App Mobile Multiplataforma. Qual a melhor opção?

Off Topic

08/06/2012

Olá, galera do fórum.
Este é meu primeiro post aqui e venho pedir a opinião de você a respeito de um tema bastante atual.
Preciso desenvolver uma aplicação mobile para um determinado processo comercial e preciso ter esta app disponível para as principais plataformas móveis da atualidade (Windows Phone 7, IOS e Android). Então eu lhes pergunto: qual a melhor opção para atender estes três tipos de clientes sem perder funcionalidades da app?

Obrigado desde já.
Rachel Andrade

Rachel Andrade

Curtidas 0

Respostas

William Santos

William Santos

08/06/2012

Olá Rachel, sendo direto: fazer nativo para cada plataforma.
Por mais que digam por aí que existe formas de fazer um app multiplataforma, isso é um mito e digo isso com embasamento.
Hoje, por exemplo, o mais utilizado para programar multiplataforma é o Titanium, uma ótima ferramenta para desenvolvimento, porém, supostamente ele gera códigos nativos e isso de um certo modo é verdade, mas somente a interface que vai possuir o tal código nativo, mas o core, ainda sim terá o Titanium (JavaScript) só que haverá uma camada a mais para poder chamar a camada de negocio.
Não estou aqui julgando essa forma de se fazer app, não não acho apropriado ser utilizado, ainda estou engatinhando no meio mobile e, já bati muito a cabeça.
E uma outra opção, que é interessante, porém, o cuidado é dobrado, é usar HTML.

Mas como comecei eu termino: faça app nativos, um app de like Apple não é para ser usado no android e por aí vai, é trabalhoso eu sei, aprender três linguagens, se você possui uma equipe ótimo, cada um aprende uma linguagem e transmite o conhecimento, caso contrario, priorise a plataforma do seu cliente.
GOSTEI 0
Rachel Andrade

Rachel Andrade

08/06/2012

Oi, William. Obrigado por responder.
Você tem alguma informação sobre o Mono (para Android e IOS)?
Como eu já programo em C#, Windows Phone 7 é o primeiro caminho natural a seguir, porém este SO ainda não está bem difundido. Então ouvi falar do MonoDroid, que me permitiria programar para Android na plataforma .NET.
Alguém já usou?
GOSTEI 0
William Santos

William Santos

08/06/2012

Entao Rachel, eu nao conheco o MONO para poder ter alguma opiniao, mas pela pesquisa que fiz, parece ser interessante.
Posso dizer uma coisa, por mais que voce domine uma determinada linguagem, eh interessante voce aprender uma linguagem nova, voce amadurece a que voce domina e exercita a mente.
Acho que voce tem que testar o MONO, ver ate aonde ele consegue atender a sua necessidade (sei que tempo eh precioso, mas, vale a pena) entenda a estrutura e vai para o nativo.
Eu estou fazendo um curso de android e, aproveitando minha assinatura para ver as videos-aulas da DevMedia para poder consolidar.

Espero ter conseguido ajudar e bons estudos, esta na hora de colocar mao na massa.
GOSTEI 0
Rachel Andrade

Rachel Andrade

08/06/2012

Oi, William.
Desculpe a demora em responder. Agradeço as informações, sem dúvidas me foram muito úteis.
Vou seguir estudando aqui e no futuro, quem sabe, comento meus resultados.
Obrigado.
GOSTEI 0
POSTAR