banco de dados. Opiniões

Delphi

27/07/2004

Bom tarde comunidade delphiana.
Gostaria de pedir a opinião de vocês sobre banco de dados. Estou estudando o incio de um novo aplicativo e eu gostaria de saber qual o banco de dados é mais confiavel e estavel para se trabalhar em rede.
A versão 1.0 deste aplicativo foi feito com a base de dados access porem eu gostaria de melhorar pois não gostei muito dos resultados, principalmente pela lentidão do bd em consultas pois as tabelas possuem muitos registros (sou iniciante em delphi, comecei a estudar esta linguagem a cerca de um ano).
Flávinha

Flavia_mococa

Flavia_mococa

Curtidas 1

Respostas

Reginaldo174

Reginaldo174

27/07/2004

se puder use Oracle, se não puder user Interbase 6.0 (gratuito), Firebird (gratuito) ou MySql.

Ambos são muito parecidos, e vc encontra muitos tutoriais na internet.
Alem dos amigos é claro.

Reginaldo

GOSTEI 0
Xisto

Xisto

27/07/2004

Questoes como essa dão muito pano pra manga.
Acredito que ja existem enquetes aqui no site sobre o assunto.
Em todo caso FIREBIRD é muito bom.

GOSTEI 0
Rafs

Rafs

27/07/2004

Realmente é uma questão de difícil decisão. Precisa-se levar em conta muitos detalhes para fazer a escolha de um BD.
Recomendaría a utilização do Firebird, pois assim como você, está em início de carreira e promete muito pela frente. Desta forma você poderá acompanhar as evoluções deste BD e crescer junto.. :)
Utilizo Firebird comercialmente e com grande volume de acessos e informações e digo que até o presente momento não tive problemas que me fizesse pensar em trocá-lo.
Mas atenha-se ao seguinte, não basta instalar, criar o banco de dados e as tabelas e sair preenchendo com registros, é necessário despender tempo para realizar uma boa configuração e um bom projeto para o BD, pois mesmo que se tenha o ´melhor´ BD do mundo, se não for bem configurado, será pior que sua aplicação em Access.. :?

Procure por tutoriais, livros e apostilas que com certeza vc terá um excelente desempenho para o sistema que está a desenvolver e também não se esqueça de contar com a ajuda desta comunidade.. :D

Abraços e boa sorte :wink:

GOSTEI 0
Flavia_mococa

Flavia_mococa

27/07/2004

Amigos,
Acabei de baixar o firebird 1.5 e o ibexpert. Estou tambem procurando por apostilas e tutoriais sobre o assunto, se alguem tiver algum bom material e pudfer me mandar eu ficarei muito grata :wink: . Meu e-mail é flavia@dris.com.br
Li várias enquetes e mensagens sobre este assunto e relamente a grande maioria usa ou preferi este banco entao resolvi optar por ele e baixa-lo.
Muito obrigada pela opinião de voces. :wink: :D :P
Flavinha

GOSTEI 0
Rodolpho123

Rodolpho123

27/07/2004

não basta instalar, criar o banco de dados e as tabelas e sair preenchendo com registros, é necessário despender tempo para realizar uma boa configuração e um bom projeto para o BD, pois mesmo que se tenha o ´melhor´ BD do mundo, se não for bem configurado, será pior que sua aplicação em Access.. :?

Falou e disse Rafs......

GOSTEI 0
Eniorm

Eniorm

27/07/2004

Bom... por mais que esse assunto já esteja debatido... é sempre
interessante pq cada vez mais nós tiramos nossas conclusões
de qual banco usar...
Eu tenho um sistema com mais de 15.000 registros no total,
no Interbase 6 e nunca deu problema algum.
Mas mesmo assim eu vou começar a usar o Firebird 1.5
O MySQL eu já testei no Delphi usando o Zeos, e fuincionou
bem.
T+

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

27/07/2004

Olá,
Creio que o principal realmente já foi debatido e bem abordado pelo Rafs, mas como o Enio deu um testemunho vou dar o meu tbm...
Tenho um cliente com um banco de cerca de 800 MB, algo em torno de 4 milhoes de registros... antes era IB 6.0, depois FB 1.0 e agora FB 1.5... este cliente teria potencial para aquisição de um banco de renome como Oracle ou MS-SQL Server e, devo confessar que quando vi seu banco passar dos 500 MB fiquei um pouco apreensivo e tentei, discretamente, encorajá-lo a migrar, duvidando da capacidade do FB, mas ele preferiu continuar usando o FB e eu me surpreendi...

Tenho tbm clientes com outros bancos menores variando entre 80 e 400 MB... só tive problemas de corrupção uma única vez devido à queda de energia seguida de falha de no-break no servidor, mas tudo resolvido com Back-up + Restore e sem traumas...

´Problemas de corrupção´ é uma coisa que vc vai ouvir falar muito de amantes incondicionais de outros bancos quando se referem ao IB/FB, mas nenhum banco está livre disso, logicamente vc ouve falar muito mais de problemas com o IB/FB pq ele é muito mais usado pela comunidade Delphi do que os outros... Sem desmerecer nenhum deles, aliás quando migrei de desktop (com access) para client/server a tarefa de escolha não foi fácil, mas o IB/FB é mais difundido entre os desenvolvedores Delphi o que o torna mais fácil de se lidar pela disponibilidade de material e fóruns, como este.
Em relação à performance e segurança, todos são muito parecidos, mas a grande vantagem do Firebird, ao meu ver, está na sua praticidade de instalação e manutenção e no custo zero da licença...

