ASP.NET ou WPF

14/03/2018

0

Ola, em relação a produtividade e desempenho qual melhor linguagem para desenvolver a apresentação de um sistema ex: Controle de estoque. e quais as vantagens de ambas?
Eraldo Silva

Eraldo Silva

Responder

Post mais votado

16/03/2018

Olá Eraldo... tudo bem?

Muito interessante a sua dúvida. Mas antes de respondê-la nós precisamos definir algumas coisas.

WPF (Windows Foundation Presentation): É um componente da plataforma .NET voltado para desenvolvimento de aplicativos desktop. Um irmão mais novo do Windows Forms. Segue mais ou menos a linha de raciocínio do pessoal do Java: Swing = Windows Forms e JavaFx = WPF.

ASP.NET: Agora o ASP.NET é uma tecnologia da Microsoft que permite o desenvolvedor criar o server side (lado do servidor) de aplicações web. Nos ASP.NET a sua camada de visualização, ou apresentação, ou ainda client side, fica por conta do HTML, CSS e JavaScript. Isso com o ASP.NET MVC. A um tempo atrás usava-se muito o ASP.NET Web Forms, onde criava-se a apresentação como em aplicação windows forms. Hoje a utilização do ASP.NET Web Forms está depreciada pela Microsoft que não recomenda mais o seu uso.

Agora respondendo a sua pergunta. Qual dos dois utilizar em projeto?

Depende de vários fatores. É bom dar preferência a aplicações voltadas para a Web, por questões de portabilidade de uso do seu sistema. Caso o seu sistema precise consumir serviços ou aplicativos nativos do windows então é melhor desenvolver voltado para desktop. Depende muito do cenário de uso do seu sistema e lógico também do seu conhecimento na ferramenta utilizada.

http://www.andrealveslima.com.br/blog/index.php/2016/07/27/windows-forms-ou-wpf-qual-utilizar/

Este é um artigo muito bacana que faz um raio-x do windows forms e WPF. Uma comparação muito bacana sobre qual utiliza em seu projeto.

Espero ter ajudado.



Paulo Carvalho

Paulo Carvalho
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar