Backup de banco Firebird
Gostaria de Saber se alguem sabe se posso fazer um backup do banco de dados firebird utilizando os componentes mdobackupservice enquanto o banco de dados estiver sendo utilizado e possuir transações ativas nele ????
Orc
Curtidas 0
Respostas
Steve_narancic
13/02/2009
Até onde eu sei para fazer backup no firebird é altamente recomendavel que o banco não esteja em uso, para evitar corrupção de dados
GOSTEI 0
Paullsoftware
13/02/2009
A melhor maneira é que vc crie um serviço de Backup, para ser realizado quando ninguém tiver usando o banco, por exemplo: antes da primeira abertura do banco (logo sedo) ou então depois que fizer o fechamento, no meu caso faço o backup diário todas as 19h uma vez que o servidor aqui da empresa não se desliga... usando os recursos do próprio windows ´Tarefas agendadas´ para disparar meu serviço de backup :wink:
GOSTEI 0
Pestana_
13/02/2009
Até onde eu sei para fazer backup no firebird é altamente recomendavel que o banco não esteja em uso, para evitar corrupção de dados
essa eu não sabia é realmente necessario fechar o banco antes de fazer o backup porque pode ocorrer corrupção de dados, porque? então ao fazer um backup incremental (p.ex.: a cada 1:00hr) tenho que fechar o banco antes de fazer o backup?
utilizo o IBBackupService.
Atenciosamente,
Pestana.
GOSTEI 0
Paullsoftware
13/02/2009
essa eu não sabia é realmente necessario fechar o banco antes de fazer o backup porque pode ocorrer corrupção de dados, porque? então ao fazer um backup incremental (p.ex.: a cada 1:00hr) tenho que fechar o banco antes de fazer o backup?
utilizo o IBBackupService.
Atenciosamente,
Pestana.
Assim Pestana, eu já passei por um problema que creio que foi exatamente por fazer o backup sem desligar os terminais do banco aconteceu que, a tabela de clientes do meu banco estava com problemas, e sempre que eu ia realizar o backup me retornava um erro estranho de haver uma quantidade de dados em um campo varchar tipo: exitia 100 onde só cabia 90 algo do tipo, daí fui olhando e analisando os registros um a um até encontrar uma obs com o texto todo deformando como se tivesse sido ´criptografado´, daí então fiz algumas pesquisas e outros colegas haviam passado por algo parecido devido a realização do backup com o banco aberto...desde então, sempre fecho o banco antes de realizar quaisquer backup!
GOSTEI 0
Pestana_
13/02/2009
[quote:fd39dfbbf3=´Pestana_´]essa eu não sabia é realmente necessario fechar o banco antes de fazer o backup porque pode ocorrer corrupção de dados, porque? então ao fazer um backup incremental (p.ex.: a cada 1:00hr) tenho que fechar o banco antes de fazer o backup?
utilizo o IBBackupService.
Atenciosamente,
Pestana.
Assim Pestana, eu já passei por um problema que creio que foi exatamente por fazer o backup sem desligar os terminais do banco aconteceu que, a tabela de clientes do meu banco estava com problemas, e sempre que eu ia realizar o backup me retornava um erro estranho de haver uma quantidade de dados em um campo varchar tipo: exitia 100 onde só cabia 90 algo do tipo, daí fui olhando e analisando os registros um a um até encontrar uma obs com o texto todo deformando como se tivesse sido ´criptografado´, daí então fiz algumas pesquisas e outros colegas haviam passado por algo parecido devido a realização do backup com o banco aberto...desde então, sempre fecho o banco antes de realizar quaisquer backup![/quote:fd39dfbbf3]
Muito obrigado paullsoftware por responder a minha dúvida, eu não imaginava do risco que estava cometendo, mas antes que aconteça algo vou fazer algumas mudanças aqui!!
eu tenho mais uma algumas dúvidas: Neste caso fica dificiel fechar o banco a toda hora para fazer o backup incremental, como ficaria as estações se fechar o banco? não seria uma boa opção de utilizar backup incremental? o que você tem a dizer? você utiliza o backup incremental, caso sim como?
GOSTEI 0
Pestana_
13/02/2009
encontrei alguma coisa sobre o utilitário [i:dd4382ec83]nBackup[/i:dd4382ec83] que parecesse que se pode fazer backup incremental mesmo que o banco esteja ativo que não tem problemas de corromper o banco, agora preciso saber como se faz, vou vasculhar mais alguma coisa na web.
GOSTEI 0
Pestana_
13/02/2009
não estou conseguindo, alguem poderia me ajudar?
Atenciosamente,
Pestana.
Atenciosamente,
Pestana.
GOSTEI 0
Joaoshi
13/02/2009
Colega, vê se ajuda:
Gera uma backup de todo o banco de dados.
Gera um backup com as ultimas alterações (ultimo backup -B 0)
Gera uma backup de todo o banco de dados.
NBACKUP -USER SYSDBA -PASSWORD masterkey -B 0 ARQUIVO.FDB ARQUIVO_0.NBK
Gera um backup com as ultimas alterações (ultimo backup -B 0)
NBACKUP -USER SYSDBA -PASSWORD masterkey -B 1 ARQUIVO.FDB ARQUIVO_1.NBK
GOSTEI 0
Pestana_
13/02/2009
Colega, vê se ajuda:
Gera uma backup de todo o banco de dados.
Gera um backup com as ultimas alterações (ultimo backup -B 0)
NBACKUP -USER SYSDBA -PASSWORD masterkey -B 0 ARQUIVO.FDB ARQUIVO_0.NBK
NBACKUP -USER SYSDBA -PASSWORD masterkey -B 1 ARQUIVO.FDB ARQUIVO_1.NBK
Obrigado por responder joaoshi!
eu já havia tentado desta maneira, mas não consegui:
var horario : string; begin horario := FormatDateTime(´dd-mm-yyyy-hh-nn´, Now); WinExec(PChar(´nBackup -user XXXXXX -password 123456 -B 0 ´ + ´D:\Rogerio\Informatica\Banco de dados\dbExemplo\TESTE_DBSISCOMP.FDB ´+ ´D:\Rogerio\Informatica\Banco de dados\dbExemplo\TESTE_DBSISCOMP_´+horario+´.NBK´), 0); end;
GOSTEI 0
Pestana_
13/02/2009
agora consegui, foi uma distraição, não pode haver espaço no nome do diretório ´Banco de dados´ então eu mudei o nome do diretório para ´Database´ e resolveu!
Obrigado a todos pela ajuda!
Obrigado a todos pela ajuda!
GOSTEI 0
Paullsoftware
13/02/2009
que bom que conseguiu resolver seu problema ´pestana_´, qualquer coisa que poder ajudar estamos ai :wink:
GOSTEI 0