T+

GOSTEI 0
Rogerio_amorim

Rogerio_amorim

27/07/2004

Flávinha,

Estou trabalhando com o Firebird a uns 6 meses e estou bastante impressionado, já trabalho com o IB 6.0 a uns 3 anos e sempre achei que seu gargalho maior era o tempo de espera de conexão com o banco e com o FB, esse gargalho foi sanado. Mas claro que tb é necessário remover a dll gds32 do IB e colocar a do FB nos computadores clientes.

OK

Rogerio Amorim

GOSTEI 0
Eniorm

Eniorm

27/07/2004

(...) sempre achei que seu gargalho maior era o tempo de espera de conexão com o banco e com o FB, esse gargalho foi sanado. (...)

Pois é Rogerio.... tbm acontece o mesmo comigo... a demora
na conexão do meu programa com o banco de dados gdb.
Só não sabia que isso é um problema do IB, achei que era no meu
PC apenas que acontecia isso.

T+

GOSTEI 0
Leonardoffsilva

Leonardoffsilva

27/07/2004

Senhores, também trabalho com o FD mas ainda não me sinto seguro em Uzar a ZEOS, uma vez que sou apaxonado pelo OLEDB.
Mas estou olhando com carinho um lançamento da MS, o SQL SERVER 2005 Express. Saiu a versão beta2 dia 26/7/2004.
É fantástico e ainda gratuito.
A limitação está em : somente 1 processador, 4 Gb de Banco de dados e 1 Gb de memória. A partir daí, teria de usar o SQL Licenciado.
O tramua de evolução de um cliente da versão express para a versão paga seria muito suave!

GOSTEI 0
Flavia_mococa

Flavia_mococa

27/07/2004

Estou adorando a opinião de voces, a cada mensagem que leio estou mais convencida que fiz a escolha certa em aprender e migrar para o FB 1.5
valeu amigos.

GOSTEI 0
Armando.boza

Armando.boza

27/07/2004

[quote:fd4e55aaaa=´Enio Marconcini´]
(...) sempre achei que seu gargalho maior era o tempo de espera de conexão com o banco e com o FB, esse gargalho foi sanado. (...)

Pois é Rogerio.... tbm acontece o mesmo comigo... a demora
na conexão do meu programa com o banco de dados gdb.
Só não sabia que isso é um problema do IB, achei que era no meu
PC apenas que acontecia isso.

T+[/quote:fd4e55aaaa]

O meu caso foi diferente.... usando estações win98 e servidor 2000 server com o interbase 6 a conexão era imediata... muito rápida....daí tive uns problemas com vírus e migrei para o win 2003 server....

Ai começou a ficar lento... a conexão demora mas quando está conectado vai blz....

O que pode ser? será que é alguma configuração do 2003?

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

27/07/2004

O que pode ser? será que é alguma configuração do 2003?

Se o 2003 Server tiver o mesmo sistema de ´arquivos protegidos do S.O´ que tem o XP, a extensão .GDB é uma delas... esta foi uma das razões pela qual a extensão foi mudada no Firebird e no próprio IB comercial...
Essa ´funcionalidade´ do S.O faz cópias destes arquivos protegidos para restauração do sistema, caso necessário e isso torna o primeiro acesso lento... Experimente alterar a extensão do Banco de Dados...

Pode ser tbm uma demora na resolução de nome caso vc esteja usando o nome do servidor ao invés do IP na conexão... o ideal é usar o IP...

T+

GOSTEI 0
Armando.boza

Armando.boza

27/07/2004

[quote:1f87aa56db=´armando.boza´]O que pode ser? será que é alguma configuração do 2003?

Se o 2003 Server tiver o mesmo sistema de ´arquivos protegidos do S.O´ que tem o XP, a extensão .GDB é uma delas... esta foi uma das razões pela qual a extensão foi mudada no Firebird e no próprio IB comercial...
Essa ´funcionalidade´ do S.O faz cópias destes arquivos protegidos para restauração do sistema, caso necessário e isso torna o primeiro acesso lento... Experimente alterar a extensão do Banco de Dados...

Pode ser tbm uma demora na resolução de nome caso vc esteja usando o nome do servidor ao invés do IP na conexão... o ideal é usar o IP...

T+[/quote:1f87aa56db]

Eu uso o IP..... quando comecei a programar fiz uns testes e percebi que colocando o IP era mais rápido mesmo....

´Experimente alterar a extensão do Banco de Dados...´..... como assim, eu posso mudar a extensão de GDB para outra qualquer?

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

27/07/2004

´Experimente alterar a extensão do Banco de Dados...´..... como assim, eu posso mudar a extensão de GDB para outra qualquer?

Com certeza... a extensão é um padrão, mas nada lhe impede de mudá-la... coloque por exemplo, .FDB do Firebird 1.5.x ou .IB do Interbase 7.x ...
A mudança da extensão não influi em nada na aplicação...

T+

GOSTEI 0
Armando.boza

Armando.boza

27/07/2004

[quote:94b6e8430a=´armando.boza´]´Experimente alterar a extensão do Banco de Dados...´..... como assim, eu posso mudar a extensão de GDB para outra qualquer?

Com certeza... a extensão é um padrão, mas nada lhe impede de mudá-la... coloque por exemplo, .FDB do Firebird 1.5.x ou .IB do Interbase 7.x ...
A mudança da extensão não influi em nada na aplicação...

