Apagaram meu banco de dados e agora?

SQL

MySQL

10/05/2015

Ultimamente tenho hospedado meu site na Hostinger, mas agora ocorreu um problema! foram fazer uma troca de servidor e apagaram meu banco de dados completo acreditam? todo o meu trabalho! e o site ia para o ar amanhã dia 11/05/2015 meu cliente ta me perguntando 24horas pelo site dele! e agora o que eu faço? A empresa ficará impune?
Cleyton Caetano

Cleyton Caetano

Curtidas 0

Respostas

Alan Mario

Alan Mario

10/05/2015

Não existe backup programado?
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

10/05/2015

Não seria responsabilidade deles o backup do banco?
GOSTEI 0
Cleyton Caetano

Cleyton Caetano

10/05/2015

Poisé, eu fiz um Upgrade do meu serviço e eles fizeram isso, vejam o que me responderam no ticket.

************************************************
RESPOSTA FOI ADICIONADA:
************************************************

Olá,

Não existe nenhum backup do seu banco de dados disponível, infelizmente não é possível recuperar os dados do banco.

Por favor nos comunique caso tenha outras duvidas, sugestões ou reclamações.

Obrigado por utilizar nossos serviços,
José N.

Operadores de Suporte
www.hostinger.com.br

Se eu entrar com uma ação contra eles resolve alguma coisa?
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

10/05/2015

Não sei o que escrever, no minimo eles deveria mandar com antecedência um email informando sobre as mudanças e alertando dos problemas possiveis e desejar que seus clientes façam um backup de tudo! Que chato hein, você não possui nenhum backup?
GOSTEI 0
Cleyton Caetano

Cleyton Caetano

10/05/2015

Não sei o que escrever, no minimo eles deveria mandar com antecedência um email informando sobre as mudanças e alertando dos problemas possiveis e desejar que seus clientes façam um backup de tudo! Que chato hein, você não possui nenhum backup?

Não nenhum, eles me mandaram apenas que não era pra enviar nada ao servidor em um prazo de 24h e logo após tudo voltaria ao normal só que quando voltei meu banco de dados havia evaporado :(
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

10/05/2015

Então vá em frente e reclame!!! Isso está errado!
GOSTEI 0
Cleyton Caetano

Cleyton Caetano

10/05/2015

Então vá em frente e reclame!!! Isso está errado!

É o que vou fazer, vou correr atrás, caso eles não deem um jeito vou processar a empresa!
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

10/05/2015

Não seria responsabilidade deles o backup do banco?


Me confirme, eles definem essa responsabilidade?
GOSTEI 0
Cleyton Caetano

Cleyton Caetano

10/05/2015

Não seria responsabilidade deles o backup do banco?


Me confirme, eles definem essa responsabilidade?

Uma vês que me dizem para apenas não enviar nada ao servidor e o resto é com eles eles se responsabilizam pelo resto de tudo! só acho isso!
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

10/05/2015

Então, siga o conselho do Alan.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

10/05/2015

Então vá em frente e reclame!!! Isso está errado!

É o que vou fazer, vou correr atrás, caso eles não deem um jeito vou processar a empresa!


Caso serio isso! Infelizmente.
GOSTEI 0
Cleyton Caetano

Cleyton Caetano

10/05/2015

Então vá em frente e reclame!!! Isso está errado!

É o que vou fazer, vou correr atrás, caso eles não deem um jeito vou processar a empresa!


Caso serio isso! Infelizmente.

nem me fale, o site ia pro ar amanhã...
GOSTEI 0
Isaac Jose

Isaac Jose

10/05/2015

Entre com uma ação conta a empresa. e outra coisa nao faça mais negocios com a mesma uma empresa que oferece esse tipo de serviço não ter um simples bkp é muito amadorismo.
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

10/05/2015

Você pode esclarecer algumas questões para ver o que posso sugerir?

1 - Seu plano era grátis ou pago?

2 - Você leu os termos quanto aceito o serviço e verificaou se neles havia menção ao serviço de backup? Ou você deduziu que existia este serviço?

3 - Você tem algum contrato formalizado com o seu cliente?
GOSTEI 0
Cleyton Caetano

Cleyton Caetano

10/05/2015

Você pode esclarecer algumas questões para ver o que posso sugerir?

1 - Seu plano era grátis ou pago?

Plano Pago!

2 - Você leu os termos quanto aceito o serviço e verificaou se neles havia menção ao serviço de backup? Ou você deduziu que existia este serviço?
Eles forneces.

3 - Você tem algum contrato formalizado com o seu cliente?
Sim Tenho
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

10/05/2015

Perguntas que devem ser respondidas, para um maior esclarecimento!

