Fórum App Mobile Multiplataforma. Qual a melhor opção? #418196
08/06/2012
0
Este é meu primeiro post aqui e venho pedir a opinião de você a respeito de um tema bastante atual.
Preciso desenvolver uma aplicação mobile para um determinado processo comercial e preciso ter esta app disponível para as principais plataformas móveis da atualidade (Windows Phone 7, IOS e Android). Então eu lhes pergunto: qual a melhor opção para atender estes três tipos de clientes sem perder funcionalidades da app?
Obrigado desde já.
Rachel Andrade
Curtir tópico
+ 0Posts
08/06/2012
William Santos
Por mais que digam por aí que existe formas de fazer um app multiplataforma, isso é um mito e digo isso com embasamento.
Hoje, por exemplo, o mais utilizado para programar multiplataforma é o Titanium, uma ótima ferramenta para desenvolvimento, porém, supostamente ele gera códigos nativos e isso de um certo modo é verdade, mas somente a interface que vai possuir o tal código nativo, mas o core, ainda sim terá o Titanium (JavaScript) só que haverá uma camada a mais para poder chamar a camada de negocio.
Não estou aqui julgando essa forma de se fazer app, não não acho apropriado ser utilizado, ainda estou engatinhando no meio mobile e, já bati muito a cabeça.
E uma outra opção, que é interessante, porém, o cuidado é dobrado, é usar HTML.
Mas como comecei eu termino: faça app nativos, um app de like Apple não é para ser usado no android e por aí vai, é trabalhoso eu sei, aprender três linguagens, se você possui uma equipe ótimo, cada um aprende uma linguagem e transmite o conhecimento, caso contrario, priorise a plataforma do seu cliente.
Gostei + 0
10/06/2012
Rachel Andrade
Você tem alguma informação sobre o Mono (para Android e IOS)?
Como eu já programo em C#, Windows Phone 7 é o primeiro caminho natural a seguir, porém este SO ainda não está bem difundido. Então ouvi falar do MonoDroid, que me permitiria programar para Android na plataforma .NET.
Alguém já usou?
Gostei + 0
13/06/2012
William Santos
Posso dizer uma coisa, por mais que voce domine uma determinada linguagem, eh interessante voce aprender uma linguagem nova, voce amadurece a que voce domina e exercita a mente.
Acho que voce tem que testar o MONO, ver ate aonde ele consegue atender a sua necessidade (sei que tempo eh precioso, mas, vale a pena) entenda a estrutura e vai para o nativo.
Eu estou fazendo um curso de android e, aproveitando minha assinatura para ver as videos-aulas da DevMedia para poder consolidar.
Espero ter conseguido ajudar e bons estudos, esta na hora de colocar mao na massa.
Gostei + 0
21/06/2012
Rachel Andrade
Desculpe a demora em responder. Agradeço as informações, sem dúvidas me foram muito úteis.
Vou seguir estudando aqui e no futuro, quem sabe, comento meus resultados.
Obrigado.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)