T+[/quote:94b6e8430a]

valew :D

GOSTEI 0
Bueno

Bueno

27/07/2004

Galera, aproveitando o assunto eu gostaria de tirar uma dúvida.
Gostaria de saber se eu posso instalar o FireBird numa estação dedicada com Win98 e compartilhar a pasta, ou eu devo instalar o banco num servidor mesmo.

GOSTEI 0
Ffsombra

Ffsombra

27/07/2004

Gostaria de deixar aqui a opinião de que vc deveria pesquisar um pouco sobre o PostgreSQL, considerado o ´Oracle dos pobres´.... Um termo meio pesado, mas apenas para dizer que é um ótimo banco de dados, sem custo algum...

GOSTEI 0
Leonardoffsilva

Leonardoffsilva

27/07/2004

O PostgreSQl realmente seria a melhor opção, mas não me sinto seguro em usar a Zeos, e ainda não existe um driver Oledb para ele. Somente ODBC, e nesse caso, a conexão fica muito lenta.
Realmente, depois de apanhar um pouco com o ADO, não largo ele por nada!

GOSTEI 0
Flavia_mococa

Flavia_mococa

27/07/2004

Uma ultima duvida:
Na opinião de voces, qual o melhor tipo de campo no FB 1.5 que substituiria o boolean de maneira eficaz?
Flávia

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

27/07/2004

Galera, aproveitando o assunto eu gostaria de tirar uma dúvida. Gostaria de saber se eu posso instalar o FireBird numa estação dedicada com Win98 e compartilhar a pasta, ou eu devo instalar o banco num servidor mesmo.

vc *pode* instalar em qualquer O.S, e não precisa compartilhar a pasta... informar o caminho completo do banco na conexão não está atrelado à compartilhamento ou mapeamento de unidades... as demais estações estarão acessando um serviço na máquina ´servidora´...
eu disse pode, pq vc não deve... Win 9X/ME não dá a segurança, em relação à estabilidade, para que vc fique despreocupado com o servidor... se vc não puder ter um servidor dedicado, coloque como ´servidor´ a estação que menos trabalhe em outras tarefas e com O.S Win 2000 Pro ou Win XP Pro...

Gostaria de deixar aqui a opinião de que vc deveria pesquisar um pouco sobre o PostgreSQL, considerado o ´Oracle dos pobres´.... Um termo meio pesado, mas apenas para dizer que é um ótimo banco de dados, sem custo algum...

Não tenho nenhuma experiência efetiva com PostGres, mas sempre ouvi falar muito bem dele... creio que seu único problema é a exclusividade da plataforma Linux (quando Free) ou ser forçado à rodar emulado no Windows... isso, apesar do amantes do Linux discordarem, dificulta a utilização em massa e distribuição... isso já mudou? já existe versão Win32 Free?

GOSTEI 0
Leonardoffsilva

Leonardoffsilva

27/07/2004

Ainda não existe PostgreSQL WinNT. Todos inclusive comerciais usam bibliotecas unix, mesmo rodando em Windos. Estão prometendo liberar a versão 7.5 que rodará nativamente em WinNT(Win2k, XP, Server).

Já existem alguns betas 7.5 rodando em WinNT! Mas estão reportando bugs!

Para mim, rodar em linux, ou qualquer outro S.O. não faz a mínima diferença! O importeante é o método de acesso ao BD. Hoje, só confio para acessar o BD em ODBC e JBDC, mas ainda estou esperando um conector [b:19fa2b7dfd]Oledb[/b:19fa2b7dfd].

Com OleDb sim, o PostgreSql vai deslanchar.

A Viavom já disponibilisou um driver DbExpress para ele, mas não sei se suporta todos os tipo de dados, e como trabalha com transações.

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

27/07/2004

Uma ultima duvida: Na opinião de voces, qual o melhor tipo de campo no FB 1.5 que substituiria o boolean de maneira eficaz? Flávia

Flávia,
Eu uso Char(1), gravo ´0´ para False e ´1´ para True, mas fica a seu critério o que gravar sendo que a interpretação terá que ser através da aplicação...
Inclusive, isso foi discutido recentemente aqui e um colega tem uma forma diferente da minha (usando ´T´ e ´F´) em que vc pode usar um método do próprio Delphi (.AsBoolean) para que a aplicação interprete o Char como Boolean... veja o tópico : http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=49096

T+

GOSTEI 0
Pabhen

Pabhen

27/07/2004

Apesar do access naum ser recomendado pra ser usado como banco de dados eu gostaria de expor minha experiencia com o access.
No help do access informa que ele pode ir até 1GB(access 97) e 2GB(access 2000, XP, 2003).
Aqui, na empresa ele está sendo usado simplesmente pra cadastrar todos os estudantes, Estabelecimentos de ensino, etc, enfim o sistema é feita pra controlar a emissao de carteira de estudante aqui da cidade. Até hoje ele nunca deu maiores problemas, a naum ser pela corrupção do banco q acontece quando alguem esta operando algum procedimento q exige muito do banco e ocorre alguma perda de conexao com o mesmo(devido desconexão da rede ou falta de energia ou coisa parecida). O procedimento q mais exige do access a gente chama de carga. Ele consiste no seguinte:
1.Abre-se a tabela onde é feito a digitação dos dados do aluno(a tabela armazena os dados para a emissao da carteira de estudante do ano corrente)
2.Abre-se a tabela de estudante(onde estão cadastrados os estudantes dos anos anteriores com quase 800.000 registros, é isso mesmo, esse sistema já roda desse jeito(com access) a pelo menos 3 anos.
3.Se o estudante já fora cadastrado em anos anteriores a carga é mais rápida, já q o estudante tem um codigo unico, Se não, é feita varias comparações, aí é q o access mostra o seu ´poder´, comparações to tipo:
Nome-é feito um LOCATE pra verificar se já existe um estudante com o mesmo nome, se sim, será verificada a data de nascimento, se sim, será verificado o nome da mãe, se sim, será verificado o nome do pai, se sim, etc... até ele encotrar um nao e chegar no EOF, aí sim ele adciona na tabela de estudante como um novo aluno. Se todas as condições foram verdadeiras ele coloca o aluna numa tabela separada como tentativa de fraude.
4.Depois disso ele vai verificar os dados da carteira, verificar se o tipo de ensino está cadastrado pro estabelecimento onde ele estuda, se naum tiver ele coloca a tal carteira na pendência, e aí por diante, é feita várias validações nos dados pra virificar todo tipo de inconsistencia, pendencias, tentativas de fraudes, etc.

