Arquivos .BAT hoje?!?
alguem ainda utiliza arquivos .BAT? estou lendo sobre alguns comandos e achei interessante só não sei se é ainda utilizado.
Carlos Oliveira
Respostas
Fabiano Carvalho
21/08/2014
Carlos Oliveira
21/08/2014
Carlos Oliveira
21/08/2014
Roniere Almeida
21/08/2014
Carlos Oliveira
21/08/2014
Alex Lekao
21/08/2014
os usuarios autenticam na rede e no perfil do usuario esta atribuido o arquivo de lote(.bat) que executa um comando de mapeamento de unidade de rede.
usamos isso para personalizar algumas unidades de redes da empresa onde os usuarios salvam e buscam arquivos especificos das funcoes de cada um e do departamento.
pode ser usado tambem para ajustar o horario das estacoes baseado em um unico servidor e assim ter uma padronizacao dos horarios de forma uniforme.
mapeamento de portas de impressoras em servidores de impressao na rede, etc, etc. rsrsr
eu tenho um bat muito bom que serve para limpar o spool de impressao local sem acessar as impressoras, muito util para aqueles bugs de impressao que ninguem consegue apagar o arquivo que esta na fila de impressao. rsrsr
dependendo acho que ainda lembro de alguns comandinhos do dos que sao muito uteis para arquivos de lote. rsrsr
abraco.
Carlos Oliveira
21/08/2014
Alex Lekao
21/08/2014
cara, honestamente eh muito util sim, tanto que em uma plataforma Server 2008 com W7 ainda eh muito utilizado, pelo menos por nos aqui. rsrsr
essa opcao de arquivo bat eh usado no perfil de ususario na parte onde vc define arquivo de script para executar durante o login, depois que a gente usa a gente percebe que eh bem simples. rsrsr
Mas se precisar de alguma coisa, me fala, nao manjo muito, mas te ajudo no que eu puder.
Abraco.
Carlos Oliveira
21/08/2014
Carlos Oliveira
21/08/2014
Alex Lekao
21/08/2014
e no arquivo bat os comando de mapeamento de diretorios, mapeamento de portas de impressoras, deletar arquivos temporarios, um monta de opcoes. rsrsr
Estudar?
Acredito que sim, nossa plataforma aqui eh quase na sua totalidade W7 e uma meia duzia de maquinas com XP e os scripts funcionam basicamente iguais.
Carlos Oliveira
21/08/2014
Alex Lekao
21/08/2014
No caso de usar dominio, todos os usuarios sao controlados pelo dominio, e nesse caso vc cria os usuarios la e faz todas as definicoes la.
o bat tem que estar em uma pasta que seja a usada pelo server para uso padrao ou especificar qual a pasta que ele ficara.
Quando o usuario logar na estacao, devidamente configurada no dominio, ela pegara o usuario do server e carregara todas as configuracoes que vc fez para aquele usuario e executaro bat.
Gabriel Nunes
21/08/2014
Carlos Oliveira
21/08/2014
Gabriel, mas isso tambem pode ser feito pelo server?
Alex Lekao
21/08/2014
o arquivo bat que vc cria vc faz pelo notepad por exemplo, e vc coloca na pasta de logon, o script pode ser qqr um, vbscript, bat, qqr um que seja possivel executar, na se usa nenhum tipo de ferramenta, vc faz isso na criacao dos usuarios na guia perfil e no campo de perfil de logon vc colocar o nome do arquivo no campo script de logon.
Parece meio complicado mas nao eh, teria que ser mais visual para fazer mais sentido, so com testo eh mais complicado mesmo. rsrsr
o que o Gabriel relacionou eh basicamente a mesma coisa, so indicou mais alguns recursos que pode ser usado.
Alex Lekao
21/08/2014
[url:descricao=Como adicionar um script de logon para usuários]http://www.mcsesolution.com/Windows-Server-2008-R2/como-adicionar-um-script-de-logon-para-usuarios.html[/url]
[url:descricao=Atribuir scripts de logon de usuário]http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc770908.aspx[/url]
[url:descricao=Atribuir scripts de logon de usuário]http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc731684.aspx[/url]
Trem links, basicamente iguais, mas so para se acontecer de algum conter alguma coisa que o outro nao tenha.
vc vai ver que eh bem simples mesmo.
Abraco.
Carlos Oliveira
21/08/2014
Alex Lekao
21/08/2014
so nao eh possivel fazer pelo edit no prompt do dos(Prompt de Comando) porque ele nao existe mais no windows 7 em diante e nem no windows 2008 em diante.
Mas tambem eh possivel, se nao estou enganado, cria-los pelo power shell, mas nao tenho certeza se ele tem edit no caso.
abraco.
Carlos Oliveira
21/08/2014
Powershell apenas ouvi falar.
Alex Lekao
21/08/2014
power shell se nao tiver instalado nos acessorios tem que instalar, mas nao tenho certeza, praticamente nunca usei. rssr
Carlos Oliveira
21/08/2014
Alex Lekao
21/08/2014
Nao entendi.
Se for referente a eu conhecer o powershell, eu nao conheco.
Se eh bom conhecer o powershell, acredito que seja sim, conheco pessoas que lida com infra e vez ou outra conseguem fazer algumas coisas ou ajustes, gracas ao powershell.
Carlos Oliveira
21/08/2014
Alex Lekao
21/08/2014
Embora que ate hoje nao precisei fazer nenhuma "magica" usando o powershell, vez ou outra dou umas "marretadas" usando o DOS mesmo. rsrsr
Mas eh interessante sim, ja vi ate como requisito de vaga para administrador ou analista de Infra, em vagas de trabalho.
Carlos Oliveira
21/08/2014
Alex Lekao
21/08/2014
Mas o maior problema que vejo onde em dia que as aulas se resumiram a uma demonstracao de ferramentas, infelizmente. rsrsr
Carlos Oliveira
21/08/2014
Alex Lekao
21/08/2014
uma coisa que nunca consegui colocar para funcionar certinho pela parte grafica do Windows era as rotas...
Se colocasse pelas configuracoes de rede nao funcionava, entao tinha sempre que fazer pelo prompt de comando... sempre...
Agora, vai saber se tinha um jeito certo de fazer pelo grafico e eu nao sabia. rsrsr
como sempre funcionou pelo DOS entao nunca me dei o trabalho de procurar. rsrsr
Carlos Oliveira
21/08/2014
Alex Lekao
21/08/2014
a rota eh referente a rede sim, vc define o caminho de saida para wan(internet).
essa explicacao eh meio grosseira, mas basicamente eh isso. rsrsr