B.I nas Faculdades/Universidades

Off Topic

09/06/2014

primeiramente, quais cursos superiores oferecem a disciplina de B.I e quanto tempo são oferecidos?
é o ideal para se ter uma base?
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Curtidas 0

Melhor post

Roniere Almeida

Roniere Almeida

16/06/2014

Jenevain, tardia mas valida, te agradeço pela participação e informações.
GOSTEI 1

Mais Respostas

Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

09/06/2014

Não estou tão bem informada sobre a grades curriculares, mas eu acredito q a maioria dos cursos de graduação não ensinam a parte técnica dos sistemas de BI.
Pois, no meu ponto de vista, tem que aprender sobre os sistemas transacionais para depois aprender sobre os sistemas de apoio a decisão.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

09/06/2014

Talvez, vê-se um pouco sobre BI nas disciplinas de empreenderismo, gestão estratégica...
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

09/06/2014

Não estou tão bem informada sobre a grades curriculares, mas eu acredito q a maioria dos cursos de graduação não ensinam a parte técnica dos sistemas de BI.
Pois, no meu ponto de vista, tem que aprender sobre os sistemas transacionais para depois aprender sobre os sistemas de apoio a decisão.

exatamente isso que ocorre atualmente/antigamente, algumas disciplinas demonstram como é o basico, arroz com feijão mesmo e muita teoria.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

09/06/2014

tive uma disciplica com esse nome "sistemas de apoio a decisão", muita teoria, mas sempre tinha algo pratico, se lembra Marisiana daquele artigo que fiz? foi atravez dessa disciplina.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

09/06/2014

Uhum.. Lembro!
Eu acho que o melhor de se aprender B.I é fazendo uma pós-graduação. As instituições de ensino poderiam proporcionar essas especializações, pois é a continuidade de uma graduação.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

09/06/2014

uma pos costuma ser pratica? ou é melhor um curso tecnico, aqueles que geralmente são de 80h aula?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

09/06/2014

mas a graduação em si, ela é bem especifica, no verdadeiro sentido da palavra(uso de ferramentas, metodos), ou apenas irá complementar o que viu na faculdade?

como o Alan escreveu, não seria melhor procurar um treinamento em alguma ferramenta especifica, que seja popular?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

09/06/2014

Se for uma pós-graduação presencial sobre sistemas de BI, sem dúvida haverá aulas práticas com ferramentas que são utilizadas para esse fim.
O que dificulta, é que ainda existem poucas pós-graduações sobre BI que sejam acessíveis.
Tem cursos e treinamentos que são específicos para as ferramentas, mas o BI é possui uma metodologia própria assim como a engenharia de software e tudo o que estudamos na graduação. Tem que aprender os conceitos, o processo e como é um projeto de BI, pois as ferramentas que serão utilizadas são um detalhe.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

09/06/2014

Duas faculdades que oferecem pós presencial:
Faculdade Impacta: PÓS-GRADUAÇÃO EM BUSINESS INTELLIGENCE

IBTA: MBA em Business Intelligence

Tem outras q tem MBA presencial, só pesquisar...
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

09/06/2014

Ola Boa tarde!!!

BI especificamente nao tem na grade nem do curso de Banco de Dados, tecnologo Superior.

Vc ve sobre Data Ware Housing e Data Mining entre outras coisas de banco, mas especificamente BI nao tem.

Pelo menos em algumas faculdades.

Acredito que sera mais especifico mesmo, como pos ou mba ou curso de formacao mesmo na area.

Mas acredito que ira desembolsar uma quantia $$$ consideravel. rsrsr

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

09/06/2014

Marisiana, entendo que diz, mas não acha que poderia até existir uma graduação para essa area? conteudo não falta, concorda.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

09/06/2014

Poderia sim, mas teria que ter uma boa abordagem sobra banco de dados transacionais.
Seriam duas metodologias diferentes que teriam que ser estudada, as metodologias ágeis (engenharia de software) e a modelagem multidimensional de dados.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

09/06/2014

Alex, eu acho q o custo dos MBA não se diferencia tanto assim dos demais MBA.
GOSTEI 0
Isaac Jose

Isaac Jose

09/06/2014

bom dia a todos,
no ano passado eu realizei os cursos de formação Dba na KaSolution pela empresa. sendo OLAP e OLTP, 3 cursos cada.
o que observei é que temos grande diferença de procura destes cursos analiticos e Transacionais.
so para se ter ideia os 3 cursos transacionais com duração total de 1 mes eu consegui realizar em 2 meses sendo que tive um reagendamento.
os outros 3 analiticos demoreis 9 meses para realiza-los sendo que o ultimo da parte de report tive uns 3 reagendamentos e so nao foram mais pois falei para os coordenadores da escola que se nao tivessem como fornecer o curso estaria intervindo junto ao rh da empresa para descredenciar a escola ja que nao conseguiam ministrar o curso com um grupo minimo de 10 pessoas. resultado eles me forneceram o curso na versao 2012 e sem agendamento e com quantidade abaixo do minimo. falei com outros alunos e estavam na mesma situação.
sem contar no valor elevado ao meu ver ja que um pelo outro girou em torno de 1500 e alguns desses sao de 20 h.
na faculdade onde estudei nao tive nenhuma materia relacionada ao assunto e nao ha nenhum curso relacionado tambem por esses dificuldades de fomarem turmas acho dificil ter o mesmo em alguma facu. mais seria super valido um curso de 2 anos OLAP/OLTP/SQL/ORACLE.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

09/06/2014

Poderia sim, mas teria que ter uma boa abordagem sobra banco de dados transacionais.
Seriam duas metodologias diferentes que teriam que ser estudada, as metodologias ágeis (engenharia de software) e a modelagem multidimensional de dados.

não entendi o por que das metodologias ageis.
mas concordo com que disse.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

09/06/2014

Isaac, complicado hein, tambem considero extremamente valido, um curso com esse tempo ou mais. aqui em Fortaleza, uma faculdade tentou abrir um curso de banco de dados, uns 3 anos mais ou menos...mas qual foi o problema? eu vi grade curricular, e infelizmente 80% das disciplinas eram de desenvolvimento. achei sem sentido.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

09/06/2014

Eu metodologia ágeis vc aprende o processo de desenvolvimento de um projeto de software, como o RUP por exemplo.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

09/06/2014

ah sim, entendido. na sua opinião, que areas da t.I merecem mais destaque e um curso de no minimo 3 anos?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

09/06/2014

Lógica de programação;
Todas as disciplinas relacionadas a banco de dados, desde fundamentos até banco de dados avançados;
Análise de Sistemas;
Engenharia de Software;
Disciplinas sobre empreendedorismo e estratégias de negócio...
Gerência de projetos;
Modelagem Multidimensional de Dados;
A construção dos Data Warehouse;
Mineração de Dados;
Modelagem de Metadados;
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

09/06/2014

Sem dúvida tem mais, essas foram as que vieram em mente no momento...
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

09/06/2014

Oi Marisiana,

Eu estou por fora. kkkk

Abraco.

Alex - Lekao

Alex, eu acho q o custo dos MBA não se diferencia tanto assim dos demais MBA.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

09/06/2014

Concordo.

A impressao que tenho eh que os cursos que estao sendo oferecidos, em sua maioria, sao superficiais.

E as faculdades estao superficiais do superficial. kkk

Abraco.

Alex - Lekao

bom dia a todos,
no ano passado eu realizei os cursos de formação Dba na KaSolution pela empresa. sendo OLAP e OLTP, 3 cursos cada.
o que observei é que temos grande diferença de procura destes cursos analiticos e Transacionais.
so para se ter ideia os 3 cursos transacionais com duração total de 1 mes eu consegui realizar em 2 meses sendo que tive um reagendamento.
os outros 3 analiticos demoreis 9 meses para realiza-los sendo que o ultimo da parte de report tive uns 3 reagendamentos e so nao foram mais pois falei para os coordenadores da escola que se nao tivessem como fornecer o curso estaria intervindo junto ao rh da empresa para descredenciar a escola ja que nao conseguiam ministrar o curso com um grupo minimo de 10 pessoas. resultado eles me forneceram o curso na versao 2012 e sem agendamento e com quantidade abaixo do minimo. falei com outros alunos e estavam na mesma situação.
sem contar no valor elevado ao meu ver ja que um pelo outro girou em torno de 1500 e alguns desses sao de 20 h.
na faculdade onde estudei nao tive nenhuma materia relacionada ao assunto e nao ha nenhum curso relacionado tambem por esses dificuldades de fomarem turmas acho dificil ter o mesmo em alguma facu. mais seria super valido um curso de 2 anos OLAP/OLTP/SQL/ORACLE.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

09/06/2014

A impressao que ando tendo eh que os melhores conteudos que conseguimos estao na internet.

Com isso o aprendizado depende mais de nos na busca pelo conhecimento no mundo da internet do que nas "escolas".

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

09/06/2014

Sim Alex, tem muito conteúdo bom na web.
Mas, na minha opinião, vc precisa ter uma base pra saber pesquisar e entender o que vc está pesquisando e isso é o que os cursos, sejam de especialização ou graduação oferecem. São poucos assuntos que tem um ordem correta para adquirir o aprendizado necessário. Digamos assim, que é necessário aprender a calcular 2+2 para partir para cálculos mais complexos. Por isso que talvez os cursos pareçam superficiais pq na maioria da vezes queremos ir direto a complexidade, sem entender o básico.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

09/06/2014

Sim, concordo com vc.

A minha observacao foi baseada(sem baseado. rsrsr) justamente nisso que vc mencionou.

Por exemplo, eu ja sei o basico. rsrsr, e qdo vamos buscar conteudo a faculdade passa algo que acaba nao agregando tanto, ai vc acaba tendo que ficar na garimpagem da web.

Eh claro que para mim coisas que aprendi na faculdade agregaram, mas de qqr forma eh so passado por cima. rsrsr
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

09/06/2014

Mas se vc tem interesse em aprender BI, você vai precisar aprender basicamente:
-> Modelagem multidimensional de dados
-> Técnicas e ferramentas de ETL
-> Arquitetura de Data Warehouse
-> Projetos de BI
-> Gestão estratégica da informação (modelagem de metadados de negócio)
-> Técnicas e ferramentas OLAP (para a construção de relatórios e painéis com informações que sirvam para tomada de decisão)
-> Mineração de Dados
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

09/06/2014

Essa base de conhecimento, você só vai adquirir em uma especialização ou com alguém que saiba "te guiar".
É dificil encontrar informações completas assim na web, você vai encontrar bastante conteúdo solto...
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

09/06/2014

Sim.

Acredito que devagarinho eu chego la. rsrsrs

Por enquanto eu nao disponho de muito tempo, mas devagar vou conseguindo colocar gente para trabalhar comigo e me sobrando mais tempo para me dedicar mais aos estudos para montar essas estruturas e tal.

Obrigado por sempre compartilhar conhecimento.

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

09/06/2014

B.I nas faculdade e universidades são bem fraquinhos mesmo, um ponto a se questionar, são poucas as pessoas que se interessam por essa area. se a faculdade e universidade ajudasse, seria bem melhor, apenas o arroz com feijão, fica dificil
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

09/06/2014

gostei da sua lista Marisiana, interessante demais mesmo.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

09/06/2014

Que bom q gostaram! Fico feliz em contribuir!
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

09/06/2014

Essa base de conhecimento, você só vai adquirir em uma especialização ou com alguém que saiba "te guiar".
É dificil encontrar informações completas assim na web, você vai encontrar bastante conteúdo solto...

isso é grande dificuldade, principalmente iniciantes. fica meio sem rumo.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

09/06/2014

Uhum... É bem assim Alan. Por isso que eu sempre falo que é bom fazer uma pós-graduação pq serve pra "amadurecer" o conhecimento.
A graduação é aquele sufoco de aula toda noite, trabalho durante o dia e, por isso, muitas vezes a gente não consegue se dedicar como gostaria e aproveitar o máximo de cada disciplina.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

09/06/2014

na faculdade o ritmo é frenetico, aula/laboratorio/prova...resumindo o semestre. muita correria, muito conteudo, muitas disciplinas. uma prova de fogo para qualquer um.
entendo perfeitamente.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

09/06/2014

Pra quem consegue fazer a graduação e já estar trabalhando na área, até facilita, mas nem todo mundo tem essa chance.
Eu não tive, pois tinha q trabalhar onde eu ganhava bem pra conseguir bancar meus estudos. Tive muitos colegas que passaram pela mesma situação que eu e alguns até desistiram da área.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

09/06/2014

Pra quem consegue fazer a graduação e já estar trabalhando na área, até facilita, mas nem todo mundo tem essa chance.
Eu não tive, pois tinha q trabalhar onde eu ganhava bem pra conseguir bancar meus estudos. Tive muitos colegas que passaram pela mesma situação que eu e alguns até desistiram da área.

para entrar na area não basta estudar, existem varias coisas que influenciam. é bem complicado, arrumar até estagio(depende da area) em especifico.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

09/06/2014

Eu passei por isso. srsr

Desisti da facul no semestre passado.

Meu trabalho exige muito de mim e a facul os conteudos eram "despejados" em cima da gente e tinhamos que rebolar para fazer as provas e manter a media 7 da facul.

Meu estresse estava muito alto e o cansaco em niveis exorbitantes, entao optei por parar e retornar qdo estivesse com esses pontos melhores controlados. rsrs

Realidade de muitos.

=/

GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

09/06/2014

Eh vdd... tbm acho...

Tive problemas para contratar gente para trabalhar comigo. Gracas a Deus consegui. kkk

Mas hoje existe um fator dificultante demais, que eh o profissional X salario. as coisas estao muito confusas, pelo menos ao meu ver. rsrsr

para entrar na area não basta estudar, existem varias coisas que influenciam. é bem complicado, arrumar até estagio(depende da area) em especifico.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

09/06/2014

Marisiana, Alan e Alex, relatar um fato curioso, na faculdade conheci duas pessoas que trabalhavam com o Delphi, de certa forma eles ja tinham uma facilidade de aprender outras linguagens, mas tem um porem, será que um profissional, com anos de experiencia em uma tecnologia(emprego fixo, ganhando bem, casado, com filhos), que não é um "garoto" vai trocar o seu emprego por um estagio para uma tecnologia mais nova, exe: java, c #. não faz sentido. o mercado em si tem dessas situações.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

09/06/2014

Eu trocaria!!!

Ate tive oportunidade, mas o que pesou foi o Salario.

Minha esposa não concordou em eu jogar "fora" 5 anos de empresa(na época) por um estagio na IBM por um salario de estagio de R$ 1.500,00.

Acredito que o suporte familiar nestes casos conta muito, se minha situação financeira na época estivesse melhor ou mais estabilizada, acredito que ela teria concordado e possivelmente hoje o cenário seria bem diferente.

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

09/06/2014

mas esse exemplo, hehehe, IBM, eu me calo...mas trocar uma empresa na qual vc tem uma certa "estabilidade" por uma que o estagio é 700,00. complicado.
e pior, querem estagiarios com experiencia, kkkkkkkkkk.... wtf!!!
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

09/06/2014

Eh... eh sempre assim...

Ja tive empresas(CIEE) me chamando para estagios no valor de 900 reais.