Aproveitando esse grande problema, vamos aproveitar e citar serviços de hospedagens em que sejam 100% confiaveis.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

10/05/2015

Nesses casos como proceder para iniciar o processo?
GOSTEI 0
Cleyton Caetano

Cleyton Caetano

10/05/2015

Nesses casos como proceder para iniciar o processo?

Ainda to pesquisando, não sei como fazer pra falar a verdade kkk
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

10/05/2015

Como você esta amparado legalmente acredito que cabe um processo. Anexe um comprovante de que estava em dia com os pagamentos o contrato de serviço, principalmente a parte onde é garantido a prestação do serviço de backup e o contrato do seu cliente. E procure seus direitos. O contrato com o seu cliente é a evidência de que você teve prejuízos e é parte importante no processo.

Não sei que é vantagem procurar as pequenas causas ou ir na justiça comum, aconselho a procurar ajuda.


O mal esta feito e a questão de busacar seus direitos é mais um "sacode" na empresa do que buscar reparação. Se seu cliente for gente boa, pode relevar e continuar o contrato com você. Na maioria das vezes empresas não são "gente boa" e em casos como este encerram o contrato, fora a propaganda negativa que pode rolar.


Pense que dos males o menor, pois se o site já estivesse em funcionamento a mais tempo e perdesse a informação o prejuízo seria muito maior e seu cliente poderia até processar você.


Tente contratar outra empresa que tenho mais tempo de mercado e que não exista muitas reclamações sobre seus serviços, mas não existe garantia de 100%, pois este tipo de problema pode acontecer até com as melhores empresas.


Se eu estivesse em seu lugar e fosse prestar um serviço cujo os dados são minha responsabilidade eu faria backup´s diários nem que fosse manualmente. Sei que pode paracer trabalhos e frustante, mas pior é perder os dados de um cliente, principalmente se o site já estive em uso a mais tempo. Então mesmo que contratar um empresa mais confiável, não confie 100% e faça sua parte e crie backups tanto em disco como até mesmo na nuvem (onedrive, dropbox.).
GOSTEI 0
Marcos P

Marcos P

10/05/2015

Cleyton,

Demorei um pouco para participar da discussão, pois imaginava que ao entrar nela o resultado não lhe seria muito "agradável".

Em uma situação dessas, você deve focar 100% de sua energia em atender seu cliente !

Esqueça ( por mais que seja um direito seu ) qualquer iniciativa imediata de buscar seus direitos. Justifico esse "conselho", com um raciocínio muito simples : se em um momento de "stress" desses, você mostrar ao cliente que está preparado para reagir a adversidade, acredite, você vai conquistá-lo por muito tempo !

Se, por outro lado, você perdê-lo... você vai ter dois prejuízos : o trabalho perdido + o contrato perdido !

Portanto, foque imediatamente na entrega do site !

Superada essa dificuldade inicial, você deve preparar-se para buscar algum tipo de indenização junto a empresa de hospedagem.

Agora, não imagine que isso será trivial !
( no Brasil, nunca é... )

Para iniciar esse processo, consulte ( mesmo que informalmente ) um advogado, preferencialmente especializado em direito comercial, munido do contrato ( ou dos termos ) vigentes no momento em que você assinou seu plano de serviços junto à empresa.

Baseado nesses termos e na legislação, o advogado pode lhe disser se vale ( ou não ) a pena buscar uma ação judicial indenizatória.

Órgãos de defesa do consumido ( Procon ) e sites de classificação de empresas ( ReclameAqui ), também são eficientes.

Contudo, não sei se você terá sucesso nessa empreitada, pois, no próprio site da Hostinger, consta que as soluções de backup e restore estão "em desenvolvimento". Se você não tiver certeza de que isso estava realmente coberto no seu plano, NÃO recorra a justiça pois a situação pode se inverter e você pode acabar sendo acionado por eles...

Busque orientação, como sugeriu o Jothaz....

Essas indicações são apenas minha opinião, considerando alguns anos de "janela".
GOSTEI 0
Ceilton M

Ceilton M

10/05/2015

O usuário Marcos P falou tudo.
Leia o contrato e só entre som uma ação se houver respaldo para sua queixa...
Se o juiz entender que sua reclamação não procede, você paga as custas processuais e ainda um percentual ao advogado da outra parte.

E como já foi mencionado aqui que no site esta escrito que o backup da Hostinger esta em desenvolvimento, provavelmente o contrato não cobre essa garantia.

Como disse o Marcos, atenda seu cliente para que o prejuízo não aumente...
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

10/05/2015

Se eu estivesse em seu lugar e fosse prestar um serviço cujo os dados são minha responsabilidade eu faria backup´s diários nem que fosse manualmente. Sei que pode paracer trabalhos e frustante, mas pior é perder os dados de um cliente, principalmente se o site já estive em uso a mais tempo. Então mesmo que contratar um empresa mais confiável, não confie 100% e faça sua parte e crie backups tanto em disco como até mesmo na nuvem (onedrive, dropbox.).


