Fórum ANT #569087
09/04/2009
Pessoal esta a minha primeira mensagem neste fórum apesar de vir acompnhando-o há muito tempo. Alguém poderia me explicar claramente o que é o ANT, para que serve, como utilizá-lo, onde baixá-lo. Preciso de uma explicação objetiva e em uma linguagem para inciante, meu caso, entender.
Obrigado
Vitor Pamplona
Com o Ant vc pode fazer scripts de compilação, gerar jars, gerar códigos baseados em configurações, etc.
É como ser fosse um .bat do windows ou um .sh no linux só que é feito em arquivos XML.
:!: :!: :!:
09/04/2009
Bruno Frascino
Pra q servem esses scripts de compilação?
09/04/2009
Vitor Pamplona
Para evitar que você tenha que fazer todo o trabalho manualmente. Ao invés de você ter que compilar, separar os fontes dos class, criar jars... você cria um script que faz isso pra você. :!:
Vale lembrar que algumas IDEs, incluindo o eclipse vem com o ant embutido e utilizam dele pra fazer alguns trabalhos...
:o
09/04/2009
Vitor Pamplona
Por exemplo vc tem que montar um jar de uma aplicação comercial, empacotá-lo, zipá-lo e publicá-lo em sua página.
Você iria fazer isso todas as vezes que um release fosse liberado???
Com o ant o script pode:
- Compilar
- Criar o jar e copiar as libs do projeto
- Zipar tudo
- Copiar para um repositório na WEB.
Entre muitas outras coisas.
PS: Tudo isso independente de plataforma...
:!: :!: :!:
09/04/2009
Bruno Frascino
:D
Legal!! Muito bom !! :!:
P. mão na roda!
Beleza, então o ANT apenas automatiza o processo, ou seja ele é produtivo, mas tudo que é feito com ele pode ser feito na mão com a mesma a qualidade, é isso?
Bom, então indo um pouco além teria como eu incluir a JRE na minha aplicação e referenciá-la para que a aplicação a utilize? Eu gostaria de colocar a JRE junto da aplicação para que independente de ela estar instalada, a aplicação rode. Existe alguma coisa desse tipo? Para se mais específico, existe alguma maneira de fazer uma aplicação rodar em uma máquina que não tenha a JRE instalada previamente?
Obrigado pela atenção de todos.
Onde mesmo que eu baixo o ANT? Tem algum tutorial em português para utilizá-lo? Existe alguma dificuldade nisto?
[quote="thiago_algo"]Beleza, então o ANT apenas automatiza o processo, ou seja ele é produtivo, mas tudo que é feito com ele pode ser feito na mão com a mesma a qualidade, é isso?
Bom, então indo um pouco além teria como eu incluir a JRE na minha aplicação e referenciá-la para que a aplicação a utilize? Eu gostaria de colocar a JRE junto da aplicação para que independente de ela estar instalada, a aplicação rode. Existe alguma coisa desse tipo? Para se mais específico, existe alguma maneira de fazer uma aplicação rodar em uma máquina que não tenha a JRE instalada previamente?
Obrigado pela atenção de todos.
Onde mesmo que eu baixo o ANT? Tem algum tutorial em português para utilizá-lo? Existe alguma dificuldade nisto?
<sendo-objetivo>
NÃO</sendo-objetivo>
Você terá que ter a JRE instalada em seu sistema, caso contrário nada de rodar aplicações em Java.
:!:
Mais pense pelo lado bom, 1.5 bilhão de computadores possuem a tecnologia Java instalada. :!:
http://ant.apache.org/manual/using.html
Onde que eu armazenaria esses scripts?
09/04/2009
Vitor Pamplona
Normalmente no raiz da tua aplicação :)
:!: :!: