Analise de sistema X Ciências da Computação

Delphi

20/07/2014

eaeeee parceiros de luta tudo bom?
então, estou entrando na área da programação, tenho já um pouco de experiencia já nesta área, e desenvolvo software, o problema q estou em dúvida para eu ingressar em uma universidade, qual vcs acham q é melhor , ou q engloba mais a área de programação, já andei tando uma olhada , mas queria uma opinião de experiencia própria!!
deste já Obrigado!!!
Mirelle Bueno

Mirelle Bueno

Curtidas 0

Respostas

Antonio Baceiredo

Antonio Baceiredo

20/07/2014

Ciências da Computação.
É um curso mais completo, no qual abrange varias áreas do conhecimento de informática.
Já o curso de analise é bom tb, porem mais especifico.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

20/07/2014

Com o comentario acima, isso depende muito dos seus planos para onde quer seguir. Tem ideia?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

20/07/2014

o Antonio citou algo interessante que concordo, ciencias da computação te dará uma vasta possibilidade de escolhas.
GOSTEI 0
Wilton Júnior

Wilton Júnior

20/07/2014

Se sua intenção for fazer qualquer um desse cursos para trabalhar desenvolvendo sistema de gerenciamento comercial, sugiro que antes de optar por um curso de computação faça administração de empresa, para que entenda como a empresa funciona.
Assim depois que terminar o curso ai sim faz ciência da computação como sugeriu o antonio e diversos outros cursos complementares tanto na área da computação quanto na area, contabil, fiscal, rh e administração.
GOSTEI 0
Wilton Júnior

Wilton Júnior

20/07/2014

Se sua intenção for fazer qualquer um desse cursos para trabalhar desenvolvendo sistema de gerenciamento comercial, sugiro que antes de optar por um curso de computação faça administração de empresa, para que entenda como a empresa funciona.
Assim depois que terminar o curso ai sim faz ciência da computação como sugeriu o antonio e diversos outros cursos complementares tanto na área da computação quanto na area, contabil, fiscal, rh e administração.
GOSTEI 0
Valquiria Silva

Valquiria Silva

20/07/2014

Olá Mirelle, bom dia.

Sou aluna do 7º Semestre de Ciência da Computação, minhas expectativas no inicio do curso eram bem diferentes das que tenho hoje.
Assim como você eu já tinha experiencia em desenvolvimento de software e ingressei no curso de Ciência da Computação.
A grade curricular do curso é bem teórica, disciplinas oriundas de matemática e lógica em todos os semestres com o objetivo ensinar a ciência que existe por trás de toda essa tecnologia.

Boa sorte, e bons estudos.
GOSTEI 0
Isaac Jose

Isaac Jose

20/07/2014

faça sistemas... tinha a mesma duvida que vc entao peguei a grade dos dois cursos comparei e optei por sistemas.. sugiro que faça o mesmo veja a grade dos dois cursos na instituição que deseja fazer para dar a martelada final...
GOSTEI 0
Rodolpho Silva

Rodolpho Silva

20/07/2014

Bem, na minha opinião seria o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Foca bem a área de desenvolvimento.
GOSTEI 0
Lucas Marciel

Lucas Marciel

20/07/2014

Isso vai depender onde vc quer chegar, por exemplo...se quer ingressar em uma grande empresa...qual vc acha que terá mais status...nem precisa de reposta...agora se vc quer desenvolver para vc mesmo...ou mesmo em uma pequena empresa...analise da pro gasto...o que vejo ...que na prática..é a mesma coisa...o porém é o status que cada uma traz...eu sou formado em contabilidade e agora vou ingressar no curso de analise e desenvolvimento como portador de diploma...fui contador por 8 anos...mudei de profissão por influência de familiares que tem uma empresa de automação comercial...virei desenvolvedor e analista prático...agora quero apenas o diploma da área...resumindo...o que define você no âmbito de trabalho é o que vc é capaz de fazer e não o que um papel "diploma" diz o que vc formou...boa sorte...
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

20/07/2014

podemos considerar que o "retorno" em analise e desenvolvimento de software seja mais rapido?
GOSTEI 0
Mirelle Bueno

Mirelle Bueno

20/07/2014

Obrigados a todos q me responderam

Ciências da Computação.
É um curso mais completo, no qual abrange varias áreas do conhecimento de informática.
Já o curso de analise é bom tb, porem mais especifico.

então Antonio eu particularmente amo a programação, não sei se no curso vai dispersar muito e não focar na programação tendeu?, mas ao mesmo tempo tenho medo se não for suficiente para uma boa carreira.

