Artigo - Virus no Linux?

Infraestrutura

14/03/2016

Sei que é uma área pouco divulgada aqui, mas alguem que já trabalha com Linux ou até usa em casa com conhecimentos intermediarios já passou por problemas de virus?

[url]http://www.nanoshots.com.br/2016/03/clamav-antivirus-e-deteccao-de-malwares.html?spref=tw[/url]
Fabiano Alencar

Fabiano Alencar

Curtidas 1

Melhor post

Rebeca Soares

Rebeca Soares

14/03/2016

Obrigada Fabiano, lerei amanha!
GOSTEI 1

Mais Respostas

Vinicius Souza

Vinicius Souza

14/03/2016

Primeiro vou ler, depois testar e ver se é possivel nas principais distros. Obrigado.
GOSTEI 1
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/03/2016

Estou em debito comigo mesmo, estudos e praticar mais com o sistema operacional, não me surpreendo sobre os virus no Linux, a segurança quem faz, somo nós.
GOSTEI 1
Nilton Braz

Nilton Braz

14/03/2016

Eu particularmente nunca tive problemas com vírus, porém na medida em que voce disponibiliza serviços, que geralmente são usados por servidores empresariais,
não tenha dúvidas, você rapidamente se transformará em um alvo.

Muitas pessoas criam ambientes de rede simulando situações propícias para um atacante.

Chama-se Honey-pot (pote de mel).

Experimenta colocar um firewall entre a sua máquina e a internet e você poderá ter um controle de tudo o que passa.

Sem dúvidas existem vírus para linux, porém ele só vem depois de algum vacilo de configuração nosso...

Abraço!
GOSTEI 1
Fabiano Alencar

Fabiano Alencar

14/03/2016

Achei muito interessante e vou conhecer um pouco mais e ter mais cuidado!

Experimenta colocar um firewall entre a sua máquina e a internet e você poderá ter um controle de tudo o que passa


Sempre tenho essa duvida, Firewall, hardware ou software? Inclusive já vi um post com exatamente essa minha duvida.

Estou em debito comigo mesmo, estudos e praticar mais com o sistema operacional, não me surpreendo sobre os virus no Linux, a segurança quem faz, somo nós.


Se desligar totalmente do Windows não é simples, nem eu consegui isso 100%.
GOSTEI 0
Nilton Braz

Nilton Braz

14/03/2016

Sempre tenho essa duvida, Firewall, hardware ou software? Inclusive já vi um post com exatamente essa minha duvida.

R: Utiliza um negócio chamado routerboard. É como um roteador convencional, porém com funcionais especiais e que na medida em que você aprende a customiza-lo, perceberá a infinidade de coisas interessantes que se pode fazer com ele. Esse simples equipamento é muito utilizado por provedores, para informar aos computadores de seus assinantes, qual rota eles deveram fazer para chegar ao destino...



Se desligar totalmente do Windows não é simples, nem eu consegui isso 100%.

R: Utiliza máquinas virtuais para fazer os teus testes. Obviamente que não é todo caso que vai dar certo, pois existem questões de hardware a serem observadas, como é o caso das interfaces de rede, que em sua grande maioria são duas. ( eth0 e eth1) e os notebooks só utilizam uma. Mas se você utiliza PC, vai ser show pois é mais fácil de contornar isso.


Abraço!
GOSTEI 1
Fabiano Alencar

Fabiano Alencar

14/03/2016

Mas server como Firewall?
GOSTEI 0
Fabiano Alencar

Fabiano Alencar

14/03/2016

Mas server como Firewall?


??????????
GOSTEI 0
Nilton Braz

Nilton Braz

14/03/2016

Mas server como Firewall?


??????????


Vc personaliza o kernel e os demais pacotes do sistema para funcionar como um firewall.

Saca só essa postagem desse fórum:
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Servidor-Firewall-Proxy-utilizando-CentOS-IPtables-Squid-DHCP-DNS-e-outros/?pagina=1
GOSTEI 1
Fabiano Alencar

Fabiano Alencar

14/03/2016

Valeu mesmo Nilton, vou pesquisar se isso é possivel com distros que conheço um pouco. Abraço.
GOSTEI 0
POSTAR