Resumindo, esse banco tem mais de 600MB, com mais de 1.000.000 de registros cadastrados(somando-se todos os registros de todas as tabelas).

Eu defendo o access como banco de dados para aplicações pequenas e até pra médias, visto a minha experiencia acima. A manutenção dele é simples, o seu frontend é o melhor q eu já vi, já q ele é uma ferramenta q faz parte do office. No dia q os bancos maiores tiverem um front end tão facil de usar como o do access aí naum vai ter pra ninguem. Por enquanto, eu vou usando o meu accessinho.

Agora, ano q vem a gente vai ter q mudar de banco de todo jeito. Pq a gente vai ter q armazenar as fotos dos estudantes dentro do banco, como eu já disse a acima o acces só suporta no máximo até 2GB, dependendo da versão. Aproveitando a deixa, qual banco vcs me recomendariam pra isso e q naum me causaria um trauma muito forte, visto a facilidade do access. :)

GOSTEI 0
Bferreira

Bferreira

27/07/2004

se puder use Oracle, se não puder user Interbase 6.0 (gratuito), Firebird (gratuito) ou MySql. Ambos são muito parecidos, e vc encontra muitos tutoriais na internet. Alem dos amigos é claro. Reginaldo

Não recomendaria muito usar o oracle, uma vez q sua licenca e muito cara.
O PostgreeSQL, tbm é uma boa pedida.

Tenho um banco com mais ou menos 60.000 registros, rodando em um servidor linux com o firebird 1.5, funciona muito bem, inclusive, as consultas pela internet, com uma pagina em php.
Ouvi vários conselhos para migrar para mysql, por ser mais rápido para paginas web, mas não troco o firebird por nada, e estou muito satisfeito com o mesmo.

Flavinha...

Vc não vai se arrepender, o firebird é maravilhoso.

t+

GOSTEI 0
Bferreira

Bferreira

27/07/2004

Apesar do access naum ser recomendado pra ser usado como banco de dados eu gostaria de expor minha experiencia com o access. No help do access informa que ele pode ir até 1GB(access 97) e 2GB(access 2000, XP, 2003). Aqui, na empresa ele está sendo usado simplesmente pra cadastrar todos os estudantes, Estabelecimentos de ensino, etc, enfim o sistema é feita pra controlar a emissao de carteira de estudante aqui da cidade. Até hoje ele nunca deu maiores problemas, a naum ser pela corrupção do banco q acontece quando alguem esta operando algum procedimento q exige muito do banco e ocorre alguma perda de conexao com o mesmo(devido desconexão da rede ou falta de energia ou coisa parecida). O procedimento q mais exige do access a gente chama de carga. Ele consiste no seguinte: 1.Abre-se a tabela onde é feito a digitação dos dados do aluno(a tabela armazena os dados para a emissao da carteira de estudante do ano corrente) 2.Abre-se a tabela de estudante(onde estão cadastrados os estudantes dos anos anteriores com quase 800.000 registros, é isso mesmo, esse sistema já roda desse jeito(com access) a pelo menos 3 anos. 3.Se o estudante já fora cadastrado em anos anteriores a carga é mais rápida, já q o estudante tem um codigo unico, Se não, é feita varias comparações, aí é q o access mostra o seu ´poder´, comparações to tipo: Nome-é feito um LOCATE pra verificar se já existe um estudante com o mesmo nome, se sim, será verificada a data de nascimento, se sim, será verificado o nome da mãe, se sim, será verificado o nome do pai, se sim, etc... até ele encotrar um nao e chegar no EOF, aí sim ele adciona na tabela de estudante como um novo aluno. Se todas as condições foram verdadeiras ele coloca o aluna numa tabela separada como tentativa de fraude. 4.Depois disso ele vai verificar os dados da carteira, verificar se o tipo de ensino está cadastrado pro estabelecimento onde ele estuda, se naum tiver ele coloca a tal carteira na pendência, e aí por diante, é feita várias validações nos dados pra virificar todo tipo de inconsistencia, pendencias, tentativas de fraudes, etc. Resumindo, esse banco tem mais de 600MB, com mais de 1.000.000 de registros cadastrados(somando-se todos os registros de todas as tabelas). Eu defendo o access como banco de dados para aplicações pequenas e até pra médias, visto a minha experiencia acima. A manutenção dele é simples, o seu frontend é o melhor q eu já vi, já q ele é uma ferramenta q faz parte do office. No dia q os bancos maiores tiverem um front end tão facil de usar como o do access aí naum vai ter pra ninguem. Por enquanto, eu vou usando o meu accessinho. Agora, ano q vem a gente vai ter q mudar de banco de todo jeito. Pq a gente vai ter q armazenar as fotos dos estudantes dentro do banco, como eu já disse a acima o acces só suporta no máximo até 2GB, dependendo da versão. Aproveitando a deixa, qual banco vcs me recomendariam pra isso e q naum me causaria um trauma muito forte, visto a facilidade do access. :)

Access = licença do office. mais de 600 pilas, não sei bem.
Firebird = custo 0.

PQ usar o access? se vc tem vários bancos melhores e a um custo 0?

não consigo entender isso.

GOSTEI 0
Ffsombra

Ffsombra

27/07/2004

[quote:0a471732e8=´pabhen´]Apesar do access naum ser recomendado pra ser usado como banco de dados eu gostaria de expor minha experiencia com o access. No help do access informa que ele pode ir até 1GB(access 97) e 2GB(access 2000, XP, 2003). Aqui, na empresa ele está sendo usado simplesmente pra cadastrar todos os estudantes, Estabelecimentos de ensino, etc, enfim o sistema é feita pra controlar a emissao de carteira de estudante aqui da cidade. Até hoje ele nunca deu maiores problemas, a naum ser pela corrupção do banco q acontece quando alguem esta operando algum procedimento q exige muito do banco e ocorre alguma perda de conexao com o mesmo(devido desconexão da rede ou falta de energia ou coisa parecida). O procedimento q mais exige do access a gente chama de carga. Ele consiste no seguinte: 1.Abre-se a tabela onde é feito a digitação dos dados do aluno(a tabela armazena os dados para a emissao da carteira de estudante do ano corrente) 2.Abre-se a tabela de estudante(onde estão cadastrados os estudantes dos anos anteriores com quase 800.000 registros, é isso mesmo, esse sistema já roda desse jeito(com access) a pelo menos 3 anos. 3.Se o estudante já fora cadastrado em anos anteriores a carga é mais rápida, já q o estudante tem um codigo unico, Se não, é feita varias comparações, aí é q o access mostra o seu ´poder´, comparações to tipo: Nome-é feito um LOCATE pra verificar se já existe um estudante com o mesmo nome, se sim, será verificada a data de nascimento, se sim, será verificado o nome da mãe, se sim, será verificado o nome do pai, se sim, etc... até ele encotrar um nao e chegar no EOF, aí sim ele adciona na tabela de estudante como um novo aluno. Se todas as condições foram verdadeiras ele coloca o aluna numa tabela separada como tentativa de fraude. 4.Depois disso ele vai verificar os dados da carteira, verificar se o tipo de ensino está cadastrado pro estabelecimento onde ele estuda, se naum tiver ele coloca a tal carteira na pendência, e aí por diante, é feita várias validações nos dados pra virificar todo tipo de inconsistencia, pendencias, tentativas de fraudes, etc. Resumindo, esse banco tem mais de 600MB, com mais de 1.000.000 de registros cadastrados(somando-se todos os registros de todas as tabelas). Eu defendo o access como banco de dados para aplicações pequenas e até pra médias, visto a minha experiencia acima. A manutenção dele é simples, o seu frontend é o melhor q eu já vi, já q ele é uma ferramenta q faz parte do office. No dia q os bancos maiores tiverem um front end tão facil de usar como o do access aí naum vai ter pra ninguem. Por enquanto, eu vou usando o meu accessinho. Agora, ano q vem a gente vai ter q mudar de banco de todo jeito. Pq a gente vai ter q armazenar as fotos dos estudantes dentro do banco, como eu já disse a acima o acces só suporta no máximo até 2GB, dependendo da versão. Aproveitando a deixa, qual banco vcs me recomendariam pra isso e q naum me causaria um trauma muito forte, visto a facilidade do access. :)

Firebird = custo 0.

não consigo entender isso.[/quote:0a471732e8]

Apoiado!!!

GOSTEI 0
Pabhen

Pabhen

27/07/2004

[quote:9740de5d8d=´pabhen´]Apesar do access naum ser recomendado pra ser usado como banco de dados eu gostaria de expor minha experiencia com o access. No help do access informa que ele pode ir até 1GB(access 97) e 2GB(access 2000, XP, 2003). Aqui, na empresa ele está sendo usado simplesmente pra cadastrar todos os estudantes, Estabelecimentos de ensino, etc, enfim o sistema é feita pra controlar a emissao de carteira de estudante aqui da cidade. Até hoje ele nunca deu maiores problemas, a naum ser pela corrupção do banco q acontece quando alguem esta operando algum procedimento q exige muito do banco e ocorre alguma perda de conexao com o mesmo(devido desconexão da rede ou falta de energia ou coisa parecida). O procedimento q mais exige do access a gente chama de carga. Ele consiste no seguinte: 1.Abre-se a tabela onde é feito a digitação dos dados do aluno(a tabela armazena os dados para a emissao da carteira de estudante do ano corrente) 2.Abre-se a tabela de estudante(onde estão cadastrados os estudantes dos anos anteriores com quase 800.000 registros, é isso mesmo, esse sistema já roda desse jeito(com access) a pelo menos 3 anos. 3.Se o estudante já fora cadastrado em anos anteriores a carga é mais rápida, já q o estudante tem um codigo unico, Se não, é feita varias comparações, aí é q o access mostra o seu ´poder´, comparações to tipo: Nome-é feito um LOCATE pra verificar se já existe um estudante com o mesmo nome, se sim, será verificada a data de nascimento, se sim, será verificado o nome da mãe, se sim, será verificado o nome do pai, se sim, etc... até ele encotrar um nao e chegar no EOF, aí sim ele adciona na tabela de estudante como um novo aluno. Se todas as condições foram verdadeiras ele coloca o aluna numa tabela separada como tentativa de fraude. 4.Depois disso ele vai verificar os dados da carteira, verificar se o tipo de ensino está cadastrado pro estabelecimento onde ele estuda, se naum tiver ele coloca a tal carteira na pendência, e aí por diante, é feita várias validações nos dados pra virificar todo tipo de inconsistencia, pendencias, tentativas de fraudes, etc. Resumindo, esse banco tem mais de 600MB, com mais de 1.000.000 de registros cadastrados(somando-se todos os registros de todas as tabelas). Eu defendo o access como banco de dados para aplicações pequenas e até pra médias, visto a minha experiencia acima. A manutenção dele é simples, o seu frontend é o melhor q eu já vi, já q ele é uma ferramenta q faz parte do office. No dia q os bancos maiores tiverem um front end tão facil de usar como o do access aí naum vai ter pra ninguem. Por enquanto, eu vou usando o meu accessinho. Agora, ano q vem a gente vai ter q mudar de banco de todo jeito. Pq a gente vai ter q armazenar as fotos dos estudantes dentro do banco, como eu já disse a acima o acces só suporta no máximo até 2GB, dependendo da versão. Aproveitando a deixa, qual banco vcs me recomendariam pra isso e q naum me causaria um trauma muito forte, visto a facilidade do access. :)

Firebird = custo 0.

não consigo entender isso.[/quote:9740de5d8d]

Eu apenas estou defendendo o access como primeira experiencia com banco de dados devido a sua facilidade de uso. Ele é em portugues, a ajuda tb e é muito boa, a construção visual de consultas é a melhor q eu já vi, e a utilização do .mdb junto com Jet naum acarreta em custo nenhum para o usuário. A respeito das 600 pilas, eu concordo q é um custo elevado, mas naum é um custo só do access e sim do pacote Office, que por sinal tem os melhores e mais usados programas do mundo(naum preciso nem falar do Word, Excel, PowerPoint). Eu acho q o custo compensa pelo pacote em si.

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

27/07/2004

Nome-é feito um LOCATE pra verificar se já existe um estudante com o mesmo nome, se sim, será verificada a data de nascimento, se sim, será verificado o nome da mãe, se sim, será verificado o nome do pai, se sim, etc... até ele encotrar um nao e chegar no EOF, aí sim ele adciona na tabela de estudante como um novo aluno. Se todas as condições foram verdadeiras ele coloca o aluna numa tabela separada como tentativa de fraude.

:shock: cara, varrer uma tabela com 800 mil registros do princípio ao fim é suicídio... já pensou em implementar isso com SQL?

Quanto ao Access usei por bastante tempo (o Banco) pq Paradox não é ´coisa para um ser humado´... não tenho nada a reclamar, mas em contra-partida não existe parametro de comparação entre Access, Parados, DBase, etc com os Servidores SQL, seja qual servidor for, é melhor que qualquer banco desktop em performance e segurança... foram criados para isso e evoluem constantemente para isso...
Em relação aos Front Ends... Quanto mais completo e robusto o SGBD mais complexas serão as ferramentas, este é o preço que se paga, mas não deve ser encarado como um problema...

Não. Vc não precisa de licença do Office para usar o Banco de Dados Access (.mdb). Só precisa de licença da Jet Engine que está atrelada à licença do Windows.

T+

GOSTEI 0
Pabhen

Pabhen

27/07/2004

[quote:e08310fcbf=´pabhen´]Nome-é feito um LOCATE pra verificar se já existe um estudante com o mesmo nome, se sim, será verificada a data de nascimento, se sim, será verificado o nome da mãe, se sim, será verificado o nome do pai, se sim, etc... até ele encotrar um nao e chegar no EOF, aí sim ele adciona na tabela de estudante como um novo aluno. Se todas as condições foram verdadeiras ele coloca o aluna numa tabela separada como tentativa de fraude.

:shock: cara, varrer uma tabela com 800 mil registros do princípio ao fim é suicídio... já pensou em implementar isso com SQL?

Quanto ao Access usei por bastante tempo (o Banco) pq Paradox não é ´coisa para um ser humado´... não tenho nada a reclamar, mas em contra-partida não existe parametro de comparação entre Access, Parados, DBase, etc com os Servidores SQL, seja qual servidor for, é melhor que qualquer banco desktop em performance e segurança... foram criados para isso e evoluem constantemente para isso...
Em relação aos Front Ends... Quanto mais completo e robusto o SGBD mais complexas serão as ferramentas, este é o preço que se paga, mas não deve ser encarado como um problema...

Não. Vc não precisa de licença do Office para usar o Banco de Dados Access (.mdb). Só precisa de licença da Jet Engine que está atrelada à licença do Windows.

T+[/quote:e08310fcbf]
Eu me expressei mal, eu naum uso a função LOCATE pra varrer a tabela e nem um While(que maluquice isso), a gente faz com SQL mesmo passando parametros para a busca ir em cima, de qualquer forma valew pela observação.

ps: Aproveitando o embalo, qual o banco q eu poderia usar para migrar os dados do access, já q ele naum vai suportar armazenar as fotos dos estudantes, e q o mesmo tenha um frontend facil de mexer. Valew.

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

27/07/2004

Eu me expressei mal, eu naum uso a função LOCATE pra varrer a tabela e nem um While(que maluquice isso), a gente faz com SQL mesmo passando parametros para a busca ir em cima

Ufa... ainda bem... :D

ps: Aproveitando o embalo, qual o banco q eu poderia usar para migrar os dados do access, já q ele naum vai suportar armazenar as fotos dos estudantes, e q o mesmo tenha um frontend facil de mexer. Valew.

Olha isso depende... eu não tenho experiencia com muitos bancos... só trabalho com dois : Firebird e SQL Server...
Como free o Firebird é excelente, e o IBExpert é um FrontEnd altamente intuitivo...
Já com o SQL Server eu não tenho grande experiencia em trabalhar com o servidor, propriamente dito... meus clientes que trabalham com SQL Server tem seus DBAs (eu digo o que eu quero e eles é quem fazem), mas quando estou em projeto, como não tenho licença do SQL Server, uso o MSDE como banco e o MSDE Manager como Front End... ele também é bem fácil de se trabalhar...

Vou aproveitar tbm o tópico e perguntar aos colegas que trabalham com SQL Server :
O MSDE é 100¬ free ou o cliente precisa ter alguma licença ? Já ouvi dizer que é necessário se ter licença do Access para ter o MSDE como servidor...
Outra pergunta : quais são as limitações do MSDE? (limite de dados e conexões)...

T+

GOSTEI 0
Leonardoffsilva

Leonardoffsilva

27/07/2004

O MSDE está sendo subtituido pelo SQL Server Express. É 100¬, desde que tenha uma licença WinXP Pro, Win2k ou Win Server 2003.

Quanto a limitação:

1 Processador
1 GB Ram
4 Gb Banco de Dados

Notas da MS:

[color=blue:a91bb71374][i:a91bb71374]´SQL Server Express is free to use and redistribute. Please note that pre-release preview and beta software is for testing and evaluation purposes only, and should not be deployed for any other uses.´[/i:a91bb71374][/color:a91bb71374]

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

27/07/2004

Obrigado pela resposta Leonardo, mas precisava saber especificamente sobre o MSDE ...
A situação é q meus clientes trabalham com SQL 2000 e com certeza não vão migrar tão cedo... gostaria de saber se corro riscos na minha empresa com o MSDE instalado para fins de projeto dos bancos destes clientes...
T+

GOSTEI 0
Misael

Misael

27/07/2004

Aproveitando esse tópico sobre banco de dados ... alguem já utilizou.....

[size=18:18ce805122][b:18ce805122]Pervasive.SQL[/b:18ce805122][/size:18ce805122] ???

[url]http://www.stern.com.br[/url]

GOSTEI 0
Leonardoffsilva

Leonardoffsilva

27/07/2004

Vinicius, aqui está na íntegra retidara do site da MS:

[color=blue:2c0d3ca9e3][i:2c0d3ca9e3]Microsoft SQL Server 2000 Desktop Engine (MSDE 2000) [b:2c0d3ca9e3]is a free[/b:2c0d3ca9e3], redistributable version of SQL Server 2000 that can now be downloaded from the SQL Server website. The MSDE 2000 download provides users with the right to install and use MSDE with your applications or development projects. You must register for the right to redistribute MSDE with your applications.
[/i:2c0d3ca9e3][/color:2c0d3ca9e3]

Quanto a licenca, pode ficar tranquilo. É grátis, desde que o S.O. esteja licenciado.

Mais detelhes:

[color=blue:2c0d3ca9e3][i:2c0d3ca9e3]MSDE Licensing

MSDE is not for sale as a separate product. It is available for royalty-free redistribution by vendors under certain MSDE licensing conditions. You don´t need to buy Client Access License if your application uses MSDE as a back-end. Check Microsoft´s website for details on MSDE licensing.

MSDE Database Limitations

MSDE is intended for single user or small workgroup environments. The following are some of the MSDE limitations in comparison with SQL Server:

* No Enterprise Manager
* No Query Analyzer
* No Index Tuning Wizard
* Only 2GB RAM
* Only 2GB database size limit
* Only 2 CPUs
* Only five concurrent batch workloads or 25 concurrent connections for websites
* No Database Server Failover Support
* No Full-text search
* No SQL Server Profiler
* No Import and Export Wizards
* No OLAP
* No English Query
* No SQL Books Online
* No Full or Bulk-Logged recovery model support (only simple)

(This list covers most of the MSDE limitations. There may be a few omitted.)
[/i:2c0d3ca9e3][/color:2c0d3ca9e3]

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

27/07/2004

:D
Muito obrigado Leonardo ! Esclarecidas as dúvidas !
T+

GOSTEI 0
Eniorm

Eniorm

27/07/2004

Aproveitando esse tópico sobre banco de dados ... alguem já utilizou..... [size=18:8020d1924f][b:8020d1924f]Pervasive.SQL[/b:8020d1924f][/size:8020d1924f] ??? [url]http://www.stern.com.br[/url]

Pois é.... existem outros bancos de dados por ai que a galera
nem ouviu falar :)

Um exemplo disso é o [b:8020d1924f]Jasmine[/b:8020d1924f] uma vez eu assisti a uma
palestra ministrada por ums promotores da empresa que fabricava
esse banco de dados... mas fora essa vez nunca mais ouvi falar
no dito cujo.... será que alguem mais conhece esse banco de dados ?

T+

GOSTEI 0
Beppe

Beppe

27/07/2004

Na prefeitura daqui é usado o Pervasive, mas não sou eu que tomo conta, não posso dar detalhes. :(

GOSTEI 0
Misael

Misael

27/07/2004

Na prefeitura daqui é usado o Pervasive, mas não sou eu que tomo conta, não posso dar detalhes. :(

Ae Beppe.... comecei a fazer um teste com esse banco e no cd teste que ele me mandaram... veio alguns componentes de acesso para o Pervasive ..... até o momento...... achei ele muito bom....... e bem rápido....... só que não conheço ninguém que use ele :roll: !!!!......

GOSTEI 0
Beppe

Beppe

27/07/2004

Eu eu só sei da pref mesmo.
Os componentes de acesso são free ou comerciais? Isto também importa na escolha do banco...(eu acho)
O Pervasive, ao menos em sistemas de médio porte, aguenta o tranco.

Eu pessoalmente to com o FB aqui...tens uns recursos de SQL bem legais...

GOSTEI 0
Misael

Misael

27/07/2004

Eu eu só sei da pref mesmo. Os componentes de acesso são free ou comerciais? Isto também importa na escolha do banco...(eu acho) O Pervasive, ao menos em sistemas de médio porte, aguenta o tranco. Eu pessoalmente to com o FB aqui...tens uns recursos de SQL bem legais...

Os componentes de acesso são free.... quando vc compra ´ 1 ´ registro do banco que é em torno de uns 130 reias o componente já vem no cd normal e alguns outros utilitários..... é so instalar e mandar ver.....

Segundo os camaradas esse banco de dados aguenta o tranco de sistema de grande porte.... no folhetinho deles , o banco é comparado ao um SQL Server ou Oracle da vida............... :twisted: Só testando para ver !!!!! :evil:

GOSTEI 0
Balceiro

Balceiro

27/07/2004

bicho quer uma opinião... USE PARADOX.... rss... brincadeirinha...

tenho aplicativo rodando em access e ele esta se saindo muito bem... tinha problema de lentidão mas passei a deixar todas as execuções no banco (consulta, inserção, exclusão, alteração) e através do delphi só passo os parametros através do ado stored preocedure, olha o desempenho é fantastico...

se não quiser mesmo continuar no access, use o mysql, é muito fácil de usá-lo e de conectá-lo através do delphi. para criar as tabelas use o mysql front que pode ser encontrado no superdownloads ele é muito bom.

agora se mysql não é o que vc está querendo, passe para algo mais profissional, ude o mssql server ou o oracle.

até mais.

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

27/07/2004

se não quiser mesmo continuar no access, use o mysql, é muito fácil de usá-lo e de conectá-lo através do delphi... agora se mysql não é o que vc está querendo, passe para algo mais profissional, ude o mssql server ou o oracle.

vc só esqueceu de mencionar que [b:daab5983ab]o MySQL não é Free[/b:daab5983ab]...

T+

GOSTEI 0
Flavia_mococa

Flavia_mococa

27/07/2004

O MySQL não é free, como assim?
Acho que voce se confundiu pois o mysql é free sim e pode ser baixado do www.mysql.com (se nao me engano o site é esse mesmo)
Flavinha

GOSTEI 0
Flavia_mococa

Flavia_mococa

27/07/2004

Acho que voce se confundiu pois o mysql é free sim e pode ser baixado do www.mysql.com (se nao me engano o site é esse mesmo)
Flavinha

GOSTEI 0
Flavia_mococa

Flavia_mococa

27/07/2004

Flavinha

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

27/07/2004

O MySQL não é free, como assim? Acho que voce se confundiu pois o mysql é free sim e pode ser baixado do www.mysql.com (se nao me engano o site é esse mesmo) Flavinha

Não é free não Flavinha... ele só é free para uso não-comercial... para nós que desenvolvemos aplicações para vendê-las, para usá-lo, temos que pagar uma licença comercial de cerca de 500 dólares...
Mesmo que não distribuamos o instalador juntamente com a nossa aplicação, ou seja, o próprio cliente faria o download, o simples fato da aplicação usá-lo, faz com que a licença seja devida...
Muitos confundem isso, colocando o MySQL como uma opção de banco free, mas isso não é uma realidade...

T+

GOSTEI 0
Bferreira

Bferreira

27/07/2004

[quote:f43af6cd7a=´Flavia_Mococa´]O MySQL não é free, como assim? Acho que voce se confundiu pois o mysql é free sim e pode ser baixado do www.mysql.com (se nao me engano o site é esse mesmo) Flavinha

Não é free não Flavinha... ele só é free para uso não-comercial... para nós que desenvolvemos aplicações para vendê-las, para usá-lo, temos que pagar uma licença comercial de cerca de 500 dólares...
Mesmo que não distribuamos o instalador juntamente com a nossa aplicação, ou seja, o próprio cliente faria o download, o simples fato da aplicação usá-lo, faz com que a licença seja devida...
Muitos confundem isso, colocando o MySQL como uma opção de banco free, mas isso não é uma realidade...

Acontece o mesmo com o interbase, q da versão 6.5 em diante é pago!, só a versão 6 é free.
A comunidade apoia muito o uso do mysql, pelo fato dele ser open source, não pelo fato de ser gratuito.
já o firebird é open source e é free!

Quanto ao access só por curiosidade...
Tem como ter o access sem ter q comprar todo o pacote do office?

T+[/quote:f43af6cd7a]

GOSTEI 0
Flavia_mococa

Flavia_mococa

27/07/2004

Obrigado por me esclarecer isso Vinicius2K, com certeza alem de mim muitas pessoas consideravam o MySQL como banco free.
Flavinha

GOSTEI 0
POSTAR