Backup automático funciona--Mas preciso Data/Hora no Arquivo

Firebird

05/03/2004

Tenho um arquivo de lote .BAT com esses comandos, que faz o backup para mim:

set path=¬path¬;c:\arquivos de programas\borland\interbase\bin 
gbak -b -t -user sysdba -pass sua_senha c:\base.gdb c:\base.gbk 

Mas o pequeno problema é que ele vai gravando um em cima do outro anterior.

Eu queria saber se tem como concatenar a data e a hora e pôr no final do arquivo para ficar com vários backups de vários dias/horários....

Alguém sabe como?

Obrigado,

Alex. :)

Alex_

Alex_

Curtidas 0

Respostas

Siro

Siro

05/03/2004

Existem varios exemplos em http://www.firebase.com.br.

Veja um exemplo que estou utilizando com algumas adaptações no link abaixo.

[color=blue:45cecf14ad]http://www.firebase.com.br/cgi-bin/firebase.cgi/dnld?ID=2[/color:45cecf14ad]

[]s

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

05/03/2004

Vc só tem q usar a variável de ambiente DATE, ex::

gbak -b -t -user sysdba -pass sua_senha c:\base.gdb c:\base_¬date¬.gbk

o problema é q o formato padrão PT/BR de datas inclui / (barra) e nome de arquivos não pode conter / ... sendo assim, vc tem 3 soluçoes::

1 - alterar o formato da data em Configurações Regionais (painel de controle)

2 - alterar o formato apenas no subsistema do dos definindo a opção COUNTRY no arquivo config.nt (ou config.sys em Windows9x)

3- alterar a opção country apenas para o seu arquivo de lote, definindo-a no arquivo de configuração associado (PIF)

algumas configurações de country legais são::

country=031
ou
country=033
ou
country=351

T+

GOSTEI 0
Alex_

Alex_

05/03/2004

Nesse arquivo .PIF só teria essa linha de comando pra configurar Country????

Como eu faria para executar ou chamar esse arquivo?

Grato,

Alex.

GOSTEI 0
Michaell

Michaell

05/03/2004

Pessoal,

Apenas reavivando o tópico, tenho uma base meio antiga em Firebird 1.5 e resolvi utilizar a idéia de backup automático com o gbak através de linhas de comandos em arquivos em lote (.bat). Mas a pergunta é: Existe algum problema em fazer este backup com o banco em plena utilização? Se a resposta for positiva, quais os meios detalhados de se fazer um backup com o banco em utilização?

Obrigado!

[]´s

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

05/03/2004

Se vc faz o backup usando o gbak ou a API do IB/FB vc pode sem problemas fazê-lo com o banco em uso (só o restore não é possível), essa é a vantagem. Eu particularmente uso a API do banco (através dos componentes IBBackupService e IBRestoreService) para fazer o backup e depois compacto o arquivo gerado (usando o componente Zipmaster), jogando o novo arquivo em disquete ou num CD-RW

GOSTEI 0
Michaell

Michaell

05/03/2004

Eu particularmente uso a API do banco (através dos componentes IBBackupService e IBRestoreService) para fazer o backup e depois compacto o arquivo gerado (usando o componente Zipmaster), jogando o novo arquivo em disquete ou num CD-RW

Compactar o arquivo também é uma boa... Você tem algum link para este componente, gandalf?! Teria algum exemplo ou demo?

Obrigado!!!

[]´s

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

05/03/2004

[url]http://www.delphizip.net/index.html[/url]

Não esqueça que vc não deve zipar diretamente o banco de dados e sim o arquivo gerado pelo gbak/API, a menos que possa garantir que ele não esteja em uso.

GOSTEI 0
POSTAR