APLICACAO DELPHI INTERAGINDO COM OUTRAS TECNOLOGIAS : QUAL MELHOR CAMINHO

Delphi

Mobile

Multi-tier

29/09/2020

Companheiros

Boa Noite!

Atualmente estou com a seguinte missão :

Criar uma aplicação delphi que vá interagindo com um banco de dados e respondendo requisições para uma outra aplicação ( mobile , desenvolvida em outra
linguagem ).

Para resolver isto, resolvi me inscrever no curso ; Multicamadas com Delphi e DataSnap com o Guinter Pauli.

Nas 2 primeiras fases do curso, o Guinter ensina como fazer : 1 aplicação Delphi Server interagindo com 1 aplicação Delphi Cliente.
Aí foi as mil maravilhas!

O problema começou quando cheguei na parte de : 1 aplicação Delphi Server interagindo com 1 aplicação criada em outras linguagens.

O problema que esta técnica utiliza REST e conceitos e tecnologias que eu não domino ( java script, html e outras ).

Por acaso existe alguma outra alternativa para eu conseguir realizar o que preciso sem ter que aprender outras tecnologias ?

Grato
Carlos Pereira

Carlos Pereira

Curtidas 0

Respostas

Claudio Andrade

Claudio Andrade

29/09/2020

Companheiros

Boa Noite!

Atualmente estou com a seguinte missão :

Criar uma aplicação delphi que vá interagindo com um banco de dados e respondendo requisições para uma outra aplicação ( mobile , desenvolvida em outra
linguagem ).

Para resolver isto, resolvi me inscrever no curso ; Multicamadas com Delphi e DataSnap com o Guinter Pauli.

Nas 2 primeiras fases do curso, o Guinter ensina como fazer : 1 aplicação Delphi Server interagindo com 1 aplicação Delphi Cliente.
Aí foi as mil maravilhas!

O problema começou quando cheguei na parte de : 1 aplicação Delphi Server interagindo com 1 aplicação criada em outras linguagens.

O problema que esta técnica utiliza REST e conceitos e tecnologias que eu não domino ( java script, html e outras ).

Por acaso existe alguma outra alternativa para eu conseguir realizar o que preciso sem ter que aprender outras tecnologias ?

Grato


Acho que você esta confundido as coisas.

- Rest (ou Rest Full) é o padrão de comunicação entre seu back-end e seu front-end;
- Javascript, html e outras, são tecnologias usadas no front-end (telas).

Você pode criar sua api em Delphi, utilizando o padrão Rest para enviar os dados para o front-end ou qualquer outra tecnologia que suporte esse padrão, sem necessariamente fazer uso de javascript, html, etc.
Agora, se for desenvolver também o front-end, aconselho estudar mais sobre o que são essas tecnologias para poder entender o seu conceito e conseguir montar seu projeto.

Para criar uma api em Delphi, além do DataSnap, você pode usar o RestDataware que é tão bom quanto, além de ser OpenSource e desenvolvido por brasileiros, o que torna mais fácil tirar sanar suas dúvidas.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Agora se você for desenvolver o frontend também, ai sim será necessário aprender javascript, css e html.
GOSTEI 0
Carlos Pereira

Carlos Pereira

29/09/2020

Sr. Cláudio
Boa Noite!

Vou estudar o RestDataWare conforme indicou.

Meu foco é realmente criar uma aplicação Server em Delphi ( com tecnologias Delphi somente ) que consiga responder a requisições que outra
aplicação ( que pode ter sido desenvolvida em outras tecnologias e por qualquer outro desenvolvedor ) fizer.

Meu problema é que quando vi o exemplo que o Sr. Guinter disponibilizou no curso , que envolvia tecnologias web que não posso aprender no momento.

Muito obrigado por sua ajuda

GOSTEI 0
Carlos Pereira

Carlos Pereira

29/09/2020

Boa Noite!

Eu posso então então criar a Aplicação back-end usando apenas recursos Delphi ?

Meu objetivo seria criar um servidor que responda à requisições de uma aplicação Front-End desenvolvida por terceiros?

Desta forma realmente eu não terei que me preocupar com qualquer outra tecnologia web?

O raciocínio é este mesmo?

Grato


GOSTEI 0
Carlos Pereira

Carlos Pereira

29/09/2020

Boa Noite!

Eu posso então então criar a Aplicação back-end usando apenas recursos Delphi ?

Meu objetivo seria criar um servidor que responda à requisições de uma aplicação Front-End desenvolvida por terceiros!

Desta forma realmente eu não terei que me preocupar com qualquer outra tecnologia web?

O raciocínio é este mesmo?

Grato


GOSTEI 0
POSTAR