APLICACAO DELPHI INTERAGINDO COM OUTRAS TECNOLOGIAS : QUAL MELHOR CAMINHO

29/09/2020

0

Companheiros

Boa Noite!

Atualmente estou com a seguinte missão :

Criar uma aplicação delphi que vá interagindo com um banco de dados e respondendo requisições para uma outra aplicação ( mobile , desenvolvida em outra
linguagem ).

Para resolver isto, resolvi me inscrever no curso ; Multicamadas com Delphi e DataSnap com o Guinter Pauli.

Nas 2 primeiras fases do curso, o Guinter ensina como fazer : 1 aplicação Delphi Server interagindo com 1 aplicação Delphi Cliente.
Aí foi as mil maravilhas!

O problema começou quando cheguei na parte de : 1 aplicação Delphi Server interagindo com 1 aplicação criada em outras linguagens.

O problema que esta técnica utiliza REST e conceitos e tecnologias que eu não domino ( java script, html e outras ).

Por acaso existe alguma outra alternativa para eu conseguir realizar o que preciso sem ter que aprender outras tecnologias ?

Grato
Carlos Pereira

Carlos Pereira

Responder

Posts

01/10/2020

Claudio Andrade

Companheiros

Boa Noite!

Atualmente estou com a seguinte missão :

Criar uma aplicação delphi que vá interagindo com um banco de dados e respondendo requisições para uma outra aplicação ( mobile , desenvolvida em outra
linguagem ).

Para resolver isto, resolvi me inscrever no curso ; Multicamadas com Delphi e DataSnap com o Guinter Pauli.

Nas 2 primeiras fases do curso, o Guinter ensina como fazer : 1 aplicação Delphi Server interagindo com 1 aplicação Delphi Cliente.
Aí foi as mil maravilhas!

O problema começou quando cheguei na parte de : 1 aplicação Delphi Server interagindo com 1 aplicação criada em outras linguagens.

O problema que esta técnica utiliza REST e conceitos e tecnologias que eu não domino ( java script, html e outras ).

Por acaso existe alguma outra alternativa para eu conseguir realizar o que preciso sem ter que aprender outras tecnologias ?

Grato


Acho que você esta confundido as coisas.

- Rest (ou Rest Full) é o padrão de comunicação entre seu back-end e seu front-end;
- Javascript, html e outras, são tecnologias usadas no front-end (telas).

Você pode criar sua api em Delphi, utilizando o padrão Rest para enviar os dados para o front-end ou qualquer outra tecnologia que suporte esse padrão, sem necessariamente fazer uso de javascript, html, etc.
Agora, se for desenvolver também o front-end, aconselho estudar mais sobre o que são essas tecnologias para poder entender o seu conceito e conseguir montar seu projeto.

Para criar uma api em Delphi, além do DataSnap, você pode usar o RestDataware que é tão bom quanto, além de ser OpenSource e desenvolvido por brasileiros, o que torna mais fácil tirar sanar suas dúvidas.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Agora se você for desenvolver o frontend também, ai sim será necessário aprender javascript, css e html.
Responder

05/10/2020

Carlos Pereira

Sr. Cláudio
Boa Noite!

Vou estudar o RestDataWare conforme indicou.

Meu foco é realmente criar uma aplicação Server em Delphi ( com tecnologias Delphi somente ) que consiga responder a requisições que outra
aplicação ( que pode ter sido desenvolvida em outras tecnologias e por qualquer outro desenvolvedor ) fizer.

Meu problema é que quando vi o exemplo que o Sr. Guinter disponibilizou no curso , que envolvia tecnologias web que não posso aprender no momento.

Muito obrigado por sua ajuda

Responder

05/11/2020

Carlos Pereira

Boa Noite!

Eu posso então então criar a Aplicação back-end usando apenas recursos Delphi ?

Meu objetivo seria criar um servidor que responda à requisições de uma aplicação Front-End desenvolvida por terceiros?

Desta forma realmente eu não terei que me preocupar com qualquer outra tecnologia web?

O raciocínio é este mesmo?

Grato


Responder

05/11/2020

Carlos Pereira

Boa Noite!

Eu posso então então criar a Aplicação back-end usando apenas recursos Delphi ?

Meu objetivo seria criar um servidor que responda à requisições de uma aplicação Front-End desenvolvida por terceiros!

Desta forma realmente eu não terei que me preocupar com qualquer outra tecnologia web?

O raciocínio é este mesmo?

Grato


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar