Fórum B.I nas Faculdades/Universidades #481965

09/06/2014

0

primeiramente, quais cursos superiores oferecem a disciplina de B.I e quanto tempo são oferecidos?
é o ideal para se ter uma base?
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Responder

Post mais votado

16/06/2014

Jenevain, tardia mas valida, te agradeço pela participação e informações.

Roniere Almeida

Roniere Almeida
Responder

Gostei + 1

Mais Posts

09/06/2014

Marisiana Battistella

Não estou tão bem informada sobre a grades curriculares, mas eu acredito q a maioria dos cursos de graduação não ensinam a parte técnica dos sistemas de BI.
Pois, no meu ponto de vista, tem que aprender sobre os sistemas transacionais para depois aprender sobre os sistemas de apoio a decisão.
Responder

Gostei + 0

09/06/2014

Marisiana Battistella

Talvez, vê-se um pouco sobre BI nas disciplinas de empreenderismo, gestão estratégica...
Responder

Gostei + 0

09/06/2014

Alan Mario

Não estou tão bem informada sobre a grades curriculares, mas eu acredito q a maioria dos cursos de graduação não ensinam a parte técnica dos sistemas de BI.
Pois, no meu ponto de vista, tem que aprender sobre os sistemas transacionais para depois aprender sobre os sistemas de apoio a decisão.

exatamente isso que ocorre atualmente/antigamente, algumas disciplinas demonstram como é o basico, arroz com feijão mesmo e muita teoria.
Responder

Gostei + 0

09/06/2014

Roniere Almeida

tive uma disciplica com esse nome "sistemas de apoio a decisão", muita teoria, mas sempre tinha algo pratico, se lembra Marisiana daquele artigo que fiz? foi atravez dessa disciplina.
Responder

Gostei + 0

09/06/2014

Marisiana Battistella

Uhum.. Lembro!
Eu acho que o melhor de se aprender B.I é fazendo uma pós-graduação. As instituições de ensino poderiam proporcionar essas especializações, pois é a continuidade de uma graduação.
Responder

Gostei + 0

09/06/2014

Alan Mario

uma pos costuma ser pratica? ou é melhor um curso tecnico, aqueles que geralmente são de 80h aula?
Responder

Gostei + 0

09/06/2014

Roniere Almeida

mas a graduação em si, ela é bem especifica, no verdadeiro sentido da palavra(uso de ferramentas, metodos), ou apenas irá complementar o que viu na faculdade?

como o Alan escreveu, não seria melhor procurar um treinamento em alguma ferramenta especifica, que seja popular?
Responder

Gostei + 0

09/06/2014

Marisiana Battistella

Se for uma pós-graduação presencial sobre sistemas de BI, sem dúvida haverá aulas práticas com ferramentas que são utilizadas para esse fim.
O que dificulta, é que ainda existem poucas pós-graduações sobre BI que sejam acessíveis.
Tem cursos e treinamentos que são específicos para as ferramentas, mas o BI é possui uma metodologia própria assim como a engenharia de software e tudo o que estudamos na graduação. Tem que aprender os conceitos, o processo e como é um projeto de BI, pois as ferramentas que serão utilizadas são um detalhe.
Responder

Gostei + 0

09/06/2014

Marisiana Battistella

Duas faculdades que oferecem pós presencial:
Faculdade Impacta: PÓS-GRADUAÇÃO EM BUSINESS INTELLIGENCE

IBTA: MBA em Business Intelligence

Tem outras q tem MBA presencial, só pesquisar...
Responder

Gostei + 0

09/06/2014

Alex Lekao

Ola Boa tarde!!!

BI especificamente nao tem na grade nem do curso de Banco de Dados, tecnologo Superior.

Vc ve sobre Data Ware Housing e Data Mining entre outras coisas de banco, mas especificamente BI nao tem.

Pelo menos em algumas faculdades.

Acredito que sera mais especifico mesmo, como pos ou mba ou curso de formacao mesmo na area.

Mas acredito que ira desembolsar uma quantia $$$ consideravel. rsrsr

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

Gostei + 0

09/06/2014

Roniere Almeida

Marisiana, entendo que diz, mas não acha que poderia até existir uma graduação para essa area? conteudo não falta, concorda.
Responder

Gostei + 0

10/06/2014

Marisiana Battistella

Poderia sim, mas teria que ter uma boa abordagem sobra banco de dados transacionais.
Seriam duas metodologias diferentes que teriam que ser estudada, as metodologias ágeis (engenharia de software) e a modelagem multidimensional de dados.
Responder

Gostei + 0

10/06/2014

Marisiana Battistella

Alex, eu acho q o custo dos MBA não se diferencia tanto assim dos demais MBA.
Responder

Gostei + 0

10/06/2014

Isaac Jose

bom dia a todos,
no ano passado eu realizei os cursos de formação Dba na KaSolution pela empresa. sendo OLAP e OLTP, 3 cursos cada.
o que observei é que temos grande diferença de procura destes cursos analiticos e Transacionais.
so para se ter ideia os 3 cursos transacionais com duração total de 1 mes eu consegui realizar em 2 meses sendo que tive um reagendamento.
os outros 3 analiticos demoreis 9 meses para realiza-los sendo que o ultimo da parte de report tive uns 3 reagendamentos e so nao foram mais pois falei para os coordenadores da escola que se nao tivessem como fornecer o curso estaria intervindo junto ao rh da empresa para descredenciar a escola ja que nao conseguiam ministrar o curso com um grupo minimo de 10 pessoas. resultado eles me forneceram o curso na versao 2012 e sem agendamento e com quantidade abaixo do minimo. falei com outros alunos e estavam na mesma situação.
sem contar no valor elevado ao meu ver ja que um pelo outro girou em torno de 1500 e alguns desses sao de 20 h.
na faculdade onde estudei nao tive nenhuma materia relacionada ao assunto e nao ha nenhum curso relacionado tambem por esses dificuldades de fomarem turmas acho dificil ter o mesmo em alguma facu. mais seria super valido um curso de 2 anos OLAP/OLTP/SQL/ORACLE.
Responder

Gostei + 0

10/06/2014

Roniere Almeida

Poderia sim, mas teria que ter uma boa abordagem sobra banco de dados transacionais.
Seriam duas metodologias diferentes que teriam que ser estudada, as metodologias ágeis (engenharia de software) e a modelagem multidimensional de dados.

não entendi o por que das metodologias ageis.
mas concordo com que disse.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar