Backup automático funciona--Mas preciso Data/Hora no Arquivo
Tenho um arquivo de lote .BAT com esses comandos, que faz o backup para mim:
Mas o pequeno problema é que ele vai gravando um em cima do outro anterior.
Eu queria saber se tem como concatenar a data e a hora e pôr no final do arquivo para ficar com vários backups de vários dias/horários....
Alguém sabe como?
Obrigado,
Alex. :)
set path=¬path¬;c:\arquivos de programas\borland\interbase\bin gbak -b -t -user sysdba -pass sua_senha c:\base.gdb c:\base.gbk
Mas o pequeno problema é que ele vai gravando um em cima do outro anterior.
Eu queria saber se tem como concatenar a data e a hora e pôr no final do arquivo para ficar com vários backups de vários dias/horários....
Alguém sabe como?
Obrigado,
Alex. :)
Alex_
Curtidas 0
Respostas
Siro
05/03/2004
Existem varios exemplos em http://www.firebase.com.br.
Veja um exemplo que estou utilizando com algumas adaptações no link abaixo.
[color=blue:45cecf14ad]http://www.firebase.com.br/cgi-bin/firebase.cgi/dnld?ID=2[/color:45cecf14ad]
[]s
Veja um exemplo que estou utilizando com algumas adaptações no link abaixo.
[color=blue:45cecf14ad]http://www.firebase.com.br/cgi-bin/firebase.cgi/dnld?ID=2[/color:45cecf14ad]
[]s
GOSTEI 0
Afarias
05/03/2004
Vc só tem q usar a variável de ambiente DATE, ex::
gbak -b -t -user sysdba -pass sua_senha c:\base.gdb c:\base_¬date¬.gbk
o problema é q o formato padrão PT/BR de datas inclui / (barra) e nome de arquivos não pode conter / ... sendo assim, vc tem 3 soluçoes::
1 - alterar o formato da data em Configurações Regionais (painel de controle)
2 - alterar o formato apenas no subsistema do dos definindo a opção COUNTRY no arquivo config.nt (ou config.sys em Windows9x)
3- alterar a opção country apenas para o seu arquivo de lote, definindo-a no arquivo de configuração associado (PIF)
algumas configurações de country legais são::
country=031
ou
country=033
ou
country=351
T+
gbak -b -t -user sysdba -pass sua_senha c:\base.gdb c:\base_¬date¬.gbk
o problema é q o formato padrão PT/BR de datas inclui / (barra) e nome de arquivos não pode conter / ... sendo assim, vc tem 3 soluçoes::
1 - alterar o formato da data em Configurações Regionais (painel de controle)
2 - alterar o formato apenas no subsistema do dos definindo a opção COUNTRY no arquivo config.nt (ou config.sys em Windows9x)
3- alterar a opção country apenas para o seu arquivo de lote, definindo-a no arquivo de configuração associado (PIF)
algumas configurações de country legais são::
country=031
ou
country=033
ou
country=351
T+
GOSTEI 0
Alex_
05/03/2004
Nesse arquivo .PIF só teria essa linha de comando pra configurar Country????
Como eu faria para executar ou chamar esse arquivo?
Grato,
Alex.
Como eu faria para executar ou chamar esse arquivo?
Grato,
Alex.
GOSTEI 0
Michaell
05/03/2004
Pessoal,
Apenas reavivando o tópico, tenho uma base meio antiga em Firebird 1.5 e resolvi utilizar a idéia de backup automático com o gbak através de linhas de comandos em arquivos em lote (.bat). Mas a pergunta é: Existe algum problema em fazer este backup com o banco em plena utilização? Se a resposta for positiva, quais os meios detalhados de se fazer um backup com o banco em utilização?
Obrigado!
[]´s
Apenas reavivando o tópico, tenho uma base meio antiga em Firebird 1.5 e resolvi utilizar a idéia de backup automático com o gbak através de linhas de comandos em arquivos em lote (.bat). Mas a pergunta é: Existe algum problema em fazer este backup com o banco em plena utilização? Se a resposta for positiva, quais os meios detalhados de se fazer um backup com o banco em utilização?
Obrigado!
[]´s
GOSTEI 0
Gandalf.nho
05/03/2004
Se vc faz o backup usando o gbak ou a API do IB/FB vc pode sem problemas fazê-lo com o banco em uso (só o restore não é possível), essa é a vantagem. Eu particularmente uso a API do banco (através dos componentes IBBackupService e IBRestoreService) para fazer o backup e depois compacto o arquivo gerado (usando o componente Zipmaster), jogando o novo arquivo em disquete ou num CD-RW
GOSTEI 0
Michaell
05/03/2004
Eu particularmente uso a API do banco (através dos componentes IBBackupService e IBRestoreService) para fazer o backup e depois compacto o arquivo gerado (usando o componente Zipmaster), jogando o novo arquivo em disquete ou num CD-RW
Compactar o arquivo também é uma boa... Você tem algum link para este componente, gandalf?! Teria algum exemplo ou demo?
Obrigado!!!
[]´s
GOSTEI 0
Gandalf.nho
05/03/2004
[url]http://www.delphizip.net/index.html[/url]
Não esqueça que vc não deve zipar diretamente o banco de dados e sim o arquivo gerado pelo gbak/API, a menos que possa garantir que ele não esteja em uso.
Não esqueça que vc não deve zipar diretamente o banco de dados e sim o arquivo gerado pelo gbak/API, a menos que possa garantir que ele não esteja em uso.
GOSTEI 0