ANT

Java

09/04/2009

Pessoal esta a minha primeira mensagem neste fórum apesar de vir acompnhando-o há muito tempo. Alguém poderia me explicar claramente o que é o ANT, para que serve, como utilizá-lo, onde baixá-lo. Preciso de uma explicação objetiva e em uma linguagem para inciante, meu caso, entender. Obrigado
Thiago_algo

Thiago_algo

Curtidas 0

Respostas

Vitor Pamplona

Vitor Pamplona

09/04/2009

Com o Ant vc pode fazer scripts de compilação, gerar jars, gerar códigos baseados em configurações, etc. É como ser fosse um .bat do windows ou um .sh no linux só que é feito em arquivos XML. :!: :!: :!:
GOSTEI 0
Bruno Frascino

Bruno Frascino

09/04/2009

Pra q servem esses scripts de compilação?
GOSTEI 0
Vitor Pamplona

Vitor Pamplona

09/04/2009

Para evitar que você tenha que fazer todo o trabalho manualmente. Ao invés de você ter que compilar, separar os fontes dos class, criar jars... você cria um script que faz isso pra você. :!: Vale lembrar que algumas IDEs, incluindo o eclipse vem com o ant embutido e utilizam dele pra fazer alguns trabalhos... :o
GOSTEI 0
Vitor Pamplona

Vitor Pamplona

09/04/2009

Por exemplo vc tem que montar um jar de uma aplicação comercial, empacotá-lo, zipá-lo e publicá-lo em sua página. Você iria fazer isso todas as vezes que um release fosse liberado??? Com o ant o script pode: - Compilar - Criar o jar e copiar as libs do projeto - Zipar tudo - Copiar para um repositório na WEB. Entre muitas outras coisas. PS: Tudo isso independente de plataforma... :!: :!: :!:
GOSTEI 0
Bruno Frascino

Bruno Frascino

09/04/2009

:D Legal!! Muito bom !! :!: P. mão na roda!
GOSTEI 0
Thiago_algo

Thiago_algo

09/04/2009

Beleza, então o ANT apenas automatiza o processo, ou seja ele é produtivo, mas tudo que é feito com ele pode ser feito na mão com a mesma a qualidade, é isso? Bom, então indo um pouco além teria como eu incluir a JRE na minha aplicação e referenciá-la para que a aplicação a utilize? Eu gostaria de colocar a JRE junto da aplicação para que independente de ela estar instalada, a aplicação rode. Existe alguma coisa desse tipo? Para se mais específico, existe alguma maneira de fazer uma aplicação rodar em uma máquina que não tenha a JRE instalada previamente? Obrigado pela atenção de todos. Onde mesmo que eu baixo o ANT? Tem algum tutorial em português para utilizá-lo? Existe alguma dificuldade nisto?
GOSTEI 0
Volnei Munhoz

Volnei Munhoz

09/04/2009

[quote="thiago_algo"]Beleza, então o ANT apenas automatiza o processo, ou seja ele é produtivo, mas tudo que é feito com ele pode ser feito na mão com a mesma a qualidade, é isso? Bom, então indo um pouco além teria como eu incluir a JRE na minha aplicação e referenciá-la para que a aplicação a utilize? Eu gostaria de colocar a JRE junto da aplicação para que independente de ela estar instalada, a aplicação rode. Existe alguma coisa desse tipo? Para se mais específico, existe alguma maneira de fazer uma aplicação rodar em uma máquina que não tenha a JRE instalada previamente? Obrigado pela atenção de todos. Onde mesmo que eu baixo o ANT? Tem algum tutorial em português para utilizá-lo? Existe alguma dificuldade nisto?
<sendo-objetivo> NÃO</sendo-objetivo> Você terá que ter a JRE instalada em seu sistema, caso contrário nada de rodar aplicações em Java. :!: Mais pense pelo lado bom, 1.5 bilhão de computadores possuem a tecnologia Java instalada. :!:
GOSTEI 0
Dalton

Dalton

09/04/2009

http://ant.apache.org/manual/using.html
GOSTEI 0
Ricardo

Ricardo

09/04/2009

Onde que eu armazenaria esses scripts?
GOSTEI 0
Vitor Pamplona