Com o comentario acima, isso depende muito dos seus planos para onde quer seguir. Tem ideia?

Eaee Fernanda ,tudo bom? ,Então eu queria atuar mais na área da programação, já trabalho um pouco como freelancer , é mais ou menos é essa caminho q queiro seguir.

o Antonio citou algo interessante que concordo, ciencias da computação te dará uma vasta possibilidade de escolhas.
Roniere, é justamente q me deixa em duvida com Analise de sistema kkkkkkkkkkkkk

Então Wildon , eu já tinha feito um curso técnico em informatica, e la tinha muito da área contabil e tal, mas eu não queria trabalhar apenas para empresas , mas de um todo sabe? ótima dica, Obrigado!!!

Olá Mirelle, bom dia.

Sou aluna do 7º Semestre de Ciência da Computação, minhas expectativas no inicio do curso eram bem diferentes das que tenho hoje.
Assim como você eu já tinha experiencia em desenvolvimento de software e ingressei no curso de Ciência da Computação.
A grade curricular do curso é bem teórica, disciplinas oriundas de matemática e lógica em todos os semestres com o objetivo ensinar a ciência que existe por trás de toda essa tecnologia.

Boa sorte, e bons estudos.

Boa tarde valquiria, tudo bom colega? então é essa experiencia q preciso kkkkkkkkk,mas o Curso de ciencias não foca muito para a prática de desenvolvimento ne?, vc ta gostando??
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

20/07/2014

se quiser algo mais "rapido", analise e desenvolvimento de sistemas é a melhor opção.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

20/07/2014

vou tentar ser mais claro e objetivo, como você já está trabalhando na area e pretende seguir?(desenvolvimento), e no futuro, pretende ser uma analista? acredito eu que analise e desenvolvimento irá te ajudar muito, pois é um curso bastante focado na area de desenvolvimento.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

20/07/2014

vou tentar ser mais claro e objetivo, como você já está trabalhando na area e pretende seguir?(desenvolvimento), e no futuro, pretende ser uma analista? acredito eu que analise e desenvolvimento irá te ajudar muito, pois é um curso bastante focado na area de desenvolvimento.
GOSTEI 0
Mirelle Bueno

Mirelle Bueno

20/07/2014

faça sistemas... tinha a mesma duvida que vc entao peguei a grade dos dois cursos comparei e optei por sistemas.. sugiro que faça o mesmo veja a grade dos dois cursos na instituição que deseja fazer para dar a martelada final...

eaee Isaac blz?, então eu fiz isso, o curso de analise é mais bem focado, mas é limitado pelo q ouvi sabe?, por isso q queria saber se vc ta gostando, ou se arrepende para eu ter uma ideia kkkkkkkkkkkkk

Bem, na minha opinião seria o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Foca bem a área de desenvolvimento.
Rodolpho ta bem acirrado aqui as escolhas aqui em kkkkkkkkk, pensei a mesma coisa, mas fico pensando se no mercado vou sofrer com isso sabe? valeuuuuu!!

Isso vai depender onde vc quer chegar, por exemplo...se quer ingressar em uma grande empresa...qual vc acha que terá mais status...nem precisa de reposta...agora se vc quer desenvolver para vc mesmo...ou mesmo em uma pequena empresa...analise da pro gasto...o que vejo ...que na prática..é a mesma coisa...o porém é o status que cada uma traz...eu sou formado em contabilidade e agora vou ingressar no curso de analise e desenvolvimento como portador de diploma...fui contador por 8 anos...mudei de profissão por influência de familiares que tem uma empresa de automação comercial...virei desenvolvedor e analista prático...agora quero apenas o diploma da área...resumindo...o que define você no âmbito de trabalho é o que vc é capaz de fazer e não o que um papel "diploma" diz o que vc formou...boa sorte...
Lucas era justamente q eu tava pensando sabe, muito obrigado por me compartilhar sua experiencia de vida bem ampla, tava conversando com umas pessoas e elas me falaram q de primeira uma pessoa com ciencias tem mais facilidade de ser contratado e tal,mas dentro é outra história kkkkkkkkkk ,valeuuu me ajudou bastante!!