Sempre bom considerar essa opção, mesmo que seja um trabalho extra, a empresa na qual rolou esse problema demonstrou as falhas possiveis, afinal independente da empresa contratada devemos nos ater a certos detalhes e fazer algumas coisas por nosso propria conta e risco, nesse caso seria mais benefico.
GOSTEI 0
Ceilton M

Ceilton M

10/05/2015

Perguntas que devem ser respondidas, para um maior esclarecimento!

Aproveitando esse grande problema, vamos aproveitar e citar serviços de hospedagens em que sejam 100% confiaveis.


Isso não existe... ;)
GOSTEI 0
Cleyton Caetano

Cleyton Caetano

10/05/2015

Perguntas que devem ser respondidas, para um maior esclarecimento!

Aproveitando esse grande problema, vamos aproveitar e citar serviços de hospedagens em que sejam 100% confiaveis.


Isso não existe... ;)

também acho, todos os que vi aqui pessoas reclamam :/
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

10/05/2015

Vish, sério? backup hoje, backup amanha e backup sempre, de tudo por nossa propria conta!!! É isso mesmo?
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

10/05/2015

Vish, sério? backup hoje, backup amanha e backup sempre, de tudo por nossa propria conta!!! É isso mesmo?


Paga-se por um serviço sem garantias!
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

10/05/2015

Práticamente sim, lamentavel.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

10/05/2015

Só lamentando uma situação dessas, espero que esse tipo de problema não chegue aos serviços na nuvem.
GOSTEI 0
Cleyton Caetano

Cleyton Caetano

10/05/2015

Só lamentando uma situação dessas, espero que esse tipo de problema não chegue aos serviços na nuvem.

Xiii se chegar ai vai ficar ruim mesmo viu...
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

10/05/2015

Espero que meu comentario não tenha forças para isso acontecer, pelo que me dizem é um serviço extremamente confiavel, mas eu particularmente teria um plano B.
GOSTEI 0
Cleyton Caetano

Cleyton Caetano

10/05/2015

Espero que meu comentario não tenha forças para isso acontecer, pelo que me dizem é um serviço extremamente confiavel, mas eu particularmente teria um plano B.

Agora tbm creio kkk é sempre bom ter um plano B
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

10/05/2015

O seu problema é diferente se comparando com o serviço na nuvem, mas mesmo assim, são pessoas que trabalham por trás, enfim, sempre com um pé atrás.
GOSTEI 0
Ricardo

Ricardo

10/05/2015

Boa tarde a todos.

Por acaso achei o post aqui no Fórum e respondi algo semelhante em outra postagem. Sei que está meio antigo isso, mas se alguém tiver interesse... vamos lá.

Primeira coisa que recomendo; Leia ao termos e condições de qualquer tipo de serviço, não apenas marque a opção "Li e concordo etc.."

Isso é fundamental, pois certamente todo o fato ocorrido deve ter algo sendo citado nos termos, e se tiver não adianta abrir ação, processo etc. Se você "concordou" com os termos a lei não vai lhe garantir nada!

Quando contratamos um serviço de hospedagem, servidor dedicado, vps etc, estamos apenas alugando um espaço ou equipamento de terceiros para armazenar nossos arquivos. A responsabilidade pelos nossos arquivos(sites, banco de dados, imagens etc) é única e exclusivamente nossa e nós é quem temos que zelar por eles e consequentemente fazer os devidos backups.

A empresa de HOST/Datacenter realiza Backup para uso próprio única e exclusivamente para casos em que precise restaurar o migrar de servidores, e a forma como esses backup são realizados é através de imagens de disco. São muito poucas as empresas que "fornecem" backup para o cliente quando ele precisa, e quando o faz é cobrado.

Então quando alguém for contratar um serviço desse e ver escrito algo relacionado a backups diários, isso são os backups de servidor, ou seja, a empresa está dizendo que garante que o serviço e servidores vão estar disponíveis.

Eu mesmo tenho servidores alocados no Brasil e nos EUA, e a responsabilidade de gerenciar é exclusivamente minha, os datacenters só garantem que as máquinas vão estar online. Agora o Sistema operacional e arquivos é um problema meu.

Já havia comentado algo assim em outro post, para deixar bem claro isso, não se iludam ou pensem que datacenter vai lhe ajudar, por que não vai. Então façam os seus backups, e sem querer ofender a ninguém, isso é questão de ser organizado.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

10/05/2015

Ótimo Ricardo, nunca é demais rever/reler assuntos importante como este!
GOSTEI 0
POSTAR