Apagaram meu banco de dados e agora?
![Cleyton Caetano Cleyton Caetano](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/378257_20140722131936.jpg)
Cleyton Caetano
Respostas
![Alan Mario Alan Mario](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/meme_pc.png)
Alan Mario
10/05/2015
![Mariana Carvalho Mariana Carvalho](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/200px-Wikimedia-servers-Sept04.jpg)
Mariana Carvalho
10/05/2015
![Cleyton Caetano Cleyton Caetano](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/378257_20140722131936.jpg)
Cleyton Caetano
10/05/2015
RESPOSTA FOI ADICIONADA:
************************************************
Olá,
Não existe nenhum backup do seu banco de dados disponível, infelizmente não é possível recuperar os dados do banco.
Por favor nos comunique caso tenha outras duvidas, sugestões ou reclamações.
Obrigado por utilizar nossos serviços,
José N.
Operadores de Suporte
www.hostinger.com.br
Se eu entrar com uma ação contra eles resolve alguma coisa?
![Alan Mario Alan Mario](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/meme_pc.png)
Alan Mario
10/05/2015
![Cleyton Caetano Cleyton Caetano](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/378257_20140722131936.jpg)
Cleyton Caetano
10/05/2015
Não nenhum, eles me mandaram apenas que não era pra enviar nada ao servidor em um prazo de 24h e logo após tudo voltaria ao normal só que quando voltei meu banco de dados havia evaporado :(
![Alan Mario Alan Mario](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/meme_pc.png)
Alan Mario
10/05/2015
![Cleyton Caetano Cleyton Caetano](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/378257_20140722131936.jpg)
Cleyton Caetano
10/05/2015
É o que vou fazer, vou correr atrás, caso eles não deem um jeito vou processar a empresa!
![Mariana Carvalho Mariana Carvalho](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/200px-Wikimedia-servers-Sept04.jpg)
Mariana Carvalho
10/05/2015
Me confirme, eles definem essa responsabilidade?
![Cleyton Caetano Cleyton Caetano](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/378257_20140722131936.jpg)
Cleyton Caetano
10/05/2015
Me confirme, eles definem essa responsabilidade?
Uma vês que me dizem para apenas não enviar nada ao servidor e o resto é com eles eles se responsabilizam pelo resto de tudo! só acho isso!
![Mariana Carvalho Mariana Carvalho](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/200px-Wikimedia-servers-Sept04.jpg)
Mariana Carvalho
10/05/2015
![Alan Mario Alan Mario](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/meme_pc.png)
Alan Mario
10/05/2015
É o que vou fazer, vou correr atrás, caso eles não deem um jeito vou processar a empresa!
Caso serio isso! Infelizmente.
![Cleyton Caetano Cleyton Caetano](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/378257_20140722131936.jpg)
Cleyton Caetano
10/05/2015
É o que vou fazer, vou correr atrás, caso eles não deem um jeito vou processar a empresa!
Caso serio isso! Infelizmente.
nem me fale, o site ia pro ar amanhã...
![Isaac Jose Isaac Jose](https://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/avatar/avatar-2.png)
Isaac Jose
10/05/2015
![Jothaz Jothaz](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/418027_20150313165406.jpg)
Jothaz
10/05/2015
1 - Seu plano era grátis ou pago?
2 - Você leu os termos quanto aceito o serviço e verificaou se neles havia menção ao serviço de backup? Ou você deduziu que existia este serviço?
3 - Você tem algum contrato formalizado com o seu cliente?
![Cleyton Caetano Cleyton Caetano](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/378257_20140722131936.jpg)
Cleyton Caetano
10/05/2015
1 - Seu plano era grátis ou pago?
Plano Pago!
2 - Você leu os termos quanto aceito o serviço e verificaou se neles havia menção ao serviço de backup? Ou você deduziu que existia este serviço?
Eles forneces.
3 - Você tem algum contrato formalizado com o seu cliente?
Sim Tenho
![Alan Mario Alan Mario](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/meme_pc.png)
Alan Mario
10/05/2015
Aproveitando esse grande problema, vamos aproveitar e citar serviços de hospedagens em que sejam 100% confiaveis.