Eu pedi desculpas mas nao poderia participar do processo e entao me perguntaram se eu concordaria em participar de processos por valores nesta casa, eu disse que nao. rsrsrsr

mas esse exemplo, hehehe, IBM, eu me calo...mas trocar uma empresa na qual vc tem uma certa "estabilidade" por uma que o estagio é 700,00. complicado.
e pior, querem estagiarios com experiencia, kkkkkkkkkk.... wtf!!!
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

09/06/2014

é complicado de verdade, quando se mexe com estabilidade e dinheiro, ninguem pensa em futuro promissor, não nessas situações que citei.
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

09/06/2014

Resposta tardia, mas pode ajudar.

Eu estou para formar em um MBA de Gestão de Projetos (Universidade Federal de Juiz de Fora), e tive algumas matérias que deram pinceladas na teoria de B.I e aplicações.
Nada aprofundado,mas dá pra ter uma ideia. Talvez MBA's na área ou em afins possam dar o conhecimento que você quer.

Quanto a base, cursos de graduação normal (tecnólogo e até bacharelado) vão te dar apenas as bases de tudo. Conhecimento aprimorado vem com experiência,vivência e especialização.
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

09/06/2014

Feliz em ajudar. Caso o tópico se mantenha vivo vou colocando os resultados de minhas pesquisas e estudos aqui. Uma dica (que faço quando quero aprender mais de determinado assunto): vá em um site de venda de livros e compre um bem recomendado. Fiz isso esse mês para me preparar para o PSM I da Scrum.org e consegui muito material bom de Scrum a um preço bem legal.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

09/06/2014

fique a vontade para postar e disponibilizar links sobre os assuntos, caso ache necessario para o post.

abraço.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

09/06/2014

Pegando o bonde andando.... =D

Se você já trabalha na área, já tem experiência, é inviável largar o emprego atual para fazer um estágio. Pois os estágios, no meu ponto de vista, é quem está buscando ingressar na área. Se for pra mudar de linguagem de programação por exemplo, é muito melhor dedicar algumas horas extras para ir adquirindo o conhecimento básico e depois partir pra uma contratação efetiva....
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

09/06/2014

Pegando o bonde andando.... =D

Se você já trabalha na área, já tem experiência, é inviável largar o emprego atual para fazer um estágio. Pois os estágios, no meu ponto de vista, é quem está buscando ingressar na área. Se for pra mudar de linguagem de programação por exemplo, é muito melhor dedicar algumas horas extras para ir adquirindo o conhecimento básico e depois partir pra uma contratação efetiva....
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

09/06/2014

Eu estou para formar em um MBA de Gestão de Projetos (Universidade Federal de Juiz de Fora), e tive algumas matérias que deram pinceladas na teoria de B.I e aplicações.
Nada aprofundado,mas dá pra ter uma ideia. Talvez MBA's na área ou em afins possam dar o conhecimento que você quer.

Quanto a base, cursos de graduação normal (tecnólogo e até bacharelado) vão te dar apenas as bases de tudo. Conhecimento aprimorado vem com experiência,vivência e especialização.

Como são os conteúdos das disciplinas que você teve sobre BI?
Alguma fala sobre o gerenciamento dos projetos de BI?
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

09/06/2014

Como são os conteúdos das disciplinas que você teve sobre BI?
Alguma fala sobre o gerenciamento dos projetos de BI?

Não me recordo ao certo o nome da disciplina, mas lembro que tivemos, vimos conceitos e aplicações bem básicas. A verdade é que aprofundar mesmo só com cursos ou uso prático. Para começar, tente ler os básicos do que é B.I e observe um sistema ERP o CRM famoso, eles são montados para oferecer B.I para apoiar a tomada de decisões de gestão, se a memória não me falha.

Caso queira gastar uma graninha pra ter certificado de curso, a Trainning.com oferece cursos de BI( não sei se presencial ou online), e a IGTI também.

Segue nesse link uma busca por B.I no pm.stackexchange. Quem programa conhece o site pai, esse link é para a parte de PM. Tem muita coisa boa lá, e um pessoal bem disposto a ajudar se você perguntar direito.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

09/06/2014

Imaginei que é bem superficial... Bem interessante esses links, não conhecia eles ainda.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

09/06/2014

Valeu Jenevain.
GOSTEI 0
POSTAR