podemos considerar que o "retorno" em analise e desenvolvimento de software seja mais rapido?
neim tanto Fernanda, os dois cursos apresentam os mesmo tempo de duração, só tecnólogo, dai se não me engano é de 2 anos.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

20/07/2014

pensei que estivesse citando o ADS como tecnologo.
GOSTEI 0
Isaac Jose

Isaac Jose

20/07/2014

boa tarde eu tinha/tenho muitos objetivos na minha vida entao fui moldando por partes .. 1 gosto de informatica e engenharia civil e de ganhar dinheiro rsrr entao fiz primeiro o curso de informatica como nao sabia a area em informatica escolhi o bacharel . tive tudo, redes, seguranca, java, banco de dados, tecnologia do negocio.. e com isso fiz sistemas ano passado fiz curso oficial de formação DBA Olap Oltp que é com o que trabalho hoje desenvolvimento de bancos olap e oltp aumentei meu salario em relação ao meu primeiro emprego em mais de 1200% e pretendo dobrar isso entao tudo é relativo. vc tem que ver onde quer chegar o que pretende fazer derepente vc nem precise frequentar uma faculdade se ja possuir esperiencia em programacao pode focar em curso oficiais e por ai vai porem algumas empresas exigem que sejam formados obs a que eu trabalho é assim...

espero que obtenha seu objetivo..

att Isaac
GOSTEI 0
Valquiria Silva

Valquiria Silva

20/07/2014

Olá Mirelle, rsrsr,

Eu adoro o curso, mas acredito que a grade mude muito de acordo com a instituição.
Eu vi programação em todos os semestres, mas nada muito focado em uma só linguagem.
Pra vocês ter uma ideia do que estou falando antes de aprender banco de dados relacional aprendi álgebra relacional, antes de usar qualquer editor de imagens aprendi como os filtros são feitos.

srsrs

Boa sorte.
GOSTEI 0
Mirelle Bueno

Mirelle Bueno

20/07/2014

boa tarde eu tinha/tenho muitos objetivos na minha vida entao fui moldando por partes .. 1 gosto de informatica e engenharia civil e de ganhar dinheiro rsrr entao fiz primeiro o curso de informatica como nao sabia a area em informatica escolhi o bacharel . tive tudo, redes, seguranca, java, banco de dados, tecnologia do negocio.. e com isso fiz sistemas ano passado fiz curso oficial de formação DBA Olap Oltp que é com o que trabalho hoje desenvolvimento de bancos olap e oltp aumentei meu salario em relação ao meu primeiro emprego em mais de 1200% e pretendo dobrar isso entao tudo é relativo. vc tem que ver onde quer chegar o que pretende fazer derepente vc nem precise frequentar uma faculdade se ja possuir esperiencia em programacao pode focar em curso oficiais e por ai vai porem algumas empresas exigem que sejam formados obs a que eu trabalho é assim...

att Isaac

então ne isaac ganhar dinheiro kkkkkkkkk, nossa meus Parabéns percorreu um grande caminho, e eu aqui no começo kkkkkkk, mas em fim, os cursos me deixaram bastante em dúvida, acho q vou ter q viver para me decidir , queiro ter bastante experiencia nesta area, pq ta dificil hj conseguir um bom emprego na área da programação, mas vamo q vamo,Muito obrigado por me da essa luz kkkkkkkkk.

Olá Mirelle, rsrsr,

Eu adoro o curso, mas acredito que a grade mude muito de acordo com a instituição.
Eu vi programação em todos os semestres, mas nada muito focado em uma só linguagem.
Pra vocês ter uma ideia do que estou falando antes de aprender banco de dados relacional aprendi álgebra relacional, antes de usar qualquer editor de imagens aprendi como os filtros são feitos.

srsrs

Boa sorte.

