
Mesmo que só com uma máquina virtual, aconselho você a instalar uma distribuição linux para conhecer!!!
Gostei + 0
17/09/2014
Ronaldo Lanhellas
Gostei + 0
17/09/2014
Janaina Mendes
se puderem me passar algo sobre dual boot e um material de Linux Básico, eu agradeço.
Gostei + 0
23/09/2014
Janaina Mendes
[url]http://www.mundoubuntu.com.br/tutoriais/instalacao/141-instalacao-do-ubuntu-13-10-lado-a-lado-com-o-windows-7-ou-windows-8[/url]
Gostei + 0
23/09/2014
Roniere Almeida
[url]http://www.mundoubuntu.com.br/tutoriais/instalacao/141-instalacao-do-ubuntu-13-10-lado-a-lado-com-o-windows-7-ou-windows-8[/url]
Serio que é só isso?
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)