Fórum banco de dados. Opiniões #244603

27/07/2004

0

Bom tarde comunidade delphiana.
Gostaria de pedir a opinião de vocês sobre banco de dados. Estou estudando o incio de um novo aplicativo e eu gostaria de saber qual o banco de dados é mais confiavel e estavel para se trabalhar em rede.
A versão 1.0 deste aplicativo foi feito com a base de dados access porem eu gostaria de melhorar pois não gostei muito dos resultados, principalmente pela lentidão do bd em consultas pois as tabelas possuem muitos registros (sou iniciante em delphi, comecei a estudar esta linguagem a cerca de um ano).
Flávinha

Flavia_mococa

Flavia_mococa

Responder

27/07/2004

Reginaldo174

se puder use Oracle, se não puder user Interbase 6.0 (gratuito), Firebird (gratuito) ou MySql.

Ambos são muito parecidos, e vc encontra muitos tutoriais na internet.
Alem dos amigos é claro.

Reginaldo

Responder

Gostei + 0

27/07/2004

Xisto

Questoes como essa dão muito pano pra manga.
Acredito que ja existem enquetes aqui no site sobre o assunto.
Em todo caso FIREBIRD é muito bom.

Responder

Gostei + 0

27/07/2004

Rafs

Realmente é uma questão de difícil decisão. Precisa-se levar em conta muitos detalhes para fazer a escolha de um BD.
Recomendaría a utilização do Firebird, pois assim como você, está em início de carreira e promete muito pela frente. Desta forma você poderá acompanhar as evoluções deste BD e crescer junto.. :)
Utilizo Firebird comercialmente e com grande volume de acessos e informações e digo que até o presente momento não tive problemas que me fizesse pensar em trocá-lo.
Mas atenha-se ao seguinte, não basta instalar, criar o banco de dados e as tabelas e sair preenchendo com registros, é necessário despender tempo para realizar uma boa configuração e um bom projeto para o BD, pois mesmo que se tenha o ´melhor´ BD do mundo, se não for bem configurado, será pior que sua aplicação em Access.. :?

Procure por tutoriais, livros e apostilas que com certeza vc terá um excelente desempenho para o sistema que está a desenvolver e também não se esqueça de contar com a ajuda desta comunidade.. :D

Abraços e boa sorte :wink:

Responder

Gostei + 0

27/07/2004

Flavia_mococa

Amigos,
Acabei de baixar o firebird 1.5 e o ibexpert. Estou tambem procurando por apostilas e tutoriais sobre o assunto, se alguem tiver algum bom material e pudfer me mandar eu ficarei muito grata :wink: . Meu e-mail é flavia@dris.com.br
Li várias enquetes e mensagens sobre este assunto e relamente a grande maioria usa ou preferi este banco entao resolvi optar por ele e baixa-lo.
Muito obrigada pela opinião de voces. :wink: :D :P
Flavinha

Responder

Gostei + 0

27/07/2004

Rodolpho123

não basta instalar, criar o banco de dados e as tabelas e sair preenchendo com registros, é necessário despender tempo para realizar uma boa configuração e um bom projeto para o BD, pois mesmo que se tenha o ´melhor´ BD do mundo, se não for bem configurado, será pior que sua aplicação em Access.. :?

Falou e disse Rafs......

Responder

Gostei + 0

27/07/2004

Eniorm

Bom... por mais que esse assunto já esteja debatido... é sempre
interessante pq cada vez mais nós tiramos nossas conclusões
de qual banco usar...
Eu tenho um sistema com mais de 15.000 registros no total,
no Interbase 6 e nunca deu problema algum.
Mas mesmo assim eu vou começar a usar o Firebird 1.5
O MySQL eu já testei no Delphi usando o Zeos, e fuincionou
bem.
T+

Responder

Gostei + 0

27/07/2004

Vinicius2k

Olá,
Creio que o principal realmente já foi debatido e bem abordado pelo Rafs, mas como o Enio deu um testemunho vou dar o meu tbm...
Tenho um cliente com um banco de cerca de 800 MB, algo em torno de 4 milhoes de registros... antes era IB 6.0, depois FB 1.0 e agora FB 1.5... este cliente teria potencial para aquisição de um banco de renome como Oracle ou MS-SQL Server e, devo confessar que quando vi seu banco passar dos 500 MB fiquei um pouco apreensivo e tentei, discretamente, encorajá-lo a migrar, duvidando da capacidade do FB, mas ele preferiu continuar usando o FB e eu me surpreendi...

Tenho tbm clientes com outros bancos menores variando entre 80 e 400 MB... só tive problemas de corrupção uma única vez devido à queda de energia seguida de falha de no-break no servidor, mas tudo resolvido com Back-up + Restore e sem traumas...

´Problemas de corrupção´ é uma coisa que vc vai ouvir falar muito de amantes incondicionais de outros bancos quando se referem ao IB/FB, mas nenhum banco está livre disso, logicamente vc ouve falar muito mais de problemas com o IB/FB pq ele é muito mais usado pela comunidade Delphi do que os outros... Sem desmerecer nenhum deles, aliás quando migrei de desktop (com access) para client/server a tarefa de escolha não foi fácil, mas o IB/FB é mais difundido entre os desenvolvedores Delphi o que o torna mais fácil de se lidar pela disponibilidade de material e fóruns, como este.
Em relação à performance e segurança, todos são muito parecidos, mas a grande vantagem do Firebird, ao meu ver, está na sua praticidade de instalação e manutenção e no custo zero da licença...