Obrigadoo val !!, nossa é mais complexo, vc realmente sabe como tudo é feito kkkkkkkkkk,o problema é a teoriaa!!, to mais ligada na Analise pq o curso em si é pratica, mas é muito interessante também, ta virando meu dilema de vida já hehehheehe.
GOSTEI 0
Mirelle Bueno

Mirelle Bueno

20/07/2014

att Isaac

então ne isaac ganhar dinheiro kkkkkkkkk, nossa meus Parabéns percorreu um grande caminho, e eu aqui no começo kkkkkkk, mas em fim, os cursos me deixaram bastante em dúvida, acho q vou ter q viver para me decidir , queiro ter bastante experiencia nesta area, pq ta dificil hj conseguir um bom emprego na área da programação, mas vamo q vamo,Muito obrigado por me da essa luz kkkkkkkkk.

Olá Mirelle, rsrsr,

srsrs

Boa sorte.

Obrigadoo val !!, nossa é mais complexo, vc realmente sabe como tudo é feito kkkkkkkkkk,o problema é a teoriaa!!, to mais ligada na Analise pq o curso em si é pratica, mas é muito interessante também, ta virando meu dilema de vida já hehehheehe.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

20/07/2014

Compartilho da sugestão da Fernanda:
se quiser algo mais "rapido", analise e desenvolvimento de sistemas é a melhor opção.

Depois vc pode escolher uma área pra se especializar e continuar os estudos. Aprende-se muito mais nas especializações em áreas afins.
GOSTEI 0
Valquiria Silva

Valquiria Silva

20/07/2014

Rsrsrs, quem me dera saber tudo. Em teoria vc vê muito coisa, algumas consegue entender e aprender já outras ... rarsrsrs

Se vc quer mais pratica em desenvolvimento de sistemas, pense em Analise ou Engenharia da computação.
Se vc quer ter uma base para outros ramos da tecnologia, pense em Ciencia da computação.

Abs.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

20/07/2014

Sem dar muita volta posso lhe dizer que em "Ciência da Computação" você terá uma base mais forte na Programação, devido a grande quantidade de matérias que envolvem lógica, matemática, elétrica e assim por diante. No seu lugar, escolheria Ciência sem dúvidas.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

20/07/2014

Depois vc pode escolher uma área pra se especializar e continuar os estudos. Aprende-se muito mais nas especializações em áreas afins.

pela questão de tempo, é uma boa forma mesmo, com "pouco" tempo fazendo o curso e fica mais proximo de fazer especializações...
GOSTEI 0
Thiago Palmeira

Thiago Palmeira

20/07/2014

Todo bom desenvolvedor precisar saber práticas da análise de sistema. Muitos se preocupam em desenvolver e não ligam para a análise, por isso que a maior parte dos sistemas tem problemas de comunicação.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

20/07/2014

Concordo contigo Varallo!
Daí começar a fazer gambiarra em cima de gambiarra pra fazer a base de dados se adaptar a aplicação. Criam um absurdo de redundância de dados, sem contar nas soluções impróprias que definem na modelagem de dados.
Isso tudo, porque realizam a modelagem pensando em um relatório que terão que criar na aplicação, nos recursos que terão pra criar uma manutenção quando forem desenvolver, entre outras coisas...
GOSTEI 0
Thiago Palmeira

Thiago Palmeira

20/07/2014

Isso é apenas um dos cenários....estou finalizando meu TCC em relação a engenharia de requisitos e vendo alguns pontos, muitos profissionais teriam que ter uma base ou formação na área da análise, pois o que acontece com os sistemas e a falta de comunicação com as equipes e clientes é lamentável...
GOSTEI 0
Mirelle Bueno

Mirelle Bueno

20/07/2014

Isso é apenas um dos cenários....estou finalizando meu TCC em relação a engenharia de requisitos e vendo alguns pontos, muitos profissionais teriam que ter uma base ou formação na área da análise, pois o que acontece com os sistemas e a falta de comunicação com as equipes e clientes é lamentável...
Bem colocado!!, eu vi materias justamente falando disso, q a base é tudo, q pena q esse cenario é tão presente não?
GOSTEI 0
Thiago Palmeira

Thiago Palmeira

20/07/2014

Infelizmente, mas isso acontece pelo fato das empresas não repensarem em seus processos de desenvolvimento, pois a maioria se preocupa na entrega sem nenhuma análise prévia do que é necessário. Sendo assim, como consequência é gerado um sistema sem qualidade e inconsistente.
GOSTEI 0
Mirelle Bueno

Mirelle Bueno

20/07/2014

Muito bem colocado, só q o curso analise de sistema bacharelado é o mesmo q de um curso de ciencias da computaçaõ, mas é esse caminho q to querendo percorrer mesmo kkkkkkkkkkkk

Rsrsrs, quem me dera saber tudo. Em teoria vc vê muito coisa, algumas consegue entender e aprender já outras ... rarsrsrs

Se vc quer mais pratica em desenvolvimento de sistemas, pense em Analise ou Engenharia da computação.
Se vc quer ter uma base para outros ramos da tecnologia, pense em Ciencia da computação.

