Bibliotecas C/C no Delphi
Pessoal, existe alguma forma de usar os arquivos .h e .c como biblioteca ou instruções para o Delphi???
Desde já agradeço.
Desde já agradeço.
Nango Xus
Curtidas 0
Respostas
Nango Xus
16/11/2006
é pelo jeito não tem mesmo....
GOSTEI 0
Massuda
16/11/2006
Todo o suporte a imagens JPEG no Delphi é feito através de uma biblioteca feita em C que é linkada junto com o programa. Portanto, dá para usar bibliotecas em C com Delphi.
Infelizmente, o processo é complicado.
Primeiro, você precisa ter um compilador C/C++ compatível com o Delphi e esse compilador é o do C++ Builder. Acredito que o do Turbo C++ disponibilizado recentemente também funcione.
Segundo, e é aqui onde a coisa pega, você precisa ter um conhecimento razoável de C para poder [b:49204439a2]modificar[/b:49204439a2] a biblioteca que pretende usar de modo que ela compile e seja compatível com o Delphi. O ponto chave é isolar do código em C todos os elementos que sejam implementados pelo runtime do C e fazer com que esses elementos sejam pegos do runtime do Delphi ou de rotinas em Delphi que façam o equivalente das rotinas do runtime do C.
Se você tiver opção, é preferível usar uma DLL feita em C do que tentar linkar a biblioteca em C no seu programa.
Infelizmente, o processo é complicado.
Primeiro, você precisa ter um compilador C/C++ compatível com o Delphi e esse compilador é o do C++ Builder. Acredito que o do Turbo C++ disponibilizado recentemente também funcione.
Segundo, e é aqui onde a coisa pega, você precisa ter um conhecimento razoável de C para poder [b:49204439a2]modificar[/b:49204439a2] a biblioteca que pretende usar de modo que ela compile e seja compatível com o Delphi. O ponto chave é isolar do código em C todos os elementos que sejam implementados pelo runtime do C e fazer com que esses elementos sejam pegos do runtime do Delphi ou de rotinas em Delphi que façam o equivalente das rotinas do runtime do C.
Se você tiver opção, é preferível usar uma DLL feita em C do que tentar linkar a biblioteca em C no seu programa.
GOSTEI 0
Nango Xus
16/11/2006
Obrigado Massuda, isto parece bem dificil mas vou tentar. :wink:
GOSTEI 0
Sremulador
16/11/2006
amigo, você pode compilar para obj que funciona como uma bibliotec, o delphi consegue se comunicar, aqui eu utilizo desta forma e funciona corretamente...
GOSTEI 0