Aplicação Java (Netbeans) em rede interna.

Java

07/06/2017

Olá, sou novo no aspecto disponibilização de aplicação em rede...

fiz uma aplicação em java via netbeans utilizando o banco de dados MySQL, quando executo na minha maquina com o .jar criado por ele (netbeans) funciona perfeitamente, mas quando eu compartilho via rede com outras maquinas o mesmo não funciona.. gostaria q se alguém que ja tenha feito alguma vez na vida me desse esta ajuda, ficaria muito grato..

observação: eu já liberei o acesso a meu banco de dados por outros computadores e coloquei na minha aplicação o ip da minha maquina para que o mesmo( programa) consiga localiza-la pois utilizarei meu computador como servidor.
Edmundo Neto

Edmundo Neto

Curtidas 0

Respostas

Jones Granatyr

Jones Granatyr

07/06/2017

Olá Edmundo!

Está gerando algum erro quando você tenta rodar a aplicação? Se puder postar aqui

Mas geralmente o que pode acontecer é o seguinte:

1. Firewall bloqueando
2. A string de conexão à base de dados pode estar errada, talvez apontando para o local errado

Como você armazena a string de conexão nas aplicações que são distribuídas?

Jones
GOSTEI 0
Edmundo Neto

Edmundo Neto

07/06/2017

oi Jones obrigado por me responder nesta duvida.. esta gerando sim mas só quando eu execute em outra maquina... na minha ele funciona perfeitamente, ai eu coloquei um try cath para exibir o erro assim que eu clicar no botão e o erro é o seguinte..

" The last packet sent successfully to the server was 0 milliseconds ago. The driver has not received any packets from the server "

minha classe conexão esta assim :

//------------------------------------------------------- conexão

package conec;

import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.SQLException;
import java.util.logging.Level;
import java.util.logging.Logger;

public class Conexao {

public Connection con;

public Conexao() {
System.out.println("Conectando ao banco...");

// String connectionUrl ="jdbc:mysql://192.168.31.208:3306;"+"databaseName=manutencao;user=unimed;";

try{
Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");

} catch (ClassNotFoundException ex) {
Logger.getLogger(Conexao.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex);

}

try {
con = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://192.168.31.208:3306/manutencao","unimed","");
} catch(SQLException ex) {
Logger.getLogger(Conexao.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex);

}

}

public Connection getCon() {
return con;
}

}

//------------------------------------------------------------------------------fim

A respeito do firewall eu fiz o seguinte, na minha maquina q estou usando como servidor eu habilitei a porta do mysql 3306 tpc entrada e saída.

não sei o que eu posso fazer mais para poder resolver o problema, pois na minha maquina roda certinho :(

atenciosamente espero sua resposta.
GOSTEI 0
Yuri Abel

Yuri Abel

07/06/2017

Desculpe se estou falando bobagem, mas o as maquinas possuem o JRE... e as outras aplicações para executar o .jar?
GOSTEI 0
Edmundo Neto

Edmundo Neto

07/06/2017

possui sim, instalei ontem na maquina teste.
GOSTEI 0
Juno Kim

Juno Kim

07/06/2017

Olá amigo, faz o seguinte:
Desabilita o firewall na sua máquina ena máquina do cliente, pois sua máquina é o servidor de banco da rede, e como é para aplicação interna pode desabilitar o firewall da máquina cliente também para fins de testes.
Acredito que seja isso, para ser mais assertivo, faz um ping da máquina cliente para a sua e vê se tem resposta.
GOSTEI 0
Jones Granatyr

Jones Granatyr

07/06/2017

Pela mensagem de erro, parece que está faltando o driver do banco de dados na aplicação cliente ou então o NetBeans não colocou esse arquivo no .jar que ele gerou
GOSTEI 0
POSTAR