Abs.[/quote tipo calculo integral?? kkkkkkkkkkk, então val, queiro pratica em desenvolvimento e também base em outros ramos kkkkkkkkkkk, acho q vou acabar fazendo os dois cursos kkkkkkkkkkkk O_o

Todo bom desenvolvedor precisar saber práticas da análise de sistema. Muitos se preocupam em desenvolver e não ligam para a análise, por isso que a maior parte dos sistemas tem problemas de comunicação.

falou tudo, era isso até q eu tava comentando ontem com uma outra pessoa!!, Obrigadoooo

Concordo contigo Varallo!
Daí começar a fazer gambiarra em cima de gambiarra pra fazer a base de dados se adaptar a aplicação. Criam um absurdo de redundância de dados, sem contar nas soluções impróprias que definem na modelagem de dados.
Isso tudo, porque realizam a modelagem pensando em um relatório que terão que criar na aplicação, nos recursos que terão pra criar uma manutenção quando forem desenvolver, entre outras coisas...
Isso ilustra bem nossa realidade, mas vamos concordar q uma gambiarra colocada as vezes no lugar certo pode ser a solução de um grande projeto, porém em excesso.....
GOSTEI 0
Mirelle Bueno

Mirelle Bueno

20/07/2014

Infelizmente, mas isso acontece pelo fato das empresas não repensarem em seus processos de desenvolvimento, pois a maioria se preocupa na entrega sem nenhuma análise prévia do que é necessário. Sendo assim, como consequência é gerado um sistema sem qualidade e inconsistente.

E em todo caso quem sofre sempre é o usuário, o consumidor q muitas vezes confia o sucesso de seu mercado nas mãos dessas empresas q pensa no bem individuo, realmente lamentável, está pior q loja de informatica q vc pede para formatar, e a pessoa troca todas as peças boas do pc .
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

20/07/2014

Isso ilustra bem nossa realidade, mas vamos concordar q uma gambiarra colocada as vezes no lugar certo pode ser a solução de um grande projeto, porém em excesso.....

Não concordo com gambiarras quando se trata da modelagem de dados...
Gambiarra na aplicação é uma coisa, no banco de dados é outra... O banco de dados é o coração dos sistemas, e por isso ele tem que ser muito bem elaborado.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

20/07/2014

quando se fala de "gambiarra" o bicho pega, muitas ideias diferentes - dos profissionais.
GOSTEI 0
Mirelle Bueno

Mirelle Bueno

20/07/2014

Não concordo com gambiarras quando se trata da modelagem de dados...
Gambiarra na aplicação é uma coisa, no banco de dados é outra... O banco de dados é o coração dos sistemas, e por isso ele tem que ser muito bem elaborado.
ai sim, quando o papo é banco dai é outra história, tanto q a organização é essencial neste caso.
GOSTEI 0
Thiago Palmeira

Thiago Palmeira

20/07/2014

Só para descontrair criei uma categoria de entretenimento sobre casos que acontecem na programação....

Zueiras na Programação
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

20/07/2014

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
otimo.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

20/07/2014

hahahahaha... curti!
GOSTEI 0
Lucas Souza

Lucas Souza

20/07/2014

Olá Antônio Baceiredo! Me chamo Lucas, e gostaria de esclarecimentos sobre essa área. Quero me especializar na área dos jogos, como Designer Gráfico (de jogos) por exemplo. O que tu podes me dizer em relação a isso?
Obrigado desde já!
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

20/07/2014

tipo calculo integral?? kkkkkkkkkkk, então val, queiro pratica em desenvolvimento e também base em outros ramos kkkkkkkkkkk, acho q vou acabar fazendo os dois cursos kkkkkkkkkkkk O_o

Decidiu?
GOSTEI 0
POSTAR