![Mariana Carvalho Mariana Carvalho](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/200px-Wikimedia-servers-Sept04.jpg)
Mariana Carvalho
10/05/2015
![Cleyton Caetano Cleyton Caetano](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/378257_20140722131936.jpg)
Cleyton Caetano
10/05/2015
Ainda to pesquisando, não sei como fazer pra falar a verdade kkk
![Jothaz Jothaz](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/418027_20150313165406.jpg)
Jothaz
10/05/2015
Não sei que é vantagem procurar as pequenas causas ou ir na justiça comum, aconselho a procurar ajuda.
O mal esta feito e a questão de busacar seus direitos é mais um "sacode" na empresa do que buscar reparação. Se seu cliente for gente boa, pode relevar e continuar o contrato com você. Na maioria das vezes empresas não são "gente boa" e em casos como este encerram o contrato, fora a propaganda negativa que pode rolar.
Pense que dos males o menor, pois se o site já estivesse em funcionamento a mais tempo e perdesse a informação o prejuízo seria muito maior e seu cliente poderia até processar você.
Tente contratar outra empresa que tenho mais tempo de mercado e que não exista muitas reclamações sobre seus serviços, mas não existe garantia de 100%, pois este tipo de problema pode acontecer até com as melhores empresas.
Se eu estivesse em seu lugar e fosse prestar um serviço cujo os dados são minha responsabilidade eu faria backup´s diários nem que fosse manualmente. Sei que pode paracer trabalhos e frustante, mas pior é perder os dados de um cliente, principalmente se o site já estive em uso a mais tempo. Então mesmo que contratar um empresa mais confiável, não confie 100% e faça sua parte e crie backups tanto em disco como até mesmo na nuvem (onedrive, dropbox.).
![Marcos P Marcos P](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/378439_20140801115452.png)
Marcos P
10/05/2015
Demorei um pouco para participar da discussão, pois imaginava que ao entrar nela o resultado não lhe seria muito "agradável".
Em uma situação dessas, você deve focar 100% de sua energia em atender seu cliente !
Esqueça ( por mais que seja um direito seu ) qualquer iniciativa imediata de buscar seus direitos. Justifico esse "conselho", com um raciocínio muito simples : se em um momento de "stress" desses, você mostrar ao cliente que está preparado para reagir a adversidade, acredite, você vai conquistá-lo por muito tempo !
Se, por outro lado, você perdê-lo... você vai ter dois prejuízos : o trabalho perdido + o contrato perdido !
Portanto, foque imediatamente na entrega do site !
Superada essa dificuldade inicial, você deve preparar-se para buscar algum tipo de indenização junto a empresa de hospedagem.
Agora, não imagine que isso será trivial !
( no Brasil, nunca é... )
Para iniciar esse processo, consulte ( mesmo que informalmente ) um advogado, preferencialmente especializado em direito comercial, munido do contrato ( ou dos termos ) vigentes no momento em que você assinou seu plano de serviços junto à empresa.
Baseado nesses termos e na legislação, o advogado pode lhe disser se vale ( ou não ) a pena buscar uma ação judicial indenizatória.
Órgãos de defesa do consumido ( Procon ) e sites de classificação de empresas ( ReclameAqui ), também são eficientes.
Contudo, não sei se você terá sucesso nessa empreitada, pois, no próprio site da Hostinger, consta que as soluções de backup e restore estão "em desenvolvimento". Se você não tiver certeza de que isso estava realmente coberto no seu plano, NÃO recorra a justiça pois a situação pode se inverter e você pode acabar sendo acionado por eles...
Busque orientação, como sugeriu o Jothaz....
Essas indicações são apenas minha opinião, considerando alguns anos de "janela".
![Ceilton M Ceilton M](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/430038_20190708101600.jpg)
Ceilton M
10/05/2015
Leia o contrato e só entre som uma ação se houver respaldo para sua queixa...
Se o juiz entender que sua reclamação não procede, você paga as custas processuais e ainda um percentual ao advogado da outra parte.
E como já foi mencionado aqui que no site esta escrito que o backup da Hostinger esta em desenvolvimento, provavelmente o contrato não cobre essa garantia.
Como disse o Marcos, atenda seu cliente para que o prejuízo não aumente...
![Alan Mario Alan Mario](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/meme_pc.png)
Alan Mario
10/05/2015
Sempre bom considerar essa opção, mesmo que seja um trabalho extra, a empresa na qual rolou esse problema demonstrou as falhas possiveis, afinal independente da empresa contratada devemos nos ater a certos detalhes e fazer algumas coisas por nosso propria conta e risco, nesse caso seria mais benefico.
![Ceilton M Ceilton M](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/430038_20190708101600.jpg)
Ceilton M
10/05/2015
Aproveitando esse grande problema, vamos aproveitar e citar serviços de hospedagens em que sejam 100% confiaveis.
Isso não existe... ;)
![Cleyton Caetano Cleyton Caetano](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/378257_20140722131936.jpg)
Cleyton Caetano
10/05/2015
Aproveitando esse grande problema, vamos aproveitar e citar serviços de hospedagens em que sejam 100% confiaveis.
Isso não existe... ;)
também acho, todos os que vi aqui pessoas reclamam :/
![Alan Mario Alan Mario](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/meme_pc.png)
Alan Mario
10/05/2015
![Mariana Carvalho Mariana Carvalho](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/200px-Wikimedia-servers-Sept04.jpg)
Mariana Carvalho
10/05/2015
Paga-se por um serviço sem garantias!
![Alan Mario Alan Mario](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/meme_pc.png)
Alan Mario
10/05/2015
![Mariana Carvalho Mariana Carvalho](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/200px-Wikimedia-servers-Sept04.jpg)
Mariana Carvalho
10/05/2015
![Cleyton Caetano Cleyton Caetano](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/378257_20140722131936.jpg)
Cleyton Caetano
10/05/2015
Xiii se chegar ai vai ficar ruim mesmo viu...
![Mariana Carvalho Mariana Carvalho](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/200px-Wikimedia-servers-Sept04.jpg)
Mariana Carvalho
10/05/2015
![Cleyton Caetano Cleyton Caetano](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/378257_20140722131936.jpg)
Cleyton Caetano
10/05/2015
Agora tbm creio kkk é sempre bom ter um plano B
![Mariana Carvalho Mariana Carvalho](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/200px-Wikimedia-servers-Sept04.jpg)
Mariana Carvalho
10/05/2015
![Ricardo Ricardo](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/348640_20170410123029.png)
Ricardo
10/05/2015
Por acaso achei o post aqui no Fórum e respondi algo semelhante em outra postagem. Sei que está meio antigo isso, mas se alguém tiver interesse... vamos lá.
Primeira coisa que recomendo; Leia ao termos e condições de qualquer tipo de serviço, não apenas marque a opção "Li e concordo etc.."
Isso é fundamental, pois certamente todo o fato ocorrido deve ter algo sendo citado nos termos, e se tiver não adianta abrir ação, processo etc. Se você "concordou" com os termos a lei não vai lhe garantir nada!
Quando contratamos um serviço de hospedagem, servidor dedicado, vps etc, estamos apenas alugando um espaço ou equipamento de terceiros para armazenar nossos arquivos. A responsabilidade pelos nossos arquivos(sites, banco de dados, imagens etc) é única e exclusivamente nossa e nós é quem temos que zelar por eles e consequentemente fazer os devidos backups.
A empresa de HOST/Datacenter realiza Backup para uso próprio única e exclusivamente para casos em que precise restaurar o migrar de servidores, e a forma como esses backup são realizados é através de imagens de disco. São muito poucas as empresas que "fornecem" backup para o cliente quando ele precisa, e quando o faz é cobrado.
Então quando alguém for contratar um serviço desse e ver escrito algo relacionado a backups diários, isso são os backups de servidor, ou seja, a empresa está dizendo que garante que o serviço e servidores vão estar disponíveis.
Eu mesmo tenho servidores alocados no Brasil e nos EUA, e a responsabilidade de gerenciar é exclusivamente minha, os datacenters só garantem que as máquinas vão estar online. Agora o Sistema operacional e arquivos é um problema meu.
Já havia comentado algo assim em outro post, para deixar bem claro isso, não se iludam ou pensem que datacenter vai lhe ajudar, por que não vai. Então façam os seus backups, e sem querer ofender a ninguém, isso é questão de ser organizado.
![Mariana Carvalho Mariana Carvalho](http://www.devmedia.com.br/imagens/fotoscolunistas/200px-Wikimedia-servers-Sept04.jpg)
Mariana Carvalho
10/05/2015