ASP.NET ou WPF

C#

ASP.NET

14/03/2018

Ola, em relação a produtividade e desempenho qual melhor linguagem para desenvolver a apresentação de um sistema ex: Controle de estoque. e quais as vantagens de ambas?
Eraldo Silva

Eraldo Silva

Curtidas 0

Melhor post

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho

16/03/2018

Olá Eraldo... tudo bem?

Muito interessante a sua dúvida. Mas antes de respondê-la nós precisamos definir algumas coisas.

WPF (Windows Foundation Presentation): É um componente da plataforma .NET voltado para desenvolvimento de aplicativos desktop. Um irmão mais novo do Windows Forms. Segue mais ou menos a linha de raciocínio do pessoal do Java: Swing = Windows Forms e JavaFx = WPF.

ASP.NET: Agora o ASP.NET é uma tecnologia da Microsoft que permite o desenvolvedor criar o server side (lado do servidor) de aplicações web. Nos ASP.NET a sua camada de visualização, ou apresentação, ou ainda client side, fica por conta do HTML, CSS e JavaScript. Isso com o ASP.NET MVC. A um tempo atrás usava-se muito o ASP.NET Web Forms, onde criava-se a apresentação como em aplicação windows forms. Hoje a utilização do ASP.NET Web Forms está depreciada pela Microsoft que não recomenda mais o seu uso.

Agora respondendo a sua pergunta. Qual dos dois utilizar em projeto?

Depende de vários fatores. É bom dar preferência a aplicações voltadas para a Web, por questões de portabilidade de uso do seu sistema. Caso o seu sistema precise consumir serviços ou aplicativos nativos do windows então é melhor desenvolver voltado para desktop. Depende muito do cenário de uso do seu sistema e lógico também do seu conhecimento na ferramenta utilizada.

http://www.andrealveslima.com.br/blog/index.php/2016/07/27/windows-forms-ou-wpf-qual-utilizar/

Este é um artigo muito bacana que faz um raio-x do windows forms e WPF. Uma comparação muito bacana sobre qual utiliza em seu projeto.

Espero ter ajudado.



GOSTEI 2
POSTAR