T+

Responder

Gostei + 0

28/07/2004

Rogerio_amorim

Flávinha,

Estou trabalhando com o Firebird a uns 6 meses e estou bastante impressionado, já trabalho com o IB 6.0 a uns 3 anos e sempre achei que seu gargalho maior era o tempo de espera de conexão com o banco e com o FB, esse gargalho foi sanado. Mas claro que tb é necessário remover a dll gds32 do IB e colocar a do FB nos computadores clientes.

OK

Rogerio Amorim

Responder

Gostei + 0

28/07/2004

Eniorm

(...) sempre achei que seu gargalho maior era o tempo de espera de conexão com o banco e com o FB, esse gargalho foi sanado. (...)

Pois é Rogerio.... tbm acontece o mesmo comigo... a demora
na conexão do meu programa com o banco de dados gdb.
Só não sabia que isso é um problema do IB, achei que era no meu
PC apenas que acontecia isso.

T+

Responder

Gostei + 0

28/07/2004

Leonardoffsilva

Senhores, também trabalho com o FD mas ainda não me sinto seguro em Uzar a ZEOS, uma vez que sou apaxonado pelo OLEDB.
Mas estou olhando com carinho um lançamento da MS, o SQL SERVER 2005 Express. Saiu a versão beta2 dia 26/7/2004.
É fantástico e ainda gratuito.
A limitação está em : somente 1 processador, 4 Gb de Banco de dados e 1 Gb de memória. A partir daí, teria de usar o SQL Licenciado.
O tramua de evolução de um cliente da versão express para a versão paga seria muito suave!

Responder

Gostei + 0

29/07/2004

Flavia_mococa

Estou adorando a opinião de voces, a cada mensagem que leio estou mais convencida que fiz a escolha certa em aprender e migrar para o FB 1.5
valeu amigos.

Responder

Gostei + 0

29/07/2004

Armando.boza

[quote:fd4e55aaaa=´Enio Marconcini´]
(...) sempre achei que seu gargalho maior era o tempo de espera de conexão com o banco e com o FB, esse gargalho foi sanado. (...)

Pois é Rogerio.... tbm acontece o mesmo comigo... a demora
na conexão do meu programa com o banco de dados gdb.
Só não sabia que isso é um problema do IB, achei que era no meu
PC apenas que acontecia isso.

T+[/quote:fd4e55aaaa]

O meu caso foi diferente.... usando estações win98 e servidor 2000 server com o interbase 6 a conexão era imediata... muito rápida....daí tive uns problemas com vírus e migrei para o win 2003 server....

Ai começou a ficar lento... a conexão demora mas quando está conectado vai blz....

O que pode ser? será que é alguma configuração do 2003?

Responder

Gostei + 0

29/07/2004

Vinicius2k

O que pode ser? será que é alguma configuração do 2003?

Se o 2003 Server tiver o mesmo sistema de ´arquivos protegidos do S.O´ que tem o XP, a extensão .GDB é uma delas... esta foi uma das razões pela qual a extensão foi mudada no Firebird e no próprio IB comercial...
Essa ´funcionalidade´ do S.O faz cópias destes arquivos protegidos para restauração do sistema, caso necessário e isso torna o primeiro acesso lento... Experimente alterar a extensão do Banco de Dados...

Pode ser tbm uma demora na resolução de nome caso vc esteja usando o nome do servidor ao invés do IP na conexão... o ideal é usar o IP...

T+

Responder

Gostei + 0

29/07/2004

Armando.boza

[quote:1f87aa56db=´armando.boza´]O que pode ser? será que é alguma configuração do 2003?

Se o 2003 Server tiver o mesmo sistema de ´arquivos protegidos do S.O´ que tem o XP, a extensão .GDB é uma delas... esta foi uma das razões pela qual a extensão foi mudada no Firebird e no próprio IB comercial...
Essa ´funcionalidade´ do S.O faz cópias destes arquivos protegidos para restauração do sistema, caso necessário e isso torna o primeiro acesso lento... Experimente alterar a extensão do Banco de Dados...

Pode ser tbm uma demora na resolução de nome caso vc esteja usando o nome do servidor ao invés do IP na conexão... o ideal é usar o IP...

T+[/quote:1f87aa56db]

Eu uso o IP..... quando comecei a programar fiz uns testes e percebi que colocando o IP era mais rápido mesmo....

´Experimente alterar a extensão do Banco de Dados...´..... como assim, eu posso mudar a extensão de GDB para outra qualquer?

Responder

Gostei + 0

29/07/2004

Vinicius2k

´Experimente alterar a extensão do Banco de Dados...´..... como assim, eu posso mudar a extensão de GDB para outra qualquer?

Com certeza... a extensão é um padrão, mas nada lhe impede de mudá-la... coloque por exemplo, .FDB do Firebird 1.5.x ou .IB do Interbase 7.x ...
A mudança da extensão não influi em nada na aplicação...

T+

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar