Selecao DevMedia QUERO SER PRIME

Fórum Backup de banco Firebird #368396

13/02/2009

0

Gostaria de Saber se alguem sabe se posso fazer um backup do banco de dados firebird utilizando os componentes mdobackupservice enquanto o banco de dados estiver sendo utilizado e possuir transações ativas nele ????


Orc

Orc

Responder

Posts

15/02/2009

Steve_narancic

Até onde eu sei para fazer backup no firebird é altamente recomendavel que o banco não esteja em uso, para evitar corrupção de dados


Responder

Gostei + 0

15/02/2009

Paullsoftware

A melhor maneira é que vc crie um serviço de Backup, para ser realizado quando ninguém tiver usando o banco, por exemplo: antes da primeira abertura do banco (logo sedo) ou então depois que fizer o fechamento, no meu caso faço o backup diário todas as 19h uma vez que o servidor aqui da empresa não se desliga... usando os recursos do próprio windows ´Tarefas agendadas´ para disparar meu serviço de backup :wink:


Responder

Gostei + 0

15/02/2009

Pestana_

Até onde eu sei para fazer backup no firebird é altamente recomendavel que o banco não esteja em uso, para evitar corrupção de dados


essa eu não sabia é realmente necessario fechar o banco antes de fazer o backup porque pode ocorrer corrupção de dados, porque? então ao fazer um backup incremental (p.ex.: a cada 1:00hr) tenho que fechar o banco antes de fazer o backup?

utilizo o IBBackupService.

Atenciosamente,
Pestana.


Responder

Gostei + 0

15/02/2009

Paullsoftware

essa eu não sabia é realmente necessario fechar o banco antes de fazer o backup porque pode ocorrer corrupção de dados, porque? então ao fazer um backup incremental (p.ex.: a cada 1:00hr) tenho que fechar o banco antes de fazer o backup? utilizo o IBBackupService. Atenciosamente, Pestana.
Assim Pestana, eu já passei por um problema que creio que foi exatamente por fazer o backup sem desligar os terminais do banco aconteceu que, a tabela de clientes do meu banco estava com problemas, e sempre que eu ia realizar o backup me retornava um erro estranho de haver uma quantidade de dados em um campo varchar tipo: exitia 100 onde só cabia 90 algo do tipo, daí fui olhando e analisando os registros um a um até encontrar uma obs com o texto todo deformando como se tivesse sido ´criptografado´, daí então fiz algumas pesquisas e outros colegas haviam passado por algo parecido devido a realização do backup com o banco aberto...
desde então, sempre fecho o banco antes de realizar quaisquer backup!


Responder

Gostei + 0

16/02/2009

Pestana_

[quote:fd39dfbbf3=´Pestana_´]essa eu não sabia é realmente necessario fechar o banco antes de fazer o backup porque pode ocorrer corrupção de dados, porque? então ao fazer um backup incremental (p.ex.: a cada 1:00hr) tenho que fechar o banco antes de fazer o backup? utilizo o IBBackupService. Atenciosamente, Pestana.
Assim Pestana, eu já passei por um problema que creio que foi exatamente por fazer o backup sem desligar os terminais do banco aconteceu que, a tabela de clientes do meu banco estava com problemas, e sempre que eu ia realizar o backup me retornava um erro estranho de haver uma quantidade de dados em um campo varchar tipo: exitia 100 onde só cabia 90 algo do tipo, daí fui olhando e analisando os registros um a um até encontrar uma obs com o texto todo deformando como se tivesse sido ´criptografado´, daí então fiz algumas pesquisas e outros colegas haviam passado por algo parecido devido a realização do backup com o banco aberto...
desde então, sempre fecho o banco antes de realizar quaisquer backup![/quote:fd39dfbbf3]

Muito obrigado paullsoftware por responder a minha dúvida, eu não imaginava do risco que estava cometendo, mas antes que aconteça algo vou fazer algumas mudanças aqui!!

eu tenho mais uma algumas dúvidas: Neste caso fica dificiel fechar o banco a toda hora para fazer o backup incremental, como ficaria as estações se fechar o banco? não seria uma boa opção de utilizar backup incremental? o que você tem a dizer? você utiliza o backup incremental, caso sim como?


Responder

Gostei + 0

16/02/2009

Pestana_

encontrei alguma coisa sobre o utilitário [i:dd4382ec83]nBackup[/i:dd4382ec83] que parecesse que se pode fazer backup incremental mesmo que o banco esteja ativo que não tem problemas de corromper o banco, agora preciso saber como se faz, vou vasculhar mais alguma coisa na web.


Responder

Gostei + 0

17/02/2009

Pestana_

não estou conseguindo, alguem poderia me ajudar?

Atenciosamente,
Pestana.


Responder

Gostei + 0

17/02/2009

Joaoshi

Colega, vê se ajuda:

Gera uma backup de todo o banco de dados.

NBACKUP -USER SYSDBA -PASSWORD masterkey -B 0 ARQUIVO.FDB
ARQUIVO_0.NBK


Gera um backup com as ultimas alterações (ultimo backup -B 0)

NBACKUP -USER SYSDBA -PASSWORD masterkey -B 1 ARQUIVO.FDB
ARQUIVO_1.NBK



Responder

Gostei + 0

17/02/2009

Pestana_

Colega, vê se ajuda: Gera uma backup de todo o banco de dados.
NBACKUP -USER SYSDBA -PASSWORD masterkey -B 0 ARQUIVO.FDB
ARQUIVO_0.NBK
Gera um backup com as ultimas alterações (ultimo backup -B 0)
NBACKUP -USER SYSDBA -PASSWORD masterkey -B 1 ARQUIVO.FDB
ARQUIVO_1.NBK


Obrigado por responder joaoshi!

eu já havia tentado desta maneira, mas não consegui:

var
   horario : string;
begin
   horario := FormatDateTime(´dd-mm-yyyy-hh-nn´, Now);
   WinExec(PChar(´nBackup -user XXXXXX -password 123456 -B 0 ´ +
                 ´D:\Rogerio\Informatica\Banco de dados\dbExemplo\TESTE_DBSISCOMP.FDB ´+
                 ´D:\Rogerio\Informatica\Banco de dados\dbExemplo\TESTE_DBSISCOMP_´+horario+´.NBK´), 0);
end;



Responder

Gostei + 0

17/02/2009

Pestana_

agora consegui, foi uma distraição, não pode haver espaço no nome do diretório ´Banco de dados´ então eu mudei o nome do diretório para ´Database´ e resolveu!

Obrigado a todos pela ajuda!


Responder

Gostei + 0

18/02/2009

Paullsoftware

que bom que conseguiu resolver seu problema ´pestana_´, qualquer coisa que poder ajudar estamos ai